A Importância da Leitura pelo Professor de Natação
- Postado por Guilherme Tucher
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- Data 16 de dezembro de 2024
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Introdução
Muitos professores desejam oferecer o melhor aprendizado para seus alunos, mas enfrentam desafios ao se manterem atualizados em um mundo que muda rapidamente. No ensino da natação, isso não é diferente. E se houvesse uma maneira simples de aprender com os maiores especialistas do mundo sem sair da sua casa? Essa é a oportunidade que a leitura de livros e de artigos científicos oferece.
Ao incorporar esse hábito, você não apenas acessa anos de experiência e estudo, mas também transforma seu trabalho em algo mais eficiente e inovador. Vamos explorar como isso pode ser o divisor de águas na sua carreira.
Desenvolvimento
A leitura científica não é apenas um complemento; é uma estratégia essencial para a excelência profissional. Um livro ou um artigo podem concentrar décadas de experiência de diversos especialistas. Quando você o lê, é como se estivesse dialogando com esses profissionais, acessando realidades e contextos que enriquecerão sua prática de ensino.
Embora os eventos e cursos presenciais sejam valiosos, seu alcance é limitado pelo tempo e espaço. Em contrapartida, ao ler, você pode acumular conhecimento de forma independente e direcionada. Isso amplia suas perspectivas e o coloca em uma posição de vantagem.
Minha experiência pessoal comprova isso: a maior parte do meu aprendizado não veio apenas das aulas ou interações acadêmicas, mas de horas dedicadas à leitura de livros e de artigos. Este é o famoso “tempo de bunda na cadeira”. Entretanto, sem técnicas específicas a leitura pode parecer um desafio. Por isso, em outros textos que você encontra aqui no meu site, você tem acesso a ferramentas que potencializam seu aprendizado e facilitam essa jornada.
Pontos Principais
- A leitura científica permite a absorção rápida de conhecimentos de especialistas de todo o mundo.
- Complementa experiências práticas, oferecendo uma base teórica mais robusta.
- Amplia o repertório de soluções e inovações para aplicação nas aulas.
- Facilita a conexão entre estudos e práticas reais, trazendo soluções práticas para desafios cotidianos.
- Ajuda a formar um diferencial competitivo no mercado.
Conclusão
Imagine você, em poucos meses, dominando informações que demorariam anos para ser adquiridas apenas pela prática. Isso é possível com a leitura científica. Não subestime o poder dessa ferramenta: ela transforma professores comuns em referências na área. O primeiro passo? Escolha um livro ou um artigo que se alinhe à sua prática e experimente começar. Apenas comece.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.