Compreendendo as Seções de um Artigo Científico
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias, TOP - Natação, TOP - Produção Científica
- Data 13 de janeiro de 2025
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Introdução
Mergulhar no universo acadêmico pode parecer intimidador à primeira vista. Mas imagine conhecer um guia que transforma cada artigo científico em um mapa claro e direto. Essa compreensão é o que separa uma leitura desorientada de uma experiência enriquecedora. Hoje, vamos desvendar como as seções de um artigo podem facilitar e potencializar sua leitura.
Desenvolvimento
Um artigo científico é como uma conversa bem estruturada. Cada parte tem um propósito:
- Introdução: contextualiza o tema, apresenta o problema e define o objetivo.
- Materiais e Métodos: detalha o caminho utilizado pelo autor para solucionar o problema.
- Resultados: exibe os dados coletados.
- Discussão: interpreta os resultados, trazendo explicações e comparando com outros estudos.
- Conclusão: resume as descobertas.
Saber identificar esses elementos é como encontrar trilhas em uma floresta: é muito mais fácil se orientar e explorar os dados importantes quando se sabe o caminho a seguir. O hábito de identificar rapidamente as características de cada seção tornam a leitura mais eficiente e menos intimidante.
Pontos Principais
- A introdução apresenta o contexto (o que se sabe o assunto), problema e objetivo.
- Materiais e métodos mostram o caminho seguido.
- Resultados apresentam os dados objetivos de forma clara e objetiva.
- A discussão dá significado aos resultados obtidos. Coloca os autores para conversar.
- A conclusão destaca as principais descobertas do estudo.
Conclusão
Aprender a navegar pelas seções de um artigo torna a leitura científica menos desafiadora e mais eficaz. Com o tempo, você não apenas entenderá os artigos mais rapidamente, mas também identificará informações-chave que transformarão sua prática como professor ou treinador.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.