O volume de treinamento na natação
O quanto eu ofereço de volume numa sessão ou semana de treinamento na natação depende, mais uma vez, das características do meu atleta.
Eu posso ter dois nadadores jovens, com a mesma idade, mas que em função da experiência deles, o volume da sessão de treino deveria ser diferente.
Apesar de isso ser simples de entender, muitas vezes muitas vezes se busca por séries ou volumes “mágicos” para o melhor desenvolvimento do atleta.
Lembre-se que muitas vezes a diferença entre o remédio e o veneno pode ser a dose.
Não tem como a gente pensar assim: o meu atleta participa de provas em águas abertas de 5 km, então ele deve treinar X metros por sessão.
Se o seu atleta é mais iniciante, eu entendo que o foco deveria ser maior no volume de treinamento. Mas esse “maior volume” refere-se aquilo que ele pode fazer e deve fazer.
Se o seu atleta é de um nível mais avançado, você pode ter sessões com um volume menor e com mais intensidade – mesmo que o objetivo ainda seja o desenvolvimento aeróbico.
Então, tudo depende. À medida que você acompanha o atleta ao longo de alguns anos você começa a perceber melhor quais são as suas necessidades de treinamento.
Além disso, lembre-se sempre de fazer testes e de avaliar os resultados. Isso ajudará na tomada de decisão.