Avaliação e adequação na periodização
Por que a avaliação do atleta é importante para montar uma melhor periodização?
Quando a gente vai periodizar o treino de um atleta a gente precisa saber quais são seus pontos positivos e negativos. Quais são as suas necessidades e as da modalidade.
Um atleta experiente consegue determinar suas potencialidades e fragilidades melhor do que um iniciante. Mesmo oralmente.
Ele vai te falar “eu acho que eu preciso melhorar mais esse tipo de condição física” ou “eu preciso melhorar essa condição técnica”.
De qualquer forma, independentemente do nível do atleta, a gente só vai saber quais são as suas necessidades de treinamento se propusermos os testes adequados.
Como ferramentas podemos utilizar questionários, testes físicos e técnicos.
Assim, eu tenho que pensar numa bateria de testes que serão feitos no início do programa de treinamento, em uma fase que se chama de Diagnóstico, justamente para saber o que eu devo fazer. Para saber por onde eu devo começar e caminhar.
Depois, ao longo da periodização, eu vou reaplicar esses testes (ou outros) para saber se as coisas estão acontecendo como o planejado.
Mas lembre-se. Tão importante quanto testar é saber avaliar. É a avaliação que dará significado aos resultados encontrados.