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Raniel Enargio Imperiano da Silva
ParticipanteProfessor seria bom uma ou duas aulas passando conteúdos sobre a prevenção, tipo levar algumas bandeiras das cores e explicar sobre os avisos que elas contém, falar sobre as correntezas e como sair delas caso caia em alguma, para os mais pequenos falar sobre os perigos e riscos que uma bóia pode trazer, se possível levar uma biruta ou até mesmo fazer uma com cartolina pra poder explicar para o que ela serve, se também fosse possível criar uma cartilha ou um site para que os alunos pudessem mostrar aos pais pra que eles pudessem também aprender sobre os perigos que podem ocorrer nos meios aquáticos ou indicar algum link ou vídeo. Aulas também sobre a manobra certa para fazer o procedimento de afogamento/salvamento aquático fazendo até simulações se possível.
Raniel Enargio Imperiano da Silva
ParticipanteÉ importante para o professor poder aplicar os conceitos no processo de ensino e aprendizagem, e também para propor exercícios que estimulem os conceitos. Tanto para o AMA quanto para a aprendizagem dos nados formais, é importante saber sobre hidrostática e hidrodinâmica pois o professor saberá as forças que estão agindo tanto sobre/sob o aluno, como também para o meio aquático que o mesmo se encontra, e como isso afetará na aprendizagem ou aprimoramento do aluno. Sendo assim, sabendo identificar e usar formas de ensino que facilitará tanto o entendimento quanto o aprendizado.
– Exemplo para alunos do AMA: Iniciar a aula com os alunos apenas caminhando dentro do meio aquático (piscina nesse caso), depois tentando fazer uma corrida, e depois pedindo que os mesmos realizem alguns chutes para frente, para que possam entender através dessa experiência que existem diferentes forças e resistências em comparação do meio líquido/aquático para o ambiental que vivemos.
– Para alunos durante a aprendizagem dos nados formais: Como já são alunos que já passaram por mais experiências e tem certo entendimento/conhecimento, os conceitos de hidrostática e hidrodinâmica pode ser usado de forma mais didática/aprofundada para aperfeiçoar os nados formais ou posições corporais, usando por exemplo o conceito de força do eumpuxo explicando também sobre densidade, que poderá ajudar o aluno a entender melhor sobre a flutuação. Como precisamos saber o conceito de densidade ( para que um objeto flutue ou não, é necessário saber a sua densidade em relação a densidade do fluído em que o objeto será colocado), um objeto mais denso que o fluído irá afundar enquanto um mais leve irá flutuar, então com esse conceito podemos usar uma prancha por exemplo, com o aluno segurando a prancha sobre seu peito, ajudando-o a flutuar enquanto pratica a propulsão (deslocamento na água utilizando-se dos braços e ou pernas, nesse caso apenas com as pernas) ou também fazer o treinamento ou aperfeiçoamento da respiração.Raniel Enargio Imperiano da Silva
ParticipanteBoa tarde professor e colegas de classe, como assistimos nos vídeos complementares sobre prevenção de afogamentos, alguns dos procedimentos a serem observados, praticados antes que ocorra esse acidente, é nadar próximo a um guarda vidas, questionar o profissional onde é o melhor local e mais seguro para um nado com crianças de certa idade, se o mesmo não estiver saber a verificar os tipos de bandeiras que deverão está na praia como as bandeiras verde:indica condições do mar adequada para o banho com baixo risco de afogamento; bandeira amarela:indica uma área de médio risco de afogamentos e quem não sabe nadar não entrar na água; bandeira vermelha: alto risco de afogamento indica que ninguém deve entrar na água pois é sina de muito perigo. Saber identificar uma área de corrente de retorno, saber como sair e como agir caso entre em uma, a criança deverá sempre está com um adulto que deverá sempre está atento, verificação tanto da biruta para verificar a direção e velocidade do vento, caso existe alguma no local. Provavelmente os pais da criança não sabiam sobre essas informações, e se não houvesse guarda vidas, e nós estivéssemos no local caberia a nós passar esse conhecimento para os pais da criança e poderia ajudar a evitar este acidente, lembrando que boias sempre causam uma falsa sensação de segurança, e esse é um ótimo e necessário tema para ser ensinado nas aulas de natação.
Raniel Enargio Imperiano da Silva
ParticipanteAcho que por ser um ponto negativo da concepção analítica, por ter uma “duração” de aprendizagem, “vai durar tantas semanas vvai se adaptar em tantos meses”
Raniel Enargio Imperiano da Silva
ParticipanteAcredito que o momento certo da transição do aluno da adaptação para os nados formais deve ocorrer quando o mesmo aprender/entender a importância da familiarização com a água e após ter completado o ciclo de aprendizagem sobre equilíbrio, respiração e propulsão, daí então inciar os aprendizados sobre nados formais. Sobre o tempo de aprendizagem, entendo que cabe ao professor como agente facilitador observar,ensinar e caracterizar uma prática pedagógica/andragógica que melhor se encaixe para auxiliar os alunos, e não focar em definir um tempo específico mas sim em múltiplas práticas que facilitem o entendimento e a mudança de comportamento em função das experiências em aula.
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