A preparação emocional do nadador e a periodização
Se a gente entender que cada fase da periodização tem um objetivo diferente, a gente pode associar a essas fases, objetivos emocionais ou psicológicos.
Na fase de Preparação Básica, se a gente pudesse resumir o objetivo dessa etapa, eu diria que o objetivo é você melhorar a condição de treinamento.
O atleta está treinando para treinar melhor. Ele não está treinando para ganhar.
Nessa época os treinos são mais volumosos, são mais lentos e às vezes mais cansativos (emocionalmente). Eu, enquanto treinador, tenho que preparar o meu atleta para que, emocionalmente, ele suporte o treino.
Eu não vou preparar (emocionalmente) o meu atleta nessa época para ele ganhar. Esse não deve ser o foco.
Se o atleta não suportar treinar, quando chegar lá na época de competição o desempenho será ruim.
O atleta deve entender que aquilo que eu quero nessa etapa é treinar para treinar. Então, eu preciso prepará-lo para, mentalmente, suportar nadar 4-5-6 km – dependendo do atleta, é claro.
Na fase de preparação específica, que é uma fase com mais intensidade, eu vou treinar para competir. Perceba que o foco já é diferente. O atleta treinava para conseguir treinar.
Agora está treinando para competir. Depois, na fase de competição, o foco tem que ser em descansar para competir.
Não adianta, na fase de competição, o atleta querer treinar para adquirir forma esportiva. O objetivo agora não é esse. Ele deve descansar de tudo aquilo que fez, se recuperar fisicamente e emocionalmente – porque um indivíduo cansado não pensa direito, não quer se esforçar.
Entretanto, fazer esforço requer dedicação e vontade.
Deixa-me dar um exemplo. O cara trabalhou o dia inteiro, está extremamente cansado e ele fala assim: eu não tenho condições de ir para a academia, eu estou morto!
Mas ele não levantou 1 kg o dia inteiro, como é que ele está morto? Na verdade, ele está cansado emocionalmente, cognitivamente e, em função disso, não consegue dispor de energia, de força física para treinar.
Muitas vezes a gente pensa nessas capacidades de forma separadas. Mas elas todas são uma só. Fazer esforço é uma condição que exige vontade
Tag:emocional, psicologia