Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Rayane Goncalves de Souza
ParticipanteComo muito dos colegas já disseram, a avaliação do professor deve sempre levar em conta os objetivos propostos no planejamento. Acho que muitas vezes a avaliação ocorre equivocadamente como forma de comparação entre o desenvolvimento dos alunos, quando na verdade deve existir uma padronização dos critérios para que outros fatores não influenciem negativamente.
Outro ponto importante é que o professor deve levar em consideração na sua avaliação/observação como é o seu aluno, se é um aluno visual, auditivo ou cinestésico, pois o objetivo pode não ser alcançado por conta dessa questão.
Ah, muito importante também registrar todas essas observações, para que sirvam como demonstrativo da evolução do aluno e também de feedback para o professor quanto a acertividade do planejamento.Rayane Goncalves de Souza
ParticipanteCom esse tipo de conhecimento o professor terá maior facilidade de atingir seu objetivo e melhor relacionamento com seu aluno. Entendendo os níveis de conhecimento ele saberá o melhor momento de propôr determinada atividade, de acordo com as condições do aluno, terá maior sensibilidade ao explicar a finalidade do exercício e também de desenvolver valores que não se limitam as aulas de natação.
Rayane Goncalves de Souza
ParticipanteCompletamente. A aprendizagem deve ocorrer de forma intencional e planejada, não pelo “currículo oculto”, como vimos nas aulas. A aprendizagem exige esse momento anterior a aula, até mesmo para ser programado o que será ensinado, ter um objetivo definido. O planejamento é o caminho que vai ser percorrido para que esse objetivo seja alcançado. Através dele é possível programar uma aula para o público específico, de acordo com os recursos disponíveis, seguindo os métodos de avaliação, que irão dizer se houve aprendizagem e se ela foi ou não de acordo com o esperado.
Rayane Goncalves de Souza
ParticipanteA divisão dos conteúdos na natação é fundamental, até mesmo para que a prática se torne possível. Não seria possível/adequado o ensino de respiração específica para um aluno que ainda não passou pela descontração facial, por exemplo.
Tendo em vista que o “saber nadar” é um processo , ele deve ser planejado, separado em etapas, para que seja explorado o máximo de cada etapa de acordo com o objetivo e complexidade. Essa divisão proporciona um aprendizado progressivo e específico às necessidades do aluno, até que chegue ao objetivo.Rayane Goncalves de Souza
ParticipanteDeslize:
O deslize no meio aquático está diretamente ligado ao posicionamento que se assume e a velocidade de deslocamento, pois quanto menor a área de contato do corpo com a água, menor será a resistência sofrida pela água e melhor será esse deslocamento.
Nas aulas de natação infantil, por exemplo, o deslize é muito utilizado. Normalmente é executado a partir de um empurrão na borda com os pés, gerando assim uma projeção para frente em velocidade. A posição que os braços e mãos assumem podem ser chamados de “foguete” , forma lúdica para a posição de braços estendidos à frente, com mãos sobrepostas e rosto na água. As pernas após o impulso na borda devem permanecer estendidas e unidas, com os pés em flexão plantar. Todo o corpo deve se manter na horizontal, mais retilíneo possível, para que a resistência seja a mínima possível.
O deslize pode e deve ser explorado de outras maneiras também, em outras profundidades, esse exemplo dado é apenas umas das formas que, na prática, é a mais usual. -
AutorPosts