Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Yasminlemosreis
Participante`Boa noite! Somos do grupo 8, como não postaram a atividade do grupo 7, pensamos que deveríamos realizar as considerações sobre os planos do grupo 6. Aqui estão <a href=”https://docs.google.com/document/d/17emPCkicV03mdNaHLeQaT4jkB3JJ_7s2A0USP7tDJ2w/edit”>link considerções</a>
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Yasminlemosreis.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Yasminlemosreis.
Yasminlemosreis
ParticipanteProfessor, aproveitando o tópico, poderia tirar uma dúvida?
Somo do grupo 8 e temos que ler o plano do grupo anterior. Mas fiquei com a duvida se o grupo anterior é o 7 mesmo ou o grupo que realizou a postagem anterior a nossa, no caso o grupo 2.Yasminlemosreis
ParticipanteDentre inúmeros pontos muito importantes, escolho destacar a constante autoavaliação do professor como ponto necessário para avaliar o desenvolvimento dos alunos.
O que tento dizer com esse ponto é que o professor deve compreender o percurso do aluno até chegar onde está. O que contribuiu, influenciou positiva ou negativamente? Se entendendo como componente imprescindível neste processo.
Tentando exemplificar, pensando em níveis de 1-6, posso ter dois alunos chegando ao nível 4 no período de 1 ano. Contudo, um dos alunos quando começou estava no nível 1, enquanto outro estava no nível 3. É questionável os processos que fizeram com que um aluno se desenvolvesse tanto e o outro não teve tal avanço. (não descartando que esses alunos podem estar passando também por questões extra aulas)Será que um dos alunos não se adaptou com a metodologia utilizada? O professor foi acessível, teve um olhar profundo sobre o aluno? Soube adaptar suas atividades às necessidades do aluno, da turma? Entre muitas outras questões relevantes.
Como podemos ver na própria faculdade, algumas turmas de determinados professores sempre são conhecidas por reincidência de altos níveis de reprovação. Isso diz mais sobre quem, os alunos (que não são os mesmos todo período) ou sobre o professor?
Às vezes a abordagem que você está utilizando está sendo maravilhosa!Mas para 1 ou 2 alunos em uma turma de 15. Sem uma autoavaliação é impossível que o professor compreenda que a maioria das coisas que ele vai avaliar nos alunos depende, principalmente, dele.-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Yasminlemosreis.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Yasminlemosreis.
Yasminlemosreis
ParticipanteReconhecer os níveis de conhecimento Atitudinal, conceitual e procedimental pode ajudar o professor a conduzir melhor sua aula pois, principalmente, distancia o ensino de instâncias mecânicas, como se o aluno fosse um robô que está ali somente para aprender uma técnica. Visto que, quando observamos um histórico da natação é possível encontrar a corrente analítica, que priorizava a simples reprodução de gestos para chegar até o objetivo desejado. Ou seja, essa ampliação no reconhecimento de níveis do conhecimento é bastante importante até para o aluno que passa a ser reconhecido enquanto sujeito ativo de seu aprendizado e sujeito socialmente e historicamente localizado. Deixando de ser visto durante as aulas apenas como um mero reprodutor de gestos.
Se um professor trabalha somente visando um objetivo conceitual, o aluno estará apto para realizar, por exemplo, uma prova teórica, mas é possível que quando entre em água não consiga permanecer e desenvolver na prática aquilo que foi aprendido, que não saiba se comportar, agir na situação. Essas situações de defasagem seguirão ocorrendo, de maneiras diferentes, caso o foco seja somente em objetivos procedimentais ou somente atitudinais.
Ter essa consciência do todo auxilia o professor na organização e construção de suas propostas de ensino, sem supervalorizar um nível ou outro. Ele deve estar consciente que um nível é complementar aos outros! Não são como níveis de jogos onde um é “melhor”, “mais difícil”, que o outro. Em uma aula o foco maior pode ser conceitual, mas isso não quer dizer que todas serão assim. Em outra o foco principal pode ser atitudinal ou procedimental sem problema algum.
Acredito que também seja importante o professor que está compreendendo em seus objetivos os diferentes níveis, entenda que o Atitudinal e Conceitual não são uma escada para facilitar a chegada até o objetivo procedimental.-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Yasminlemosreis.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Yasminlemosreis.
Yasminlemosreis
ParticipanteConcordo! Concordo também com os pontos destacados anteriormente pelos companheiros de turma.
A construção de um planejamento vai auxiliar durante todo o percurso para que se consiga atingir os objetivos desejados. Seja um planejamento mais amplo, como a organização geral de um período completo ou planejamentos mais específicos, como a organização das aulas, das atividades do plano, do material. É importante, como já dissertaram, que exista a consciência a de que existe a possibilidade de que existam imprevistos, algo fora do planejado, que fará com que esse plano traçado seja adaptado. Tentar permanecer em algo que não está dando certo pode acarretar problemas maiores e distanciar cada vez mais dos objetivos.
Pensando, por exemplo, em professores. Durante um determinado período pum professor precisará faltar e pede para que outra pessoa fique em seu lugar. Se esse professor que vai faltar tiver um planejamento mínimo ele vai conseguir passar as informações básicas sobre como está a turma, qual seria o objetivo dele naquele momento, entre outras questões e assim o professor que vai substituir consegue se localizar. Caso exista algum plano de aula melhor ainda, ele poderá também se localizar por ali sobre quais as atividades o outro pretendia fazer, como elas são, tempo aproximado, objetos utilizados. Caso esse professor não tenha um planejamento mínimo, como ele vai explicar qual o objetivo do trabalho com aquela turma, em que etapa os alunos se encontram. Não existirá uma coerência a ser seguida.
O que pode distanciar até mesmo as pessoas interessadas por aquela aula. Pois acabam percebendo essa falta de organização e se torna desnecessário permanecer com alguém que realize um trabalho jogado.Yasminlemosreis
ParticipanteDividir os conteúdos em níveis de aprendizagem pode auxiliar no entendimento de que cada um se encontra em um estágio diferente. Todos são diferentes, evoluem de maneiras diferentes, tem estímulos, vivências diferentes. Ainda ajuda a estabelecer os objetivos específicos para determinado nível.
Uma pessoa que acaba de iniciar em uma aula no meio aquático pode ter 1, 2, 7, 30, 60 anos, pode saber previamente o básico para se manter dentro de uma piscina, pode nunca ter entrado em uma, pode ter passado por traumas e muitas outras possibilidades. Assim, os níveis também ajudam na localização de onde estamos partindo e para onde pretendemos ir.
Um aluno pode estar procurando somente o básico para aprender a sobreviver caso ocorra um imprevisto, outro procura por uma maneira de começar a se exercitar e considera que na água será uma boa opção, enquanto um terceiro pretende um dia ser atleta profissional. São muitos sujeitos e inúmeras possibilidades de realidade.
Aquele que pretende ser um atleta provavelmente passará por todos os níveis, sempre focando cada vez mais. Mas, muitas vezes, para aquele que não pretende ser um atleta realizar treinamentos super específicos de atletas não é o objetivo e nem trará os resultados desejados.
Colocar todos partindo de um mesmo nível com o objetivo de chegada igual estaria desconsiderando uma gama imensa de fatores que precisam ser considerados.
É bom considerar também que uma pessoa que está em níveis mais avançados também passou por níveis mais iniciais que podem ou não ter ocorrido em ambientes de “aulas”, mas em algum momento ocorreu um início e isso foi sendo aperfeiçoado.
Uma questão que gostei durante o vídeo e textos de apresentação da discussão é que esses níveis podem ser divididos de várias maneiras. Sendo pensados de forma individual para o espaço em que estará sendo proposto. Pois acaba distanciando da visão de que com 4 anos todos devem fazer X, com 10 todos devem Y (e assim segue). Visto que, olhar somente desta maneira acaba sendo meio preocupante pois é possível que alguns ao iniciarem com alunos de 20 anos, que não passaram por níveis anteriores, esperem que este aluno esteja no mesmo nível de uma outra pessoa de 20 que está no meio desde a infância.
Dividir os níveis também ajuda a situar de que nada acontece de uma hora para outra, é tudo uma constante progressão.Yasminlemosreis
ParticipanteConteúdo: Respiração
A respiração, na natação, consiste, geralmente, na realização de inspirações fora da água e expiração dentro. As respirações compreendem ações de inspiração e expiração pela boca e/ou nariz.
A técnica da respiração pode ser explorada das mais diversas maneiras, desde as mais simples até as mais complexas. É necessário ressaltar que esta vai se modificar dependendo da situação de realização existente, do objetivo daquela prática, do nado realizado, da condição de execução, do local de realização, contagens realizadas, entre outros fatores.
Alguns exemplos:
No nado crawl a inspiração geralmente é lateral, feita enquanto a cabeça está posicionada lateralmente para fora da água e a expiração é feita na volta.
No nado peito a inspiração é frontal, realizada no momento em que ocorre a elevação do tronco e saída da cabeça da água. A expiração acontece na volta, quando o braço está sendo estendido para frente.
No nado costas inspiração e expiração acontecem fora da água, com o indivíduo em decúbito dorsal.
No nado de aproximação para salvamento que é parecido com o nado crawl, mas a cabeça fica posicionada fora da água com o mínimo de movimentação possível, a respiração também acontece fora da água.Yasminlemosreis
ParticipanteBom dia, pessoal! Sou Yasmin Aparecida, minhas experiências com a natação e esportes aquáticos são pouquíssimas, resumidas nas disciplinas cursadas durante o curso de licenciatura e alguns cursos complementares. Meu email pessoal é Yasminlemosreis@hotmail.com.
Como sugerido na descrição da atividade, construí um grupo no WhatsApp para facilitar nossa interação. Segue o Link: Link wpp-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 9 meses atrás por
Yasminlemosreis.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
-
AutorPosts