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RICARDO MELO
ParticipanteQuando o professor fizer suas observações da evolução dos alunos serão necessários estes parâmetros (conceitual, procedimental e atitudinal). Dessa forma o professor será capaz de visualizar de forma global onde, quando e como o aluno está evoluindo e onde, quando e como o aluno está deficiente e deve melhorar, ou seja, é observar a evolução da aprendizagem dos alunos, sem contudo priorizar qualquer etapa do processo, visando os melhores resultados possíveis.
RICARDO MELO
ParticipanteCreio que os níveis de aprendizagem norteiam o todo o processo pedagógico, contemplando todos os aspectos evolutivos do indivíduo dentro do nível em que se encontra, devendo o professor sempre se policiar para não pular(negligenciar), nenhuma etapa do processo de aprendizagem, sob pena de fazer um trabalho incompleto e inconclusivo, muitas das vezes forçando o aluno a ter que regredir para corrigir uma postura mal trabalhada ou aprendida de forma errada.
Ex: É bastante comum submeter o indivíduo a uma AMA rápida e programada, pulando-se uma etapa importantíssima do processo, o que como disse o colega Lucas, vai impactar negativamente na aprendizagem dos nados formais.RICARDO MELO
ParticipanteBoa tarde professor e demais colegas!
CONTEÚDO: Adaptação ao meio aquático.
Execução pautada em objetivos gerais tais como: 1º CONTATO C/ O MEIO LÍQUIDO, FLUTUAÇÃO e RESPIRAÇÃO, onde sabendo que não somos seres aquáticos, mas sim terrestres, procura-se neste caso de maneira formal, submeter o indivíduo ao contato direto com a água, provocando sensações e adaptações necessárias a um aprendizado satisfatório dos nados formais.
1- 1º CONTATO C/ O MEIO LÍQUIDO: É simplesmente fazer com que o indivíduo tenha contato com a água, seja apenas entrando na piscina ou até mesmo de cima da borda apenas colocando as pernas e os braços na água;
2- FLUTUAÇÃO: Com a ajuda de um acessório (macarrão, prancha ou boia), fazer com que o indivíduo seja capaz de flutuar e se familiarizar com as sensações do exercício. A ideia é criar desafios ao longo do período de aprendizagem até que o indivíduo se sinta seguro para flutuar sem a ajuda dos acessórios;
3- RESPIRAÇÃO: Através da proposição de uma atividade lúdica, desafiar o indivíduo, ainda que por curtíssimo período de tempo e ficar com a cabeça totalmente submersa, forçando-o a sentir os efeitos do meio, mais objetivamente a respiração.
EX: Colocar argolas no fundo da piscina e pedir que o indivíduo resgate a mesma.O processo de Adaptação ao Meio Aquático deve ser desenvolvido a longo prazo e jamais ser suprimido, pois uma adaptação mal feita gerará impactos no aprendizado dos nados formais.
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