
Técnica de Leitura de Livros e Artigos Científicos
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias, TOP - Natação, TOP - Produção Científica
- Data 3 de fevereiro de 2025
- Comentários 0 comentário
Introdução
A leitura acadêmica muitas vezes parece um desafio árduo, não é mesmo? Mas e se existisse um método para transformar cada leitura em uma experiência poderosa de aprendizado? Boas notícias: existe! Hoje, vou compartilhar com você técnicas comprovadas para melhorar sua compreensão e retenção de informações em textos acadêmicos.
Desenvolvimento
Baseado nas propostas de Adler (2010) e Severino (2017), um processo eficiente de leitura envolve etapas como:
1. Leitura Inspecional:
- Explore o título, subtítulos e sumário para ter uma visão geral do texto.
- Passe os olhos nas páginas, focando nos parágrafos iniciais e finais de cada seção.
- Leia o resumo ou introdução para entender o propósito geral.
- Busque saber o máximo possível no menor tempo possível.
2. Delimitação de Unidade de Leitura:
- Divida o texto em partes menores, como seções ou parágrafos relacionados (nos artigos, utilize as seções tradicionais).
- Defina objetivos claros para a leitura de cada parte. Por exemplo, ao ler a introdução, pergunte-se: “O que o autor quer apresentar?”.
3. Análise Textual:
- Leia atentamente sublinhando conceitos-chave e frases de impacto.
- Pesquise significados de palavras ou termos desconhecidos antes de prosseguir.
- Escreva ao lado dos parágrafos palavras-chave que resumam o conteúdo.
4. Análise Temática:
- Entenda o texto.
- Crie mapas mentais ou esquemas que mostrem como os conceitos se conectam.
- Questione o texto: “Como isso se aplica à minha prática profissional?”.
- Identifique elementos centrais repetidos ao longo do texto.
5. Análise Interpretativa:
- Compare as ideias apresentadas com outros artigos ou livros já estudados.
- Registre lacunas ou pontos que poderiam ser desenvolvidos.
- Escreva uma crítica construtiva: o que o texto acerta e o que poderia melhorar?
6. Síntese Pessoal:
- Crie uma lista prática de ideias aplicáveis ao seu cotidiano. Por exemplo, “Usar este método para avaliar alunos de natação”.
- Escreva um resumo curto relacionando o aprendizado à sua área.
- Registre perguntas que o texto gerou e que podem guiar futuras leituras.
Pontos Principais
- Use a leitura inspecional para entender rapidamente a essência do texto.
- Divida o material em partes menores para melhor compreensão.
- Destaque palavras-chave e conceitos centrais durante a análise textual.
- Relacione o texto com outras leituras para enriquecer seu entendimento.
- Elabore uma síntese pessoal com ideias que possam ser aplicadas diretamente no dia a dia.
Conclusão
A leitura pode ser uma das ferramentas mais poderosas no seu desenvolvimento como educador. Com essas técnicas e exemplos práticos, você transformará artigos e livros em aliados valiosos para o aprendizado e a aplicação prática. O próximo passo é simples: experimente! Pegue um texto e pratique cada etapa apresentada.
Sugestão de leitura
ADLER, M. J.; DOREN, C. V. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. É Realizações, 2010.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.
Você também pode gostar

PROGRESSÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DA NATAÇÃO

FOCO INTERNO E EXTERNO NO ENSINO DA NATAÇÃO
