Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
pedroamorim.nutri
ParticipanteBoa noite professor,
Novamente com alguma dificuldade para a anexação do link, porém a versão final do plano de aula está no último link em formato pdf.
Agradeço desde já os seus comentários e sugestões, assim como as demais feitas.pedroamorim.nutri
Participantepedroamorim.nutri
Participante-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
pedroamorim.nutri.
pedroamorim.nutri
ParticipanteBom dia professor,
Tivemos dificuldade em compartilhar o link e acabei não reparando nesse detalhe.
Já liberei o acesso.pedroamorim.nutri
Participantepedroamorim.nutri
Participantepedroamorim.nutri
ParticipanteCom certeza professor, pois sem critérios objetivos para testagem e avaliação há uma menor padronização da mesma e consequentemente menor assertividade.
pedroamorim.nutri
ParticipanteAcredito que um dos pontos principais para o maior êxito no processo de avaliação do ensino e aprendizagem da natação é a concordância e coerência entre os objetivos gerais e específicos, elaborados previamente ao processo de ensino de fato, e os critérios de avaliação. Algo que considerei muito válido foi a sugestão do professor Guilherme em se utilizar um campo no plano de aula para escrever algumas observações ao longo das aulas, auxiliando na sistematização da avaliação e na sua assertividade, pois apesar da avaliação poder ser considerada a última etapa do processo de ensino, esta pode ser realizada ao longo do mesmo, de forma que leve em consideração os objetivos procedimentais, conceituais e atitudinais, e não apenas o saber fazer.
pedroamorim.nutri
ParticipanteEm resposta à sua primeira pergunta, acredito que, assim como comentado na sugestão de leitura de apoio, o ensino de atividades aquáticas normalmente são realizados com uma abordagem monodisciplinar, com grande foco na parte esportiva e competitiva. Essa falta de planejamento pode levar à percepção dos pais a sensação que a natação se resume apenas à atividades lúdicas/recreativas ou para fins competitivos, além de restringir possibilidades de experiências motoras, cognitivas e comportamentais para os alunos.
pedroamorim.nutri
ParticipanteSim, concordo com tal afirmação, pois o planejamento é indispensável para que o ensino seja organizado, intencional e não seja fruto do acaso, de forma que atinja os objetivos de curto, médio e longo prazos previamente definidos. Além disso, o planejamento também leva em consideração fatores como o público alvo do processo de ensino e os recursos disponíveis para tal, permitindo o professor organizar e elaborar os conteúdos de ensino, métodos de avaliação e como será realizada a abordagem da aula, de forma a otimizar o processo de aprendizagem.
pedroamorim.nutri
ParticipanteConcordo com você João, apesar de soar um conceito básico, simples e muitas vezes apenas relacionado à adaptação ao meio aquático, ele pode ter diversas variações com diferentes níveis de dificuldade e técnicas envolvidos que, como no polo aquático, é capaz de influenciar diretamente o resultado de um treinamento de alto desempenho por exemplo.
pedroamorim.nutri
ParticipanteBoa noite turma e professor,
Hoje vou falar um pouco do conceito de deslize.
O deslize é o momento seguinte à entrada na água após um salto de partida e/ou após a impulsão da parede no seguimento de uma viragem, sendo uma fase importante no rendimento de partidas e viragens. O objetivo desta fase é reduzir ao máximo o arrasto hidrodinâmico, devendo o nadador buscar uma posição corporal mais hidrodinâmico possível. O deslize é permitido em competições por uma distância de até 15 metros, devendo o atleta finalizar o percurso subaquático nesta marca sob pena de punição. Esta fase do nado, assim como as outras, é diretamente influenciado pela morfologia corporal, de forma que homens apresentam um menor arrasto hidrodinâmico quando comparados à mulheres, assim como pessoas longilíneas quando comparadas às brevelíneas, podendo até mesmo a flexibilidade interferir neste rendimento. A forma correta de execução é com seu corpo em total extensão, cabeça entre os membros superiores, olhar para baixo, membros superiores juntos e em extensão buscando colocar uma mão sobre a outra, assim como membros inferiores juntos e extensão buscando situar os pés sobrepostos em flexão plantar.pedroamorim.nutri
ParticipanteBoa tarde,
Me chamo Pedro Waismarck Amorim e sou aluno do 6º período em Bacharel de Educação Física. Sou previamente formado em Nutrição pela UFRJ, tenho pós graduação em Nutrição Esportiva e atualmente faço residência multiprofissional em Nutrição Clínica no Hospital do Fundão (HUCFF). Em termos de experiência e prática com natação não tenho tanto, apenas pratiquei quando criança/adolescente e fiz a disciplina de Fundamentos da Natação, porém estou bastante interessado em aprender mais sobre. Meu email é: pedroamorim.nutri@gmail.com e meu celular é: 990450110. -
Esta resposta foi modificada 3 anos, 3 meses atrás por
-
AutorPosts