Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Marcele Cataldo
ParticipanteConcordo com a opinião dos demais alunos. Acredito que a avaliação faz com que seja necessário um planejamento, observações e anotações dos alunos no dia da aula a fim de que o professor seja mais assertivo com os alunos, tendo sempre em vista os objetivos traçados. A avaliação deve ser feita não só pelo saber fazer, mas também pelos conhecimentos como um todo (procedimental, atitudinal e conceitual). Além disso, a avaliação é feita de forma diferente para cada nível de ensino podendo ir da habilidade de deslocamento na água até o condicionamento físico de um indivíduo. Um ponto importante está relacionado com a padronização dos critérios avaliativos seja na avaliação diagnóstica, somativa ou final a fim de que ao longo dos anos possamos observar o verdadeiro progresso e desenvolvimento concreto dos alunos.
Marcele Cataldo
ParticipanteAcredito que o reconhecimento da existência dos níveis de conhecimento atitudinal, procedimental e conceitual pode ajudar o professor a conduzir melhor uma aula. Isso porque, os níveis de conhecimento englobam valores, atitudes, normas, estratégias de aprendizagem, conhecimento de conteúdos, entre outros, que são capazes de ressignificar aulas, atividades e conteúdos fazendo com que o aluno seja capaz de levar os aprendizados para outros ambientes tornando o processo de ensino-aprendizagem da natação significativo.
Marcele Cataldo
ParticipanteAcredito que se não temos previsibilidade e controle total da aprendizagem com o planejamento, as chances de se atingir um objetivo sem o planejamento são muito menores. É necessário traçar metas e elaborar estratégias de aprendizagem no planejamento, sabendo que o mesmo não se reduz à elaboração, estende-se também à execução.
Marcele Cataldo
ParticipanteConcordo. Planejar significa organizar e acredito que a organização de conteúdos e atividades é fundamental para alcançar um determinado objetivo traçado. É necessário que o professor saiba o que vai ensinar, como vai ensinar, para quem vai ensinar, entre outros fatores importantes que caso não estejam estabelecidos podem desencadear o desinteresse dos alunos e frustração de professores e alunos pela desorganização de aulas. Além disso, também acredito que planejamentos não devem ser engessados e podem ser passíveis de mudanças justamente por não ser um processo linear e uniforme.
Marcele Cataldo
ParticipanteUma ótima pergunta, professor.
Acredito que o não planejamento de aulas reflete o descomprometimento do profissional com os seus objetivos e metas. Outro ponto possível seria relacionado ao desconhecimento sobre a própria organização da empresa.Marcele Cataldo
ParticipanteAcredito que no processo de aprendizagem é de muita importância a divisão em níveis de acordo com as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos pelos alunos. Além disso, os exercícios e estratégias devem ser coerentes aos níveis pedagógicos e maturacionais de cada faixa etária. Isso porque, quando o ensino da natação é feito com os devidos cuidados relacionados aos níveis de aprendizagem e faixa etária, os alunos conseguirão se desenvolver melhor por diversos fatores, são eles: a atividade será mais prazerosa, o risco de desenvolver vícios é menor, os alunos estarão em um nível aproximado o que faz com que o mesmo não se sinta constrangido ou envergonhado de não saber algo, o risco de acidentes são menores, a progressão de atividades estará de acordo com o aluno, entre outros.
Marcele Cataldo
ParticipanteProfessor, para uma pernada com mais eficiência a correta posição dos pés é indispensável. No nado peito temos a dorsiflexão, diferente dos outros nados, e acredito que a parte interna é “responsável” pela propulsão no nado peito.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Marcele Cataldo.
Marcele Cataldo
ParticipanteEscolhi o momento de Adaptação ao Meio Aquático (AMA) por considerar essa fase de extrema importância para o desenvolvimento da criança ou do adulto, tanto no momento inicial como também nos futuros aprendizados. Isso porque, essa fase apresenta diversos objetivos, tais como: vencer o medo, ultrapassar sinais de inadaptação, aquisição de autonomia e habilidades aquáticas básicas. Dessa forma, entendemos que a Adaptação ao Meio Aquático é um processo que envolve a iniciação a natação recorrendo ao domínio do corpo na água e à familiarização com o novo meio (aquático).
A partir disso, diante de diversos conteúdos presentes nessa etapa de aprendizado como a descontração facial, apnéia voluntária, visão subaquática, flutuação, respiração, sustentação, deslize, salto, giro e propulsão básica, escolhi o conteúdo de respiração para descrever a técnica de execução.
No meio aquático, a inspiração deve ser feita pela boca e a expiração pelo nariz, em alguns casos os alunos preferem expirar pelo nariz e boca. Inicialmente, a utilização de objetos, como uma bolinha de pingue pongue, pode ajudar na etapa inicial de adaptação à diferente forma de respiração comparada ao meio terrestre. Outro exemplo de atividade seria os alunos com a mão na borda da piscina realizando a expiração dentro da água. -
Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
-
AutorPosts