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Patrick peres
ParticipanteVersão final dos planos de estudo do grupo 3
Patrick peres
ParticipanteAcredito que um dos principais pontos e que serve como orientação para o teste e avaliação, é haver bem definido oque se deseja que o aluno tenha aprendido, existe um cronograma de conteúdos que são aplicados, mas muitas vezes não é realmente efetivo, é apenas passado por passar, e quando não se tem bem claro oque o aluno deve sair sabendo, é difícil fazer um teste e avaliação de maneira eficiente, que busque realmente evidenciar o nível de aprendizagem, baseado no objetivo. E levando em consideração todos os percalços que podem acontecer.
Patrick peres
ParticipanteAcredito que ajuda no sentido de tornar seu ensino mais rico e estruturado em conhecimentos, ao reconhecer e trabalhar esses níveis, o professor consegue uma organização melhor para suas aulas, desenvolvendo pontos importantes para uma formação completa de seus alunos, saindo apenas do tradicional ensino procedimental, e contextualizando os alunos do porque daquele conteúdo, como aplica-lo e também lhe passando valores e postura adequada para cada momento. Transcendendo o ambiente da aula, e formando também bons cidadãos.
Patrick peres
ParticipanteCom certeza!! Acredito que o planejamento seja uma das mais importantes etapas, se não a mais importante, para um ensino de qualidade. A partir do planejamento, é possível programar uma aula bem organizada, com conteúdos adequados para cada grupo, e que esteja minimamente preparada para os possíveis contratempos que possam ocorrer, seguindo uma linha de ensino gradual e com objetivo. Ao meu ver uma aula que não faz parte de uma planejamento de ensino bem elaborado e pensado, se torna algo isolado e sem embasamento. E dentro da natação, é possível realizar um bom planejamento, levando em consideração que existe muito conteúdo, mas que necessita ser ensinado de uma maneira organizada e coordenada para que possa realmente ser eficiente e segura a prática.
Patrick peres
ParticipantePara um iniciante, a respiração tem uma importância crucial para a sobrevivência, é preciso preparar o praticante a realizar da maneira correta o ato de respirar, pois se feito de maneira equivocada pode gerar diversos problemas para esse indivíduo em sua adaptação, como a inalação de água nas vias respiratórias, causando um trauma como ocorre em diversos casos.
Patrick peres
ParticipanteAcredito que é de essencial importância uma divisão adequada dos conteúdos e etapas de ensino, pois com isso, é possível desenvolver cada fase de uma maneira mais personalizada e gradual, respeitando os limites dos alunos, e buscando trabalhar realmente oque é necessário para cada grupo desenvolver dentro de seus objetivos. Um ensino sem essa divisão, ao meu ver perderia qualidade, pois seria complicado trabalhar com grupos totalmente desconectados, como exemplo uma turma com alunos adultos que já sabem nadar e tem vies competitivo, junto com alunos que nunca tiveram vivência aquática. Seria no mínimo difícil para o professor pensar em uma aula que pudesse dar a devida atenção para cada grupo se desenvolver.
Patrick peres
ParticipanteBoa noite, turma!
Irei falar sobre a respiração aquática, sua importância notória para o ato de nadar e suas características.
De início é importante destacar que o indicado ao contrário da respiração terrestre, é que a inspiração seja feita pela boca e a expiração pelo nariz, oque garante melhor rendimento pelo fato de possibilitar que você consiga absorver maior quantidade de ar. Ele deve ser puxado pela boca quando a mesma estiver fora da água e a expiração compassadamente com o nariz dentro da água.
Existem particularidades para cada tipo de nado:
Crawl- A cabeça deve girar e ficar paralela à água. Sempre eleve a cabeça para fora da água em rotação quando o braço contrário ao lado que você vai respirar estiver entrando na água.
Com o tempo, você notará que há bastante tempo para puxar o ar, até que o braço do lado que você está respirando entre na água. Assim que colocar a cabeça na água, inicie a expiração.
É importante não tentar economizar o ar acreditando que conseguirá ter melhor desempenho. O importante é saber administrar a saída do mesmo, e não bloqueá-la. Você pode respirar a cada duas, três ou mais braçadas, dependendo das suas necessidades.
Costas- Como o nado é realizado com a cabeça totalmente para fora da água, você pode respirar quando quiser e como quiser. No entanto, se quiser ganhar mais resistência, a dica é puxar o ar quando o braço direito estiver no ponto mais alto da braçada e soltar quando o braço esquerdo passar pelo mesmo lugar.
Peito- A respiração pode ser feita com maior frequência e você pode executá-la uma vez a cada braçada. Basta levantar a cabeça no início da braçada, puxe o ar até que os braços estendam-se para frente e retornem à posição dentro da água.
Borboleta- Nesse estilo, a técnica das braçadas é mais complicada do que a respiração. A cabeça deve sair da água no mesmo momento em que os braços estiverem na metade da tração.
Assim como no crawl, você notará que terá bastante tempo para inspirar até colocar a cabeça de volta para dentro da água. Para ter mais agilidade, respire uma vez a cada braçada.
Finalizo destacando novamente a importância da respiração para a natação, seja no âmbito de iniciação ou de alto rendimento, o nadador que aprender da maneira correta eficiente, poderá desfrutar melhor da prática e ter um rendimento melhor.Patrick peres
ParticipanteMe chamo Patrick Peres, estou no 7° período, e atualmente estagio na área da musculação, mas em uma academia de predominância aquática, então ainda pretendo estagiar na área. Minhas experiências são nas outras disciplinas de natação e por 1 ano pratiquei durante a infância.
E-mail: Patricklima.99@gmail.com
Cel para grupo de WhatsApp:(21)983471043 -
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