Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Taina Leticia
ParticipanteDentro da água, com o objetivo de permitir que os alunos vivenciem e experimentem o a pernada propriamente dita. A partir disso, realizaria as correções necessárias, permitindo que eles se percebam e aprimorem o movimento.
Se ainda houvesse dificuldade, seria sim possível realizar exercícios na borda ou fora da piscina.Taina Leticia
ParticipantePlanos de aula atualizados
Crawl: https://www.dropbox.com/sh/hmad81s5ymi7hen/AAAUEb56EotvwLlpu1etxGBMa?dl=0
Costas: https://www.dropbox.com/s/kbjif2drju5ccph/Plano%20de%20aula%20-%20nado%20costas.pdf.dl=0
Taina Leticia
ParticipanteParabéns ao grupo pelo plano postado.
No nado crawl, acredito que poderiam dar mais ênfase (usar mais tempo) na parte principal que seria a parte “mais importante” da aula, até pela quantidade de exercícios também. Além disso, é na verdade mais uma dúvida do que uma sugestão.. 50 metros com 4 chegadas é em uma piscina bem pequena?No nado costas também acho que o tempo poderia ser mais distribuído, ou que fosse incluída mais ma atividade na parte inicial.
Taina Leticia
ParticipanteO nadador deverá sair da borda executando o nado costas completo, a cada quatro braçadas irá realizar o rolamento do tronco junto ao braço que estará entrando na água, colocando-se assim em decúbito ventral. Nessa posição realizará o nado crawl e, após quatro braçadas, fazer novamente o giro para assim executar o nado costas novamente.
Taina Leticia
ParticipanteAtravés dos conhecimentos adiquiridos, fica claro que se valorizarmos a etapa de AMA não haverá justificativa para que se inicie o ensino dos nados a partir do Crawl.
Porém, o que se vê hoje em dia é a ideia da receita de bolo no que diz respeito ao ensino da natação, tendo essa sequência pré estabelecida para esse aprendizado. Do meu ponto de vista, essa ideia esteja associadaa a diversos fatores: o primeiro é o fato do nado Crawl ser o nado “símbolo” da natação, é um movimento quase automático (independente da técnica) e por isso pode-se dizer que é mais fácil de ser usado como pontapé inicial; outro ponto é que os movimentos realizados nesse nado são menos complexos; estes movimentos tem também a mecânica similar ao movimento de caminhada ou corrida, algo mais natural; além do menor gasto energético e facilidade de recuperação, o que facilita um indivíduo iniciante a manter a continuidade do movimento sem grandes dificuldades.Taina Leticia
ParticipanteO professor que reconhece esses níveis de conhecimento entende a necessidade de propor atividades que permitam aos alunos compreender suas limitações, suas potencialidades e vivênciar situações semelhantes a realidade. Através disso será possível, direcionar o aprendizado e ensinar as posturas adequadas, os procedimentos adequados e o conhecimento teórico, afim de prevenir e reduzir a incidência de afogamentos.
Taina Leticia
ParticipanteNão concordo com a afirmação, porém acredito que o tempo de adaptação ao meio aquático deve ser variável, respeitando a individualidade de cada aluno.
Trazendo um pouco da experiência prática, o que acontece, principalemtente em turmas maiores onde se vê a dificuldade de separar os alunos por níveis, é que existem alunos que se sentem “desmotivados” após um longo período na AMA, enquanto que outros alunos acabam desenvolvendo medos e traumas por passarem por essa etapa de forma breve.
Num contexto geral a adaptação ao meio aquático é imprescindível e é uma etapa que dever respeitada e seguida adequadamente.Taina Leticia
ParticipanteEstes conceitos que devem ser conhecidos pelo professor de natação, primeiramente por ser importante conhecer e entender seu próprio ambiente de trabalho. Além disso, é extremamente proveitoso saber como os corpos se comportam no meio aquático pois a partir disso podemos desenvolver as melhores técnicas de ensino e até mesmo se utilizar dessas diferenças para o desenvolvimento do aluno.
Taina Leticia
ParticipanteAcredito que um dos pontos positivos da Concepção Global que nos dias atuais se encontra cada vez mais em queda é a atitude ativa do aluno, uma vez que era realmente a única maneira do indivíduo desenvolver seu nado e realizar determinadas atividades.
Apesar de toda evolução nos métodos de ensino-aprendiazagem, o que se vê em grande quantidade hoje em dia são crianças e adultos que apenas reproduzem o que lhes é passado, – o que importa no fim das contas é a mãe ver que seu filho aprendeu a bater a pena, mesmo que esse tenha entrado na piscina contra a vontade – não há tanta preocupação com a funcionalidade da ação em si (apesar de questões de saúde e questões estéticas também serem válidas).___________________________
Estou ciente de que o prazo para as discussões serem pontuadas já foi encerrado. -
AutorPosts