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Micaela Alves da Paz
ParticipanteBoa noite, pessoal!
Obrigada pelas considerações.
Seguem os links finais:
Plano de aula n. 2 – APN – grupo 6: https://drive.google.com/file/d/1mkXNx6BL-62Du56cfH7ITCfXrmRXVTMP/view
Plano de aula n. 4 – APN – grupo 6: https://drive.google.com/file/d/1Sys0JvAjVAPHdWeVDHrNm-wA1x_bWGZS/view
Micaela Alves da Paz
ParticipanteCom certeza. Como os objetivos conceitual e procedimental estão relacionados, fica difícil avaliar o saber fazer sem indiretamente avaliar a compreensão conceitual do aluno. Quanto ao atitudinal, o próprio comentário da Graziela nos trechos “o professor deve passar segurança[…]confiar nele[…], o diálogo entre professor e aluno[…]” nos dá exemplos de objetivos atitudinais a serem desenvolvidos com os alunos e que podem ser avaliados.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteEu considero muito importante para o professor e para a escola de natação considerar sempre os objetivos gerais e específicos do nível do aluno ao montar e realizar a avaliação, seja ela geral ou restrita a determinada aula, desta forma será possível verificar os conteúdos selecionados como relevantes para aquele nível ou momento de aprendizagem.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteSendo bem sincera, acredito que isso depende das características dos meus alunos e da minha turma. As diferentes experiências e habilidades aquáticas e não aquáticas de cada um, pode exigir, por exemplo, que durante a explicação de uma atividade eu precise, descrever(falar), em outros casos demonstrar, levantar e conduzir reflexões.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteComo você disse Marcele, “podendo ocasionar melhoria nas estratégias de movimentação, comando, aderência…”, essas esferas são como ferramentas facilitadoras nas mãos do professor, “dando sentido” e direcionamento às aulas e ao processo de ensino como um todo.
Micaela Alves da Paz
ParticipantePara conduzir os alunos no processo de aprendizagem, o profissional precisa ter em mente, digo, saber de forma clara o que ele deseja que seu aluno alcance, quais as transformações que precisam ocorrer para que a aprendizagem de fato ocorra. Assim, essas esferas ajudam a solidificar os objetivos e a direcionar melhor os conteúdos, para que o professor possa sempre avaliar se a aula preparada responde aos objetivos estabelecidos.
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Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
Micaela Alves da Paz.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteMaria Julia, achei interessante o seu comentário pois correlaciona o planejamento com a avaliação futura, e realmente, sem esse planejamento não seria possível realizar uma comparação com os objetivos e consequentemente, os ajustes necessários para promover o melhor aprendizado. Ou seja, o planejamento evolui para que com ele a qualidade do ensino também evolua.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteSim, um bom planejamento certamente proporcionará maior qualidade pois busca organizar sempre a melhor forma de promover o aprendizado. Acrescento ainda que além do profissional ter seu planejamento, deve ter em mente também que este processo precisa ser constantemente revisado para assim fazer os ajustes necessários e de fato elevar a qualidade do ensino.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteMatheus, achei o seu comentário excelente. Realmente a negligência nesse período da AMA ou até a pressa no alcance dos objetivos pode desencadear falhas e gerar lacunas no processo de aprendizagem. Por isso, é sempre importante que os professores e até os alunos tenham em mente que este é um processo de médio a longo prazo.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteSabe-se que não é possível ensinar todos os conteúdos de uma única vez e além disso, existe uma progressão pedagógica, uma sequência lógica de conteúdos. Sabendo que o nadar é amplo, a divisão é importante para direcionar o foco das atividades (e correções), para estabelecer os objetivos que o professor deseja que o aluno alcance a cada etapa. Considerando ainda que este é um processo de médio a longo prazo, seria equivocado esperar que um aluno iniciante, por exemplo, consiga nadar um estilo formal com perfeição.
Então, essa divisão, além de ser uma forma de organização, vai garantir que cada parte seja ensinada corretamente e que a longo prazo, bons resultados sejam obtidos e o aluno esteja apto para realizar (ou não) a prática aquática que desejar.Micaela Alves da Paz
ParticipantePegando o gancho de alguns colegas, vejo que dentro dos conteúdos da AMA, temos a Propulsão básica e sua execução consiste em deslocar-se no meio aquático sem apoios utilizando os membros inferiores e superiores. Assim, podemos pensar então em diferentes técnicas para esse deslocamento propulsivo. O aluno pode deslocar-se alternando as pernas, alternando pernas e braços, utilizando os membros de diversas formas diferentes. Seguindo esta linha, podemos pensar nessa execução da propulsão de uma forma mais abrangente, para além da AMA, ao considerarmos o deslocamento que é realizado dentro dos conteúdos de ensino da pernada, da braçada e da coordenação braço e perna dos nados formais.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteDeborah, achei bem interessante seu comentário , e destaco positivamente a parte da “importância não só para os nados formais mas também para segurança e familiaridade em ambientes aquáticos”. Apesar da sustentação ser um conteúdo inicialmente da AMA, vemos que ele pode estar presente em diversas situações. Acredito que ele servirá como base também para o alcance da Competência Motora Aquática, que diferentemente da AMA, mais voltada para piscina, desenvolve justamente essa familiaridade com ambientes aquáticos em geral, evitando a exposição a situações de risco.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteBoa noite, pessoal! Espero que estejam bem!
Me chamo Micaela da Paz. Tive um pequeno contato com a natação quando pequena pois meus pais queriam que eu aprendesse a nadar, ou ao menos, a não me afogar…rs E como alguns falaram aqui em cima, voltei a ter contato com a água na disciplina de Prática de Natação. Apesar de não ter outro contato, acho a área da natação interessante e gosto muito do tema de prevenção a afogamentos. Meu e-mail: micaela.eefd@gmail.comMicaela Alves da Paz
ParticipanteOi, Isabela! Você não se expressou mal… eu entendi o que quis dizer e concordo com sua fala…hahaha (acho que a forma que eu escrevi que ficou parecendo que eu discordava)
Micaela Alves da Paz
ParticipanteIsabela, achei bem bacana a sua fala. Quando diz que algum movimento errado “pode ser algo que não influencia diretamente no bom andamento de um nado”. Acredito que neste momento, olhar para os objetivos estabelecidos previamente, pode me ajudar justamente a entender quão relevante é aquele movimento dentro do momento de aprendizagem em que meu aluno se encontra.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteUm ponto que o professor deve se preocupar é conduzir/organizar a avaliação para que ela converse com os objetivos gerais e específicos do nível do aluno (bem como com os objetivos de aula procedimental, atitudinal e conceitual se for uma avaliação de aula isolada) para que não corra o risco de durante a avaliação o professor resolver avaliar algo que o aluno não está preparado para ser avaliado ou algo que não seja relevante para aquele momento da aprendizagem.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteIsso mesmo, Thiago. Observando a sua fala eu me recordava um pouco sobre a pedagogia de Paulo Freire, que busca sempre atribuir sentido e significado aquilo que é passado ao aluno. Eu acredito que essa ligação entre as esferas procedimental, conceitual e atitudinal pode, como você disse, ajudar a cativar o aluno, pois ele entenderá melhor o motivo de cada atividade. Estes objetivos podem também ser alinhados aos objetivos do aluno. Por exemplo: se a aula é para crianças, podemos promover atividades mais lúdicas que permitam que o aluno ao mesmo passo que aprenda, se divirta.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteCom certeza. Dentro dos métodos de ensino temos diversas formas de planejar nossas aulas, e o auto-ensino e a iniciativa do aluno podem ser um desses meios utilizados pelo professor para atingir os objetivos.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteQuanto mais organizado o professor estiver quanto aos objetivos que planeja alcançar, mais fácil será para conduzir os alunos até esses objetivos. Assim, essas esferas ajudam a solidificar os objetivos e a direcionar melhor os conteúdos, para que o professor possa sempre avaliar se a aula preparada responde aos objetivos estabelecidos.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteGéssica e Juliana, achei bacana o comentário de vocês pois ressalta que a existência do planejamento induz a possibilidade de comparação(com os objetivos) e ajustes necessários para promover o melhor aprendizado. Ou seja, o planejamento evolui para que com ele, a qualidade do ensino também evolua.
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Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
Micaela Alves da Paz.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteVemos que muitos professores alcançam alguns objetivos mesmo sem planejamento. Além disso, acredito que dados os diversos estilos de ensino, podemos ter alunos que alcancem sozinhos determinados conhecimentos na natação. Contudo, um bom planejamento com certeza proporcionará maior qualidade já que busca organizar sempre a melhor forma de promover o aprendizado. Então, sim, eu concordo com a afirmação.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteComo mencionado anteriormente pelos colegas, existem vários fatores que dificultam o processo de ensino, desde alunos que entram tardiamente aos próprios valores do clube, ambições econômicas, dentre outros. Alguns desses fatores, o professor não poderá controlar, e isso é normal. Então uma alternativa é focar naqueles objetivos em que o professor pode sim controlar e modificar. Um deles é o planejamento das aulas e conteúdos. Planejar demanda tempo e dedicação, sair da zona de conforto dos conceitos preestabelecidos sobre a natação(ou qualquer tema) e talvez por esse esforço, muitos prefiram “deixar como está”. Porém, tenho certeza que conteúdos bem estabelecidos, organizados influenciarão positivamente no aluno. Lembrando que a aprendizagem não precisa se resumir apenas aos conteúdos da natação, existem conteúdos atitudinais e morais que podem ser trabalhados com os alunos de forma a refletir positivamente nos responsáveis, nos professores e até nos demais funcionários do clube. Talvez assim possamos quebrar este ciclo.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteA divisão é importante para direcionar o foco das atividades (e correções). Sabendo que o nadar é amplo, essa distinção é interessante para estabelecer os objetivos que o professor deseja que o aluno alcance a cada etapa. Visto que este é um processo, acontecerá de médio a longo prazo, então a curto prazo, seria errôneo esperar (e exigir) que um aluno que acabou de iniciar as aulas, saiba nadar um estilo formal com perfeição. Dividir os ensinos é primeiramente uma forma de organização, ela será importante para não pular conteúdos importantes ao aprendizado, garantindo que cada pequena parte seja aprendida com excelência, e consequentemente, o resultado final, após os diferentes níveis de aprendizado seja positivo e possibilite ao aluno dar continuidade (ou não) na experiência aquática que quiser, seja ela competitiva ou regular.
Micaela Alves da Paz
ParticipantePropulsão (AMA):
Dentro dos conteúdos da AMA, temos a propulsão básica e sua execução consiste em deslocar-se no meio aquático sem apoios utilizando os membros inferiores e superiores. Assim, podemos pensar então em diferentes técnicas para esse deslocamento propulsivo. O aluno pode deslocar-se alternando as pernas, alternando pernas e braços, utilizando os membros de diversas formas diferentes. Seguindo esta linha, podemos pensar nessa execução da propulsão de uma forma mais abrangente, para além da AMA, ao considerarmos o deslocamento que é realizado dentro dos conteúdos de ensino da pernada, da braçada e da coordenação braço e perna dos nados formais.-
Esta resposta foi modificada 4 anos atrás por
Micaela Alves da Paz.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteGéssica, gostei muito da sua descrição da técnica de pernada do Crawl, bem detalhada e completa. Destaco positivamente a diferenciação citada entre a frequência de pernada utilizada dentro de cada objetivo competitivo associado a seu respectivo gasto energético nas provas.
Micaela Alves da Paz
ParticipanteBoa noite, pessoal! Sou Micaela, estou no 3/4º período do bacharelado. Quando bem pequena tive a oportunidade de fazer aulas de natação incentivada por meus pais que desejavam que eu aprendesse a não me afogar. Mas só depois da disciplina Prática de Natação que voltei a ter contato. Cursei Fundamentos da Natação online recentemente com o professor Guilherme, e estou de volta para aprender um pouco mais.
Segue meu e-mail: dapaz.micaela@gmail.com
Ah, durante a 1ª aula síncrona, criamos um link do Grupo de WhatsApp para trocarmos uma ideia:
https://chat.whatsapp.com/DI0sroJL8mAJC94XUKk3OBMicaela Alves da Paz
ParticipanteBoa tarde, pessoal! – ATENÇÃO, CORREÇÃO NOS LINKS!
Segue link final dos planos:
Plano de aula – Nado Peito:
https://drive.google.com/file/d/1TuglclM9IYYU-1nZyzAFtmSFmApnPD-v/view?usp=sharingPlano de aula – Nado Borboleta:
https://drive.google.com/file/d/1Ji4-DGPuSiuaC8R4xr66XfdlFR9IdcEJ/view?usp=sharingMicaela Alves da Paz
ParticipanteBoa tarde, pessoal!
Segue link final dos planos:
Plano de aula – Nado Peito:
https://drive.google.com/file/d/1TuglclM9IYYU-1nZyzAFtmSFmApnPD-v/view?usp=sharingPlano de aula – Nado Borboleta:
https://drive.google.com/file/d/1Ji4-DGPuSiuaC8R4xr66XfdlFR9IdcEJ/view?usp=sharingMicaela Alves da Paz
ParticipanteObrigada pelas considerações, professor.
Tenho apenas uma dúvida: nadar o próprio nado não deveria ser com a respiração específica? Nos vídeos que assistimos, quando o aluno ainda não chegou na fase em que trabalhamos a respiração específica, como é o caso do nosso plano, é recomendado que ele faça os exercícios utilizando a respiração geral. Assim estamos seguindo a ordem lógica de ensinamento dos conteúdos, já que respiração específica seria ensinada após a coordenação braço e perna do nado(conteúdo ainda não ensinado).
Micaela Alves da Paz
ParticipanteSaída livre de bloco: autonomia para o aluno realizar(sem a largada do professor) uma(1) saída de bloco com ondulação e uma(1) braçada de borboleta.
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Esta resposta foi modificada 3 anos, 8 meses atrás por
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