Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
MarcioNovaes
ParticipanteComentários do Grupo 3 sobre os planos do Grupo 4
PLANO DE AULA 1: Nado costas
• O grupo entendeu que o ensino formal dos nados para crianças de 7 e 8 anos pode não ser muito adequado.
TEMA
• Poderia ter sido mais objetivo: “Braçada e pernada do nado costas”, por exemplo.
OBJETIVOS DE ENSINO
• Procedimental: precisa ser mais objetivo e claro, indicando o que de fato se pretende alcançar ao final da aula com o aluno.
• Conceitual: entendemos a ideia do texto, só precisa melhorar como isso pode ser dito. Sugestão: “Entender como coordenar braçada e pernada do nado costas”
• Atitudinal: ok!ATIVIDADES
• Início: qual o tema da aula passada? Quais as problemáticas que serão discutidas? Esses pontos ficaram em aberto;
• Aquecimento: não entendemos muito bem como serão os aquecimentos;
• 1º e 2º momentos Ok, mas o 3º não compreendemos muito bem a parte de chegar “na plataforma (tapete)”;
• Parte final: a ideia é bastante interessante e poderia fazer parte da parte principal da aula;
• De maneira geral, os exercícios propostos foram interessantes, com progressão pedagógica. Apenas atentaria para ser mais específico no que se pretende naquela aula e tentar estipular menos quantidade de exercícios e escolher aqueles que de fato levem ao objetivo proposto.__________________________________________________________________________________________________________________________
PLANO DE AULA 2: Nado crawl
• O grupo entendeu que o ensino formal dos nados para crianças de 7 e 8 anos pode não ser muito adequado.
TEMA
• Poderia ter sido mais objetivo: “Braçada e pernada do nado crawl”, por exemplo.
OBJETIVOS DE ENSINO
• Procedimental: precisa ser mais objetivo e claro, indicando o que de fato se pretende alcançar ao final da aula com o aluno.
• Conceitual: entendemos a ideia do texto, só precisa melhorar como isso pode ser dito. Sugestão: “Entender como coordenar braçada e pernada do nado crawl e sua relação com a melhora da qualidade do deslocamento”, algo do tipo… (lendo o plano de aula todo, percebemos que não houve atividades de coordenação, apenas atividades de braço e atividades de perna em separado. Precisa ajustar estes ponto em função deste objetivo aqui)
• Atitudinal: a parte “realizar as atividades propostas” poderia ser retirado.MÉTODO
• Essa parte precisa ser consertada. No plano anterior (nado costas) estava ok.ATIVIDADES
• Início: aquecimento fora da piscina é uma boa!
• Parte principal: entendemos ser um grupo de iniciantes na aprendizagem, então parece que uma criança não vai conseguir ajustar a técnica da outra. A primeira atividade, desta forma, talvez não seja tão interessante e a evolução de exercícios ao longo da aula foi muito rápida.
A atividade 4 poderia ser a primeira, complementando o aquecimento feito fora da piscina.MarcioNovaes
ParticipanteO reconhecimento destes níveis de aprendizagem fornece ao professor a capacidade ferramental de poder trabalhar as suas aulas de maneira mais assertiva em função do grupo que a está praticando. Alguns alunos poderão trabalhar mais a parte procedimental, outros a parte conceitual e alguns mais a parte atitudinal, de forma que todos possam, ao final, terem “melhorado” um pouco nos quesitos propostos pelo professor para aquela aula.
MarcioNovaes
ParticipanteConcordo, sem dúvidas. O planejamento é “o guia” do professor de natação e deve ser pensado previamente e cuidadosamente tanto do ponto de vista macro (a longo prazo) quanto micro (planejamento das aulas em si). Sem um planejamento adequado, o processo de ensino aprendizagem fica à mercê da capacidade do aluno em absorver o que está sendo passado e do que o professor é capaz de lembrar para ensinar em determinado momento, sendo algo, no mínimo, ineficiente. Muito provavelmente a progressão pedagógica ficará prejudicada e o resultado poderá ser um aluno desmotivado em pouco tempo e que poderá desistir das aulas ou terá défictis de aprendizagem que poderão prejudicar toda sua evolução dentro da modalidade.
MarcioNovaes
ParticipanteEm se tratando de um corpo, entendo que, sendo ele rígido, a massa específica “densidade”) dele é uma só. No caso, a força da gravidade atua no centro de gravidade e o empuxo age no centro de volume. Se ambos forem iguais, o corpo fica parado, se forem diferentes, ele roda. Agora se tratando da possibilidade de haver, por exemplo, uma flexão de joelho, vc mexe em ambos os centros e continua valendo a mesma premissa que falei anteriormente, mas pode ser que um corpo que rode, pare de rodar, por exemplo, pelo simples ajuste na posição dos membros. Conversamos mais na aula. Pode ser?
MarcioNovaes
ParticipanteA divisão dos conteúdos em níveis de aprendizagem permite ao praticante da natação progredir de maneira mais eficiente dentro da modalidade. Os níveis de aprendizagem funcionam como pequenos degraus que vão sendo subidos paulatinamente de forma que os tropeços sejam minimizados, o que, nesse caso, pode ser perigoso por se tratar de um ambiente com risco de morte. No entanto, estes níveis de aprendizagem não podem ser completamente engessados, tendo em vista que cada ser humano irá percorrer essa trilha previamente pensada de acordo com as suas facilidades genéticas, cognitivas e de acordo com o seu ambiente biopsicossocial. Cabe ao profissional saber adaptar as necessidades e preferências do aluno, dentro dos níveis de aprendizagem, em função do objetivo final. Ou seja, os níveis de aprendizagem servem como “um norte” geral para onde se deve seguir, mas a maneira como isso irá ocorrer deverá perpassar pela capacidade do profissional em educar fisicamente o sujeito.
MarcioNovaes
ParticipantePela foto, correto?
MarcioNovaes
ParticipantePresencialmente consegui pegar fundamentos em 2019 com você.
Posso sim, professor, mais em relação à questão de hidrodinâmica, conceitos. Inclusive acabei de fazer uma contribuição no Fórum 2 sobre hidrodinâmica. Podemos bater um papo sobre. Estou às ordens para o que precisar. Abraço e ótimo final de semana.MarcioNovaes
ParticipanteBom dia a todos.
Vou conceitualizar o conteúdo “Flutuação”.
Flutuação é a capacidade de um corpo em se manter em equilíbrio no meio fluido. Exemplos: um copo pode flutuar na água, um pedaço de madeira pode flutuar no mar, assim como um pastel pode flutuar no óleo durante seu cozimento. No que diz respeito à natação, flutuar significa que o corpo humano está em equilíbrio com um meio aquoso (mar, piscina, açude, rio…). Para que haja a flutuação a massa específica do corpo (em inglês “density”, daí a tradução equivocada) deve ser igual ou inferior à massa específica do líquido, sendo a massa específica dada pela relação (divisão) entre a massa do corpo (geralmente em unidade de “kg” – kilograma”) e o volume que ele ocupa no espaço. Se a massa específica do corpo for superior à do fluido (no caso, a água), ele afunda. À relação entre massas específicas é dado o nome de densidade (em inglês chamada de “specific gravity”). Se a densidade for maior que 1, significa que a massa específica do corpo é maior do que à da água e, neste caso, o corpo afunda. Se for igual a 1, ele flutua submerso. E se for menor que um, ele flutua de forma que uma parte dele se encontre na superfície, ou seja, emersa. Esta informação vem de uma equação matemática que estipula que, para que haja flutuação, o peso do fluido (P = m x g; P = peso, m = massa, g = aceleração da gravidade) deve ser igual ao empuxo, onde empuxo é igual ao peso do fluido deslocado pela presença do próprio corpo. Não entrarei em detalhes matemáticos desta relação, mas se quiser posso explicar melhor.Desta forma, fica claro que para que haja flutuação de um corpo no meio aquoso a sua massa específica deve ser inferior ou igual à da água. Assim sendo, a capacidade de flutuação das pessoas varia em função do volume que seu corpo ocupa no espaço como também da massa que o mesmo possui.
Abraço a todos.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 5 meses atrás por
MarcioNovaes.
MarcioNovaes
ParticipanteEngenharia Química, professor.
MarcioNovaes
ParticipanteBoa noite.
Sou Márcio Novaes e tenho 33 anos.
Essa é a minha segunda graduação.
Minha experiência com natação começou aos 3 anos e foi até os 13. Atualmente nado por diversão.
Costumava competir, mas nada profissional.
Atualmente trabalho em outra área e estagio em um estúdio de musculação para personais.Abraço e um bom curso a todos!
Cel.: (21) 98193-0042
E-mail: marcio_novaes88@hotmail.com -
Esta resposta foi modificada 3 anos, 5 meses atrás por
-
AutorPosts