Como periodizar o treinamento de um grupo heterogêneo de nadadores adultos?
Situação complicada. Nós deveríamos tentar separar pelo menos esses nadadores em subgrupos. Dessa maneira, numa turma de 15 alunos você poderia ter 2 ou 3 subgrupos em função das capacidades, realidades ou objetivos deles.
Eu posso até ter um aluno que não queira participar do Rei e Rainha do Mar, mas ele quer treinar forte como se fosse participar.
Então, ele vai ficar no grupo que treina para essa competição.
Eu também posso ter um grupo de nadadores que quer fazer atividade física para poder alcançar o mínimo recomendado para a saúde. Como os objetivos são outros, eles deveriam ficar em outro grupo.
Eu acredito que assim a gente consegue atender, pelo menos fisicamente, e talvez emocionalmente esses alunos.
O aluno quer ir para o treino e conseguiu fazer o treino. É horrível você ser sempre o último a fechar uma série… ou fechar a raia – parece que eu sempre estou mais cansado do que os outros.
E para aquele que é melhor também é ruim, pois ele termina o exercício com muita facilidade. Ele está sempre na frente – possivelmente não se esforçará tanto.
Por mais que a gente saiba que eles não estão concorrendo com os outros, sempre tem aquela olhada para o amigo durante a virada – ele está olhando para o amigo para ver se está na frente ou não.
Então, a ideia é talvez a gente tentar criar subgrupos dentro deste grupo maior e fazer a periodização para os subgrupos.
E nessa discussão, até agora, a gente está pensando só na parte física. Mas vale lembrar que até a necessidade técnica é completamente diferente. Então, como é que eu vou passar o mesmo exercício de técnicas para nadadores diferentes se as necessidades deles são diferentes?
Assim, com essa ideia dos subgrupos, talvez eu consigo afinar melhor o treinamento para atender as necessidades dos nadadores.
Tag:alunos, periodização