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Rafael Lecce
ParticipanteNão professor, entramos em um consenso tanto nos planos de aula, quanto nas considerações no grupo dos colegas!
Rafael Lecce
ParticipanteTentando responder de outra forma, acho válido o professor ter a sensibilidade em perceber a evolução do aluno, e não se prender ao objetivo final. Esse tipo de capacidade do professor, é essencial para os alunos que terão mais dificuldade em executar o movimento, dando a eles uma motivação a mais sempre que o aluno se mostrar empenhado a melhorar, mesmo que não atinja o nível que o professor deseja ou espera dele.
Rafael Lecce
ParticipanteComo o Alexandre falou acerca do aspecto procedimental, outro ponto que o professor deve testar ou avaliar é o atitudinal, principalmente se tratando de crianças, que ainda estão sendo moldadas para viver em sociedade. O aspecto atitudinal envolve os valores e o comportamento nas aulas, como foi dito nesta unidade o professor só poderá avaliar, o que foi ensinado ao aluno, portanto é importante que no plano da aula os objetivos atitudinais sejam traçados para o bom andamento do curso. Falando-se em crianças, esse aspecto é mais importante ainda, pois ao contrário dos adultos os jovens ainda não possuem suas opniões imutáveis e precisam aprender a distinguir o certo do errado.
Rafael Lecce
ParticipanteAcredito que o reconhecimento desse mecanismo seja vantajoso para ambos os lados, tanto para o professor como para o aluno. Para o professor esses níveis de conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal servem como “receita” para suas aulas, planejando o que deve ser ensinado, como deve ser aplicado e o comportamento que deve ser adotado em sua aula. Para o aluno, uma aula ministrada dessa forma pelo professor facilita o entendimento, muito por conta da organização que se dá na abordagem do ensino.
Rafael Lecce
ParticipanteConcordo com a afirmativa, e também com o que disse a colega Helena. O planejamento de ensino é essencial para qualquer conteúdo que o professor for aplicar, pois, será através dele que nós futuros educadores iremos estipular as metas e objetivos para os alunos atingirem, além disso, à partir do planejamento estaremos em tese preparados para a aula que vai ser ministrada, é claro que pode ocorrer imprevistos mas planejando-se as chances disso ocorrer são minimizadas. Dessa forma, vamos conseguir avaliar de maneira mais fácil o nível dos alunos e as decisões tomadas ao decorrer da aula, consequentemente com essas avaliações o professor vai passar com mais facilidade o seu conteúdo para a turma, além de possuir uma aula organizada.
Rafael Lecce
ParticipanteAcredito que dividindo o conteúdo de ensino da natação do mais simples para o mais complexo, ajudaria não só o aluno, mas também o professor, o que quero dizer é que, se o planejamento do professor tiver uma progressão pedagógica, ele terá a oportunidade de adaptar a aula de acordo com o nível da turma, permitindo que ele pare de aumentar o grau de dificuldade no momento em que os alunos já não sejam capazes de acompanhar, dando a ele total controle do grupo, sem contar o mecanismo facilitador que é, de aprendizagem para os alunos.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
Rafael Lecce.
Rafael Lecce
ParticipanteNa unidade 1, ainda dentro da proposta de adaptação ao meio aquático foi abordado o assunto de prevenção de afogamentos, mesmo sendo difícil do professor apresentar situações não controladas dentro da piscina, acredito que é muito importante para a criança ou o aluno iniciante se sentir confortável e seguro quando vai entrar dentro da água, seja na piscina ou em um rio , mar , açude etc. É fundamental o aluno ter a noção de se salvar em uma condição adversa, e perceber se tem a condição de salvar outra pessoa, pois como falado pelo professor é muito comum o indivíduo que sabe nadar achar que consegue salvar a pessoa se afogando, e acaba botando a própria vida em risco. Algumas das maneiras de deixar o aluno mais preparado em situações desse tipo, seria com os conceitos básicos de deslocamento, flutuação e sustentação em locais e condições variados, difícil de se executar na piscina, porém, importantes. Além disso, o professor pode passar noções de prevenção de afogamento na piscina, como por exemplo, fazendo jogos de salvamento aquático, que ajudaria em uma situação adversa.
Rafael Lecce
ParticipanteObrigado professor! Apesar de todas as complicações que estamos vivendo, também espero fazer bom proveito da disciplina!!
Rafael Lecce
ParticipanteEntão professor, eu sempre gostei muito de futebol e inclusive já trabalhei em escolhinha de fut7 e na federação de futsal. Prentendo no futuro fazer o curso da CBF e trabalhar no meio, sendo técnico ou preparador físico, ainda não decidi. Professor, explorando o seu site surgiu uma dúvida, não consigo adicionar uma foto no perfil, teria problema se eu ficar sem?
Rafael Lecce
ParticipanteBoa noite! Meu nome é Rafael, tenho 21 anos e estou no quinto período de bacharel noturno. Minha experiência com a natação vem desde de pequeno, por influência dos meus pais fiz aula desde novo por problemas respiratórios, coincidentemente igual ao Marcus. Nunca trabalhei no meio, pois tenho interesse em outras áreas.
email: rafael.lecce1999@gmail.com
cel: 988699502 -
Esta resposta foi modificada 4 anos, 4 meses atrás por
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