
O PROFESSOR DEVE DEMONSTRAR O MOVIMENTO?
- Postado por Guilherme Tucher
- Categorias Notícias
- Data 2 de junho de 2025
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A demonstração do movimento é determinante para a aprendizagem?
Introdução
A demonstração de movimentos é amplamente utilizada no ensino de habilidades motoras, incluindo a natação. Muitos professores consideram essa técnica determinante para a aprendizagem, pois acreditam que observar um padrão ideal facilita a internalização e execução pelos alunos. Contudo, será que essa prática é realmente imprescindível para o processo de aprendizagem? Este artigo discute a eficácia da demonstração de movimentos no ensino da natação, destacando seus pontos positivos e negativos, bem como sua aplicação em diferentes contextos.
Desenvolvimento
A demonstração desempenha um papel central na abordagem tradicional do ensino motor. É frequentemente utilizada como referência visual para que os alunos compreendam “o que fazer” e “como fazer”. Estudos mostram que, em determinadas situações, ela pode ser um recurso eficaz para iniciantes, pois permite que eles construam uma representação mental do movimento esperado.
No entanto, a dependência excessiva da demonstração apresenta limitações significativas. Segundo a pedagogia não linear, a aprendizagem é mais eficiente quando o aluno é incentivado a experimentar e ajustar suas ações ao invés de replicar um padrão predefinido. Nessa perspectiva, a ênfase em uma demonstração detalhada pode limitar a criatividade e a capacidade de adaptação do aprendiz.
Os principais pontos positivos da demonstração incluem:
- Facilita a compreensão inicial: para alunos completamente iniciantes, uma demonstração pode esclarecer os objetivos da tarefa e criar um ponto de partida visual para o aprendizado.
- Criação de modelos mentais: ver uma execução correta ajuda a formar imagens mentais do movimento desejado, especialmente quando combinada com explicações claras do professor.
- Motivação social: alunos tendem a se inspirar em demonstrações realizadas por pessoas que respeitam, como seus professores ou colegas com habilidades avançadas.
Por outro lado, os pontos negativos da demonstração incluem:
- Excesso de informações: a tentativa de reproduzir todos os detalhes do movimento demonstrado pode sobrecarregar o aprendiz, especialmente se ele ainda não domina as habilidades motoras básicas.
- Dependência de padrões rígidos: quando o foco está exclusivamente na imitação, o aluno pode se tornar menos autônomo e menos propenso a ajustar suas ações em condições diferentes.
- Distância entre o modelo e o aprendiz: a demonstração de um movimento complexo por alguém altamente habilidoso pode intimidar ou desmotivar alunos com dificuldade de execução.
- Coerência entre o que se faz e se fala: nem sempre há concordância de informação entre aquilo que o professor está falando e está demonstrando; quando muitas vezes também não demonstra de maneira inadequada.
Aplicações Práticas
Para utilizar a demonstração de maneira eficaz e equilibrada, o professor pode adotar as seguintes estratégias:
- Foco seletivo: indicar ao aluno o que observar na demonstração, como o movimento das pernas ou a coordenação braço-respiração, em vez de exigir atenção em todos os detalhes de uma só vez.
- Modelos próximos ao aprendiz: Permitir que alunos com habilidades semelhantes aos observadores façam a demonstração, facilitando a identificação e a replicação.
- Integração com experimentação: Após a demonstração inicial, incentivar os alunos a explorar variações do movimento com autonomia, ajustando conforme necessário.
- Feedback contínuo: Usar a demonstração como um ponto de comparação para correções, mas sem limitar o aluno a alcançar uma “perfeição” inatingível.
Um exemplo prático seria o ensino da pernada do nado borboleta. O professor pode demonstrar o movimento na água e, em seguida, propor que os alunos tentem diferentes variações, como aumentar ou reduzir a amplitude da pernada, incentivando a percepção do que funciona melhor para cada indivíduo. Eu gosto muito dessa ideia de desenvolver a percepção do movimento dentro da água. Isso estimula a capacidade cognitiva e aumenta a possibilidade de utilização do feedback intrínseco.
Conclusão
Embora a demonstração de movimentos seja uma ferramenta valiosa, ela não é determinante para a aprendizagem em todos os contextos. Sua eficácia depende do equilíbrio entre apresentar um modelo claro e estimular a exploração autônoma. Quando bem aplicada, a demonstração pode acelerar a compreensão inicial, mas deve ser complementada por estratégias que incentivem a experimentação e a criatividade, permitindo que o aluno construa uma técnica individual e adaptável.
Sugestão de leituras
GUIGNARD, B.; BUTTON, C.; DAVIDS, K.; SEIFERT, L. Education and transfer of water competencies: an ecological dynamics approach. European Physical Education Review, v. 26, n. 4, p. 938-953, 2020.
RIBEIRO, J.; DAVIDS, K.; SILVA, P.; COUTINHO, P.; BARREIRA, D.; GARGANTA, J. Talent development in sport requires athlete enrichment: contemporary insights from a nonlinear pedagogy and the athletic skills model. Sports Medicine, v. 51, p. 1115-1122, 2021.
É docente no curso de graduação e no programa e pós-graduação em educação física da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na EEFD ainda é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciências dos Esportes Aquáticos (GPCEA).
Doutor em Ciências do Desporto (2015), Mestre em Ciência da Motricidade Humana (2008), Especialista em Esporte de Alto Rendimento (2014), em Natação e Atividades Aquáticas (2004) e em Treinamento Desportivo (2005), e Graduado em Educação Física (2003).
Docente no ensino superior desde 2005, atuou ainda como professor de natação trabalhando com diferentes níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento, bem como treinador de natação competitiva participando de campeonatos estaduais (RJ) e nacionais.
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