Tempo disponível para o treinamento
A expressão “tempo disponível para treinamento” pode ser uma outra maneira de nos referirmos a periodização do treinamento.
É possível encontrar na literatura diversos conceitos para periodização, mas esse entendimento simples pode ser útil para você.
Dessa maneira, deve-se considerar o tempo disponível para treinamento – do começo da temporada até o momento da competição, e organizar/dividir esse tempo de forma racional e sistemática para poder tentar elevar o desempenho competitivo.
Entretanto, atente-se que essa divisão do tempo disponível para o treinamento deve respeitar as discussões apresentadas na literatura.
Mas vamos seguir em frente.
Tradicionalmente o treinador se preocupa somente com a periodização das capacidades motoras (ou físicas). Mas deve-se ter em mente que todas as necessidades do treinamento, ou seja, todas as variáveis que podem contribuir com a elevação da forma competitiva, devem ser consideradas.
Como exemplo cito a condição emocional, a capacidade volitiva, a técnica e a tática. Dessa maneira, o treinador deve se preocupar em periodizar “todos os detalhes” que devem ser construídos.
Como eu organizo/divido esse tempo disponível para o treinamento depende do nível do atleta e do modelo de periodização considerado mais adequado.
Se eu estiver pensando nos indivíduos mais jovens, que têm um bom desempenho competitivo, a necessidade e a realidade é uma. Mas se eu estou trabalhando com atletas olímpicos, a necessidade é outra.
Esses e outros fatores devem ser considerados na hora de planejar/dividir o seu tempo disponível para treinamento.
Lembre-se disso.
Tag:periodização