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Natasha Mattos
ParticipanteSegue abaixo os planos do nado Borboleta e nado Peito com as devidas alterações.
plano de aula nado Borboleta:
https://drive.google.com/file/d/1fU56jId-wGFv4I7swAfmTWseUV0ejuSc/view?usp=sharing
Plano de aula nado Peito:
https://drive.google.com/file/d/1wciqF6tflkJVHsYgVDRBr4GMeNn-i4SI/view?usp=sharing
Natasha Mattos
ParticipanteQuanto mais oportunidades o professor possibilitar aos seus alunos mais interessante e rica se tornará as aulas de natação, dessa forma, o ensino do nado medley se justifica e reforça o comprometimento reflexivo docente.
Natasha Mattos
ParticipanteGrupo 3 – comentários
Plano de Aula Nado Peito:
Plano de aula muito bem elaborado, com atividades que contemplam os objetivos pretendidos; parte final muito importante com o feedback dos alunos. Reforçamos três pontos a serem refletidos: o pouco tempo destinado a realização das atividades da parte principal da aula, a realização da pernada do nado peito na última atividade, haja visto a complexidade da realização do movimento e o nível da turma, sendo mais prudente realizar uma pernada menos complexa, e a não especificação dos materiais que serão utilizados.
Plano de aula Nado Borboleta:
Plano de aula bem elaborado, detalhando muito bem cada etapa do processo. Parte final muito importante com o feedback dos alunos. Três pontos a serem refletivos: Materiais de aula, não especificados na descrição, nem nos exercícios (com exceção da plataforma); quanto ao objetivo procedimental de fazer a pernada, visto que é uma turma iniciante, sem ter educativos específicos e cobrando isso na atividade 3, sendo o tema da aula a braçada; e não especificar como será a respiração nos exercícios, visto que o tema da aula é a braçada, em uma turma iniciante, assumindo que não saibam a respiração específica.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Natasha Mattos.
Natasha Mattos
ParticipanteEducativo de braçada- Nado Borboleta
Os alunos andando pela piscina irão realizar o movimento da braçada do Nado Borboleta ( mãos dentro da água : para fora- para dentro- para trás- recuperação).Natasha Mattos
ParticipantePensando na questão procedimental da pernada do nado de peito, o método de aprendizagem para uma turma iniciante começaria com exercícios fora da água, tendo em vista as diferenças gestuais e rítmicas da pernada do nado de peito comparada aos outros nados formais. O nado de peito é ventral, descontínuo, simultâneo e ocorre no plano horizontal. O posicionamento gestual das pernas pode gerar estranheza, assemelhando-se a saltar para frente, o que pode gerar dificuldade na realização do movimento, por isso, começar com exercícios fora da água contribuiria a dar mais clareza e familiaridade ao aluno para realizar o movimento da pernada progredindo para então realizá-lo dentro da água.
Natasha Mattos
ParticipanteSegue abaixo os planos de aula com referidas alterações:
https://drive.google.com/file/d/1f9eVbNGyu4nQFqWDax7rMhHAgmuG-Xyo/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1Ejyu2uSDyLEHaFp7Y6cj2utsI8YKZT4H/view?usp=sharing
Natasha Mattos
ParticipanteGrupo 3 – Comentários
Plano de aula – Nado Crawl
Plano de aula está bem elaborado com atividades condizentes ao nível escolhido (INICIANTES); as atividades estão dentro de uma lógica de progressão possível para a aprendizagem da pernada do nado Crawl. O único ponto a ater-se diz respeito ao detalhamento do movimento e gestual da pernada, pois não ficou claro como seria feito abordagem mais técnica.
Plano de aula – Nado Costas
Plano de aula condizente com o nível da turma iniciante. O plano como um todo está bem detalhado, explicando bem cada passo a ser tomado durante a aula, em todas as partes. Apesar de não sabermos o número de alunos nem idade dos mesmos, consideramos pouco apenas uma atividade para toda uma aula, e também achamos que o objetivo procedimental poderia ser resumido, visto que há explicação na seção “parte principal” da aula.
Natasha Mattos
ParticipanteO educativo proposto tem como conteúdo técnico a pernada. O objetivo seria trabalhar o fundamento metodológico da pernada dos nados Crawl e costas, dando ênfase na frequências e prevalência das pernadas. Os alunos assumiriam diferentes posicionamentos do corpo na água ( ventral- dorsal) e teriam que realizar pernadas afim de sustentar o corpo o mais próximo a horizontal, podendo utilizar o auxílio de materiais flutuantes. Eles então seriam indagados quanto as suas percepções acerca da atividade. A partir dessa vivência o professor iria contextualizar as especificidades de cada nado.
Natasha Mattos
ParticipanteDe fato, Géssica, isso infelizmente ocorre. Por isso que esta disciplina de fundamentos da natação é de suma importância para refletir e discutir as questões que envolvem a natação afim de reproduzir o ensino global da natação, do qual compreende as etapas e progressões do aprendizado.
Natasha Mattos
ParticipanteA literatura associa o movimento corporal feito no nado Crawl com o movimento do andar, acreditando ser um posicionamento mais natural a ser realizado, por isso muitos professores(as) defendem a ideia de ser o primeiro a ser ensinado. Contudo, essa premissa não se sustenta, pois, a partir dos ensinamentos tidos no AMA (ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO) o indivíduo estará ambientado e fortemente apto a aprender todos os nados formais.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Natasha Mattos.
Natasha Mattos
ParticipanteA respeito dos conteúdos de prevenção de afogamentos, o professor irá transferir para a piscina as questões que envolvem a temática, unindo as dimensões procedimentais e conceituais afim de preparar o aluno de forma ampla, a saber agir e compreender as possíveis situações de afogamento. Dessa forma, o professor desenvolverá atividades que promovam a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem.
Natasha Mattos
ParticipanteVersão final do Plano de Aula – grupo 3
https://drive.google.com/file/d/1t2Xip26pgQh5q3suXKX2szbas3UQjOAP/view?usp=sharing-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Natasha Mattos.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Natasha Mattos.
Natasha Mattos
ParticipanteCorreção feita.
Obs: O item 7: a formação do “ponto” na parte principal aparece ok aqui. Vê se alterou alguma coisa despois da correção.
Obrigada!Natasha Mattos
ParticipanteCOMENTÁRIO DO GRUPO 3: O plano de aula foi muito bem desenvolvido pelo grupo 01, com atividades lúdicas de fácil compreensão para os alunos. O conceito de Flutuação, empuxo e gravidade bem aplicados as dinâmicas propostas no meio aquático. A parte final expressa a preocupação de elaborar uma aula que dialogue com os alunos a partir de suas vivências tidas em aula, e em seu cotidiano. De modo geral o plano está ótimo, tendo êxito em seus objetivos.
Natasha Mattos
ParticipanteÉ muito mais fácil pensar e colocar atividades em aula de forma individualizada. Por muitas vezes vemos professores que denotam uma prática totalmente imediatista, deixando de lado o processo gradual que envolve o ensino. Querem apenas o “saber fazer”, negando os objetivos conceituais e atitudinais. A natação deve ser aplicada de forma contextualiza, respeitando o desenvolvimento do aluno, para que então ocorra as etapas na progressão do conteúdo.
Natasha Mattos
ParticipanteNão! A Adaptação ao meio Aquático é uma etapa inicial para o aprendizado da natação, haja visto as diferenças do Comportamento humano em ambiente terrestre e aquático. É imprescindível entender o AMA como um processo a ser realizado de médio a longo prazo. O objetivo do AMA é proporcionar ao indivíduo a ter autonomia nos diferentes ambientes aquáticos, sabendo utilizar as características do corpo e do ambiente ao seu benefício, a fim de desenvolver percepções motoras e cognitivas de forma adequada. Dessa forma, não podemos compreender o AMA como algo a ser superado, e sim como uma época de muita relevância para a familiarização do indivíduo com a água.
Acredito que podemos relacionar a aplicação do AMA para uma possível progressão ao ensino dos nados formais.Natasha Mattos
ParticipanteA hidrodinâmica e hidrostática são conceitos primordiais no ofício da natação. Com esse conhecimento o professor poderá planejar sua aula com embasamento técnico científico a fim de compreender melhor as dificuldades dos alunos. Assim como citado, o ambiente terrestre e aquático possuem diferenças entre si. Essas diferenças expressam-se de demasiadas formas : modo de respirar, deslocar, por exemplo. Dessa forma, é primordial o entendimento do professor a cerca das diferentes forças, resistência e interações do corpo no meio líquido, para então proporcionar aulas significativas e de qualidade.
Natasha Mattos
ParticipanteAcredito que sim! Mas os pais devem se atentar na segurança de seus filhos.
Por outro lado, pensando numa perspectiva de uma possível continuidade para o ensino sistemático da natação, seria interessante o auxílio de um professor (a) de natação. Desse modo, o saber prévio da criança somaria ao saber sistemático nas aulas.Natasha Mattos
ParticipanteO professor poderia destinar um tempo das aulas para o nado livre, onde os alunos pudessem deslocar livremente no meio aquático.
Natasha Mattos
ParticipanteAcredito que pelo entendimento prévio da “natação” visto na Concepção Global o indivíduo demonstrará mais facilidade e interesse podendo posteriormente ter contato ao ensino sistematizado de natação.
Natasha Mattos
ParticipanteOi, professor! Bom, eu não sei nadar e infelizmente um professor(a) de natação na graduação me fez passar por momentos traumáticos. Não gosto nem de lembrar.
Foi horrível!Natasha Mattos
ParticipanteA Concepção Global tem como ponto positivo o nado aplicado as necessidades e circunstâncias do sujeito, além de propiciar a ambientação no meio aquático. Pensado no ensino da natação se mostra bastante relevante, pois seu praticante vivenciará outros estímulos, sensações e aprendizado (não sistematizado) na água. Podendo estimular o encorajamento dos alunos.
Natasha Mattos
ParticipanteOi,gente! Me chamo Natasha dos Anjos Mattos, aluna do 5/6 período de Licenciatura em Educação Física. Infelizmente não tive boas lembranças relacionadas a Natação, nem na vida cotidiana e muito menos na Faculdade. Espero que essa disciplina quebre esse paradigma e seja um pontapé inicial de boas perspectivas.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
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