- Este tópico contém 8 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 3 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
21 de dezembro de 2020 às 17:26 #8015
-
24 de dezembro de 2020 às 9:42 #8042
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Natasha.
Vamos esperar pelas considerações do Grupo 2.
-
4 de janeiro de 2021 às 13:14 #8215
Micaela Alves da Paz
ParticipanteO plano de aula está bem interessante.
Explicar para os alunos o tema proposto é muito importante para ajudar a localizá-los dentro da aula e fazê-los pensar um pouco. Essa explicação inicial também pode auxiliar para que os responsáveis que às vezes acompanham essas aulas inicias da descoberta do meio, compreendam também o que está sendo realizado.
Na descoberta ao meio aquático, o modo como a água e até a piscina são apresentadas, é de grande influência para que o aluno sinta-se confortável e interessado pela aula e pela água. Foi possível observar ao longo do plano esta preocupação ao inserir atividades lúdicas que cativassem os alunos. Na parte principal da aula foi interessante observar uma diversidade de atividades propostas, importante para que caso algum dos alunos não se sinta confortável em realizar alguma das atividades anteriores, tenha a oportunidade de aproveitar a atividade seguinte. Talvez não seja possível realizar todas as atividades dentro do tempo de 20 min de aula, mas neste momento entra a autonomia do professor de conduzir a aula da maneira necessária naquele momento, tendo a liberdade de realizar alterações no plano de aula.
Promover uma discussão e escutar o feedback dos alunos é muito importante para fazer os ajustes e considerações necessárias nas aulas seguintes e ajudar a direcionar o entendimento do que foi realizado naquela aula.
Quanto ao objetivo conceitual, certamente conseguirão perceber que existem diferenças entre os meios ao realizar diferentes movimentos corporais dentro das atividades propostas. E estas mesmas atividades auxiliarão para que aos poucos, sintam-se confortáveis na água, conforme o objetivo procedimental.
Assim, diante do que foi possível observar, o plano mostra-se coerente, buscando a todo instante direcionar as atividades a fim de gerar boas experiências aos alunos no meio, visando atingir o objetivo proposto. -
5 de janeiro de 2021 às 16:44 #8261
Guilherme Tucher
MestreObrigado pelas considerações Micaela.
Natasha, envio as minhas considerações para o seu grupo:
1 – Nós temos três objetivos (procedimental, conceitual e atitudinal). Todos os objetivos devem ser enquadrados em algum desses campos. Assim, a frase “Gerar uma boa experiência ao meio aquático através de atividades lúdicas.”, se for um objetivo, deve ser apresentada aonde?
2 – Lembre-se que os objetivos devem ser apresentados iniciando a frase com o verbo no infinitivo. Reveja o objetivo procedimental.
3 – As atividades propostas estão coerentes com o tema proposto.
4 – A parte inicial do objetivo procedimental não está correta. Lembre-se que o objetivo procedimental refere-se aquilo que o aluno deve saber fazer ao final da aula. Manter-se confortável é mais um objetivo atitudinal do que procedimental. É a partir dos objetivos que vocês propõem as atividades, ok? O que exatamente os alunos devem saber fazer ao final da aula?
5 – O objetivo conceitual não está errado, mas me parece muito vago. Possivelmente essa aula é para crianças que tem pouco contato com a água. Não será possível saber “todas” as diferenças em 20 minutos. Por que não indicar uma ou duas diferenças que eles deveriam saber?
6 – A proposta do objetivo atitudinal é boa, mas o verbo “incentivar” me parece inadequado. Veja: ao final da aula eles devem “incentivar a autonomia”? Ou ao final da aula eles devem “desenvolver a autonomia e cooperar durante as atividades”?
7 – Veja a formatação do “ponto” na atividade da Parte Principal.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
-
8 de janeiro de 2021 às 6:04 #8352
Natasha Mattos
ParticipanteCorreção feita.
Obs: O item 7: a formação do “ponto” na parte principal aparece ok aqui. Vê se alterou alguma coisa despois da correção.
Obrigada!-
8 de janeiro de 2021 às 14:14 #8361
Guilherme Tucher
MestreOi, Natasha. Na verdade é “formatação”. Acho que o “bullet” não estava alinhado corretamente.
-
-
8 de janeiro de 2021 às 14:15 #8362
Guilherme Tucher
MestreNatasha, passe o link da última versão do plano de aula abaixo dessa minha postagem.
-
9 de janeiro de 2021 às 17:30 #8368
Natasha Mattos
ParticipanteVersão final do Plano de Aula – grupo 3
https://drive.google.com/file/d/1t2Xip26pgQh5q3suXKX2szbas3UQjOAP/view?usp=sharing-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Natasha Mattos.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Natasha Mattos.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
-
11 de janeiro de 2021 às 11:09 #8411
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Natasha.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here