Artigo publicado
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Artigos, Notícias, Publicações, TOP - Polo Aquático
- Data 2 de setembro de 2021
- Comentários 0 comentário
Saiu a publicação do nosso artigo “Relação entre o desempenho no teste de salto vertical em água e a velocidade de arremesso da bola em jogadores de polo aquático”.
Considerando as técnicas fundamentais do polo aquático (PAq), o objetivo do estudo foi verificar a existência de relação entre a velocidade da bola após o arremesso à gol (VB) e a altura alcançada em teste vertical realizado dentro da água (HEB) por jogadores recreacionais de PAq.
Participaram do estudo 13 jogadores de PAq do sexo masculino (idade: 30,4 ± 6,5 anos, massa corporal de 81,4 ± 9,9 kg, estatura de 1,78 ± 0,05 m e envergadura de 1,81 ± 0,06 m). VB foi mensurada com radar e HEB com videogrametria.
Como resultados encontramos que a VB foi de 15,8 ± 1,4 m∙s-1 e HEB foi de 128,0 ± 12,0 cm. Encontrou-se correlação positiva, forte e significativa (r = 0,71 e p = 0,004) entre a VB e a HEB.
Jogadores recreacionais adultos de polo aquático tem desempenho no teste de velocidade da bola e no de salto vertical na água próximos ou abaixo daquele apresentado por jogadoras de elevado nível de desempenho e atletas mais jovens de bom desempenho.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.