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Monique Souza
ParticipanteO ensino do nado Medley é a experiência em cada nado e a forma como cada um pode desenvolver a técnica de todos os nados. Mesmo o aluno não competindo, ele verá a importância de saber e ter as técnicas necessárias para realizar qualquer tipo de nado seja ele em uma aula ou em uma “competição” ao final de cada aula, colocando o foco no nado aprendido.
Monique Souza
ParticipanteO educativo proposto é que o aluno (intermediário) realize 2 ondulações com foco na pernada do nado borboleta a cada braçada realizada no nado costas.
Em decúbito dorsal, o aluno deverá realizar a cada 1 braçada do nado de costas, o aluno fará 2 ondulações com a pernada do nado borboleta. Isso fará com que o aluno estimule a pernada e a ondulação do nado borboleta, o giro de tronco do nado costas e a braçada.Monique Souza
ParticipanteEu faria a junção do ensino da pernada do nado Peito com exercícios dentro e fora da água, pois a união dessas duas formas de aprendizagem irão trazer um melhor conhecimento para o aluno. Ensinar o nado fora da água seria mais para uma melhor demonstração do nado, já que quando aprendemos os professores geralmente estão fora da água quando ensinam e falam sobre o nado pela primeira vez. Claro que somente a informação visual vai gerar uma certa estranheza pois será o primeiro contato com o nado, ai vem os exercícios dentro da água, como empurrar a parede com a posição inicial dos pés. Exercícios com a prancha, isolando o movimento das mãos e tendo o maior foco no movimento da pernada.
Monique Souza
ParticipanteAo analisar o plano de aula do grupo 1, Nado Peito, nosso grupo observou que o trabalho também está bem estruturado, organizado, bem dividido em seus objetivos e na contrução do trabalho.
Além dos objetivos bem definidos, o desenvolvimento com a participação do professor também foi explicada de forma clara.Monique Souza
ParticipanteAo analisar o plano de Aula do grupo 1, Nado Borboleta. Nosso grupo observou que o trabalho está bem estruturado, obedecendo as normas da ABNT e ortográfia .
O grupo foi muito bem sucedido com a escolha dos objetivos e isso facilitou demais a organização e divisão de como seria o desenvolvimento.
Sem mais delongas, o trabalho está muito bem analisado e desenvolvido.Monique Souza
ParticipantePlano de Aula Corrigido – Nado Crawl (Grupo 2):
https://drive.google.com/drive/folders/1NBLCrGv0GQsePjmcrcYimkpi4FPxPV1q?usp=sharing
Monique Souza
ParticipantePlano de Aula Corrigido – Nado Costas(Grupo 2):
https://drive.google.com/drive/folders/1fum3PqbgP5-rgCTYrSE6NsXtVqTs8XEj?usp=sharing
Monique Souza
ParticipanteAo montar o educativo eu imaginei o ensino para uma turma de crianças na faixa etária de 8 a 10 anos. Pensando no educativo, mesmo com um ótimo ensino a adaptação ao meio aquático, a distância de 25m é pensando em uma piscina curta, por isso a escolha dessa distância. Por ser ensinado para crianças, acredito que inicialmente seria uma distância ideal no processo de ensino-aprendizagem, visando futuramente uma distância maior.
Monique Souza
ParticipanteRealmente professor, ao rever o conteúdo de pernada, melhor dizendo a coordenação braço e perna, o ideal para a frequência gestual da perna no nado de costas é seis tempos de perna por ciclo de braço. Como nesse educativo o braço estará apenas com a função de estabilizar o corpo e em extensão, o número de seis tempos de perna será mantido para o aluno acostumar e quando fizer o nado completo, irá perceber a grande diferença do tempo da perna ser maior em cada ciclo de braço.
Monique Souza
ParticipanteNo educativo proposto, o aluno estará em decúbito dorsal segurando o pullbuoy(material em forma de boia), uma mão de cada lado do material e fará o percurso de 25 m de ida e volta, realizando o educativo para treino da pernada.
A intenção da posição em decúbito dorsal é para que o aluno se adapte a posição do nado de costas. As mãos, uma de cada lado do material, irão simular a forma como o braço deve estar totalmente em extensão para que em outro educativo possa aprender a braçada a fim de realizar o movimento completo do nado. As pernas, sem nenhuma resistência, estarão livres e com a finalidade de movimentação, manutenção da sustentação, propulsão e os pés em flexão plantar e voltados para dentro com o intuito de variar as pernadas de 2 a 6 batidas.
Esse educativo tem a associação para a técnica do nado Costas e Crawl.Monique Souza
ParticipanteSim, existe o motivo do nado de Crawl ser o primeiro ensinado entre os demais nados formais, o principal motivo chama-se AMA. A AMA, Adaptação ao Meio Aquático é ensinado pelo professor para mostrar ao aluno a diferença de comportamento que existe no ambiente terrestre e aquático, e quais são as principais características que o aluno deve ter nesses ambientes. A partir desse conceito, ensinado pelo professor, o aluno vai percebendo que existe no Crawl, os fundamentos técnicos como pernada, braçada, rolamento, coordenação braço e perna, respiração, coordenação braço, perna e respiração, saída de bloco, virada e chegada. Esses fundamentos são resultados de um comportamento próprio de ações ensinadas no AMA para o progresso na experiência no meio aquático como: equilíbrio horizontal, perda de apoio plantar, respiração, utilização dos membros superiores para propulsão e utilização dos membros inferiores para equilíbrio na água. Gerando assim um melhor ensinamento do nado Crawl. Eu tive uma experiência assim apenas na faculdade mesmo com a aula de práticas da natação. Por não saber desses conceitos e comportamentos no ambiente aquático, senti grande dificuldade no nado Crawl, especificamente na respiração específica durante o nado.
Monique Souza
ParticipanteEm muitas aulas de natação, vemos a grande preocupação em saber nadar e aprender os nados oficiais, ou porque é bonito ou para se tornar um atleta, mas o principal objetivo de “aprender a nadar” é saber como se comportar em um ambiente aquático e a lidar com diferentes situações dentro da água. Esse conhecimento sobre os níveis procedimental e conceitual fazem total diferença na aula de natação, não só porque ela será uma boa aula com diversas situações lúdicas, obstáculos, mas porque vai trazer um conhecimento além da piscina para os alunos, sejam crianças ou adultos. Esse reconhecimento e aplicação do conteúdo de prevenção, fará com que o aluno sempre saiba se comportar em diferentes ambientes aquáticos, analisar a sua capacidade diante daquela situação e ele irá repassar a informação que recebe em aula. Isso irá tornar o conhecimento além do clube ou academia, será algo que será levado para a vida inteira daquele aluno(a), por isso é tão importante o professor reconhecer a existência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual a fim de ensinar conteúdos de prevenção de afogamentos nas aulas de natação.
Monique Souza
ParticipanteMonique Souza
ParticipanteNão concordo. Independente da etapa que o aluno estiver na aula de natação, seja ele iniciante, intermediário ou avançado, pular o AMA irá prejudicar o aprendizado a longo prazo. Como o próprio professor disse em aula, a dificuldade que um aluno tem em fazer um deslize e a água entrar pelo nariz, ou o aluno não conseguir fazer a virada com a respiração pela boca de forma correta, é um sinal de que a AMA não foi tão eficaz quanto pareceu em aula. O fato é que mesmo que essa etapa não seja importante ou muita das vezes de menos importância para alguns professores, os alunos podem apresentar alguma dificuldade no decorrer da aprendizagem dos nados por falta desse olhar mais específico e minucioso para a aprendizagem da etapa do AMA.
Monique Souza
ParticipanteUm bom profissional absorve os conhecimentos da literatura na faculdade e expõe no intuito de ampliar esse conhecimento para a sociedade. Com a natação apesar de lidar com diversas idades, pessoas muitas das vezes alguma doença crônica, o conhecimento de hidrodinâmica e hidrostática traz um olhar mais amplo do esporte, podendo trazer para o aluno, independente do nível, um melhor desenvolvimento na atividade. Com esse conhecimento sendo passado através dos educativos, o aluno poderá entender como esses conceitos fazem a diferença no nado completo.
Monique Souza
ParticipanteUm dos pontos positivos da concepção Analítica é a divisão das dificuldades dos alunos. Essa opção de aprendizagem possibilita ao aluno o conhecimento específico daquele exercício, o qual apresentou dificuldade. Além disso, o olhar analítico, ou seja, minucioso do professor para a dificuldade do aluno no determinado tipo de nado ou em algum movimento. Trazendo esse ponto positivo para o contexto atual de ensino da natação, a divisão nas dificuldades dos alunos e o método de trabalhar através de exercícios, traz a possibilidade de melhor desenvolvimento e aproveitamento do aluno por meio do exercício de educativos ou livre um melhor resultado para a aula.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Monique Souza.
Monique Souza
ParticipanteObrigada Professor!
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
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