Periodização e escolha da competição alvo
A forma como eu desenho a minha periodização, a sua continuidade ou término, depende de diversos critérios. De qualquer maneira, o principal deles refere-se a sua competição alvo.
Se eu tenho duas competições com muita proximidade, eu preciso determinar qual delas é a mais importante. Porém, qual delas é a mais importante a partir das características e condições do meu atleta.
Se nós pensarmos em um nadador de nível Olímpico, possivelmente ele estará usando o Modelo de Periodização em Blocos para sua preparação.
Com esse modelo você consegue fazer uma etapa de preparação com 4-5 semanas. Entretanto, com o Modelo Tradicional, você precisaria de pelo menos 3 meses.
Pensando mais especificamente, se um atleta tem que escolher se preparar para uma seletiva ou para os Jogos Olímpicos, isso vai depender se o atleta já tem o índice ou não para os Jogos.
Se ele já tem a classificação, se já tem vaga para os Jogos Olímpicos – o foco deve ser nos JO. Por outro lado, se ele ainda depende da vaga, o foco deveria ser na seletiva.
Depois, no tempo disponível, fazer os ajustes que se considerar pertinentes visando o desempenho máximo nos Jogos.
Todas as outras competições serão consideradas como “de preparação”. Elas podem acontecer em qualquer momento da periodização.
Mas devemos lembrar que, por mais que o atleta faça o seu máximo, ele possivelmente não terá condições de apresentar o seu melhor.
Isso acontece por ele ainda não está preparado para isso, não descansará para essa competição – e na verdade, nem deve. Afinal de contas, ela é parte do processo de preparação.
É um treino de luxo.
Tag:treinamento