Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
thaynamaia
ParticipanteGostamos muito dos planos de aula e achamos as atividades interessantes, parabéns pela elaboração dos planos de aula!
Quanto aos planos:
Plano 1:
O objetivo conceitual ficou muito abrangente para uma aula.
As atividades 5 e 6 são um pouco complexas para o nível.Plano 2:
O objetivo conceitual também ficou bem abrangente.
A atividade inicial ficou muito longa para a atividade proposta.
Algumas atividades principais são muito parecidas e talvez possam ser agrupadas.thaynamaia
ParticipanteA avaliação é uma questão um pouco complicada para mim. Como a Lais disse, a criação de um ambiente de avaliação, um dia para “testar” as habilidades dos/as alunos/as pode gerar traumas, gatilhos, e pressão psicológica.
Ao mesmo tempo, entendo que uma avaliação é necessária.
Acredito que um ponto simples e bom a ser levado em consideração pelo/a professor/a como critérios de avaliação, é o “cumprimento” de seus objetivos, de acordo com as limitações de cada aluno/a.
O/A professor/a pode considerar se o seu aluno/a conseguiu atravessar a piscina de acordo com seus objetivos, mesmo que de forma adaptada a limitação desse/a aluno/a.Esse tipo de avalição também pode ser feito ao longo do planejamento, e não necessariamente em um único dia.
thaynamaia
ParticipanteAcredito que acontece porque durante a graduação poucos professores falam sobre isso, tive pouquissimos professores que abordaram esse conteúdo e sua importância no planejamento.
Outro fator é o pouco interesse em passar mais tempo pensando sobre essas questões. Considerando que demandaria de mais tempo, dedicação e atenção do professor.
thaynamaia
ParticipanteO reconhecimento dos objetivos, ou níveis de conhecimento, atitudinal, conceitual e procedimental por parte dos professores e professoras enriquecem suas aulas, além de facilitar a organização dos conteúdos e facilitar a aprendizagem dos alunos.
Esses conhecimentos e a forma como o professor os utiliza também abrem espaços para a discussão de assuntos que devem ser debatidos em todos os locais de aprendizagem, levando os alunos a refletirem sobre diversos aspectos presentes na sociedade, elevando o nível de suas aulas e o impacto das mesmas na vida dos alunos.E assim como o Iordan pontuou, esses conhecimentos introduzidos nas aulas, favorecem um ambiente de respeito e empatia.
No entanto, concordo com o Alexandre, quando ele diz que é preciso saber da existência desses conhecimentos para utilizá-los, e é possível observar a ausência desses conhecimentos em diversas aulas de diferentes disciplinas.
thaynamaia
ParticipanteProfessor, uma dúvida.
Quanto a técnica, em uma escola, é importante que exista essa preocupação com a técnica, mesmo que não seja do interesse dos alunos e nem da escola que os alunos se tornem atletas?thaynamaia
ParticipanteConcordo. E concordo com todos quanto a importância do planejamento para a qualidade da aprendizagem.
O planejamento entre tantas coisas auxilia o professor a organizar os seus objetivos específicos de acordo com os seus objetivos gerais; na escolha das atividades e os métodos que melhor atendem o tema de sua aula; além de evitar aulas desorganizadas como a Lais disse.Em uma aula de natação na eefd em que deveríamos montar um plano de aula e passar para a turma, acabei esquecendo as folhas em casa, e inevitavelmente meu grupo esqueceu algumas atividades, o que prejudicou todo andamento da aula e resultou em uma aula desorganizada pois tivemos que improvisar.
Quando estava na escola não achava que um professor precisasse realmente de um planejamento para conseguir dar suas aulas. Hoje como aluna de licenciatura, não consigo imaginar uma aula sem um planejamento.thaynamaia
ParticipanteProfessor, não tem a ver com o assunto do fórum, porém queria comentar sobre o conceito do que é nadar.
No 1º período da faculdade quando aconteceu os “testes” para a divisão das turmas, uma professora me disse que se eu não sabia realizar os 4 nados, eu não sabia nadar, e sim brincar na água. Isso nunca saiu da minha cabeça, pois daquele dia em diante meu conceito de saber nadar era saber executar pelo menos 1 ou 2 dos nados de forma correta, e a leitura do seu texto sobre o que é nadar, mudou novamente o que entendo como saber nadar de forma muito positiva.thaynamaia
ParticipanteConcordo com os meus colegas quando dizem que essa divisão em níveis de aprendizagem, dentro de uma progressão pedagógica é importante para o aluno e para o professor. Além disso, a divisão em diferentes níveis pode facilitar o entendimento dos alunos quanto ao “caminho” para sair de um movimento básico e se chegar a um movimento completo. Dentro dessa forma de organização, é possível utilizar um método que apareceu nos artigos da unidade 2 e que vivenciei na faculdade e gosto muito, que é a formação de duplas/trios ou até mesmo grupo, para analisar o movimento do seu parceiro, propor novas perspectivas e formas de execução, auxiliando na aprendizagem e progressão.
thaynamaia
ParticipanteConcordo totalmente, Helena! Também acho que é um momento de extrema importância e acredito ser muito gratificante propiciar tais vivências para os alunos.
thaynamaia
ParticipanteAML.Adaptação ao meio líquido.
Como dito nos vídeos, a adaptação ao meio líquido não é um processo curto, podendo ser composta de atividades e propostas simples e mais complexas. E tem como um dos seus objetivos proporcionar ao indivíduo ter autonomia na água.
A AML é importante, a longo prazo, pois ela pode variar de acordo com o tema da aula. Como exemplo, adaptação durante minhas aulas de nado sincronizado foi muito diferente da minha primeira experiência com os fundamentos da natação. Por isso concordo quando diz que ela pode (e deve) ser trabalhada a longo prazo, com diferentes estímulos, materiais e métodos. Alguns dos conteúdos da AML são a descontração facial; a apneia voluntária; visão subaquática; flutuação, respiração e sustenção; deslize; salto; giro; propulsão básica. E essa ordem pode ser alterada.thaynamaia
ParticipanteOlá! Boa tarde.
Meu nome é Thayná e estou no 6º período de licenciatura.
Minha relação com a natação começou na infância, quando comecei a praticar natação na escola. Depois do Ensino Fundamental acabei abandonando as aulas e parei de praticar.
Voltei a ter contato com a natação na faculdade, através das aulas de prática e fundamentos da natação. Além da natação sincronizada, que fiz com a professora Sonia, e foi muito interessante, desafiador e prazeroso também.E-mail: thayna.maia.98@hotmail.com
wpp: 21 979052217 -
AutorPosts