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Manuela Issa
ParticipanteOii boa tarde
Seguem os planos de aula, do grupo 2, revisados para entrega final.
https://drive.google.com/file/d/1Jq68nTgiGthRHuLRRu7c91KI3_ZW4Rn1/view?usp=sharingGrupo 2 – planos de aula entrega final
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Manuela Issa.
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Manuela Issa.
Manuela Issa
ParticipanteConsiderações do grupo 2 para os planos de aula do grupo 1:
O plano de aula é um guia para auxiliar como a aula deve ocorrer e ser aproveitada da melhor maneira possível. Com isso, podemos observar que o plano de aula do grupo 1, está bem preciso e com o máximo de informações para que, por exemplo, algum substituto, caso precise, possa dar a aula.
Fora definido de forma precisa a unidade, tema, objetivos, método e as atividades, que são itens de extrema importância.
São dois nados “difíceis” para turmas iniciantes e que fora, ao meu ver, fundamental os cinco minutos iniciais para introduzir o tema. Entendo, porém, que a parte inicial poderia ter sido mais aproveitada, devendo ser mostrado e explicado o nado peito e todas as suas partes, junto com alguma atividade lúdica que remetesse ao tema. Pois, assim estaríamos introduzindo, de uma melhor forma, para a parte principal.
E acho importante ir desmembrando o nado, conforme fora colocado sobre o tema ser somente a braçada, pois como são iniciantes a ideia é de compreender o nado como um todo e todas as suas partes.
O segundo plano, em relação ao nado borboleta, posso dizer o mesmo que o primeiro, visto que é um nado difícil e deve ser desmembrado para melhor entendimento da turma iniciante. Sendo definido também de forma precisa a unidade, tema, objetivos, método e as atividades, que são itens de extrema importância.
O aquecimento, neste plano, fora bem colocado para que fosse introduzido o movimento de ondulação. Porém, acho que trazendo imagens (que dê para levar a piscina) poderia ser uma boa forma de introdução também.
A parte principal fora bem pensada, detalhada e escrita, sem observações a serem feitas.
E em relação aos dois planos, acho a ideia de abrir para conversa no final das aulas muito boa. Pois assim, os alunos se sentirão mais confiantes/confortáveis em expor sua dificuldades, por exemplo.
Sem esquecer que o plano sempre poderá estar sujeito a alterações e é bom alertar sobre isso conforme fora feito pelo grupo.Manuela Issa
ParticipanteSabemos que não é tão fácil assim como parece avaliar/testar a aprendizagem da natação. E que, na maioria, há um foco no saber fazer. Mas é necessário ter também o foco no conceitual e atitudinal, que é de suma importância.
Como por exemplo, o que o indivíduo entendeu daquilo que foi determinado pelo professor? Assim não há o fazer pelo fazer e saber fazer e sim, há um entendimento. E, na minha opinião, acho que o professor deve se atentar a tudo, mas também a esse ponto.
Assim, através da avaliação, o professor que está observando pode realizar mudanças no planejamento e melhorar o que precisar.Manuela Issa
ParticipantePenso que através desses níveis, consegue-se realizar um planejamento melhor.
O professor vai entender, através desses, o que deve ser feito e o que tem sido realizado. Sendo assim, será mais fácil de identificar se os objetivos (procedimental, conceitual e atitudinal) foram alcançados, tendo um maior auxílio na condução da aula.
Muitos professores ainda não os utilizam e poucas vezes, em um plano de aula, vi/li sobre os mesmos de forma mais detalhada.Manuela Issa
ParticipanteSim, concordo. O planejamento é fundamental para que a ação educativa seja realizada intencionalmente de forma a organizar atividades de ensino e que não haja um ensino vazio ou oculto, que é quando não sabemos nem o rumo da nossa aula e essa não tem ligações com as aulas anteriores ou futuras.
O planejamento deve ser pensado em longo, médio e curto prazo e será o rumo do professor, que de acordo com aluno, grupo ou algum fator podem haver adaptações/mudanças.
E é a partir desse caminho do planejamento que iremos entender se estamos “alcançando” nossos objetivos.Manuela Issa
ParticipanteOi gente…. estou tentando colocar todos no grupo do whatsapp.
Porém, caso alguém ainda não tenha entrado, colocarei aqui o link do grupo.
https://chat.whatsapp.com/LSMMStI8a5jKvLJIuKKJuLBoa noite!
Manuela Issa
ParticipanteÉ de grande importância a divisão dos conteúdos de ensino.
Inicialmente devemos pensar que cada aluno tem um determinado tempo e modo de aprendizagem e esses níveis devem caminhar de acordo com os mesmos para que não venham a causar nenhum trauma, respeitando a sua individualidade, através de uma “administração” do professor.
E nesse sentido, fazer com que aquele aluno iniciante, por exemplo, tome gosto pela natação e a leve ao longo da vida. Deste modo, é importante que o professor auxilie que cada nova etapa seja desafiadora e estimulante.
A adaptação ao meio líquido auxilia no desenvolvimento e interação daquele indivíduo com o meio. Sendo assim, estimula diversos pontos como o desenvolvimento motor e construção corporal, por exemplo.Manuela Issa
ParticipanteBoa noite a todos
Vou falar sobre os conceitos empuxo e gravidade, conectado a sustentação:
O corpo sofre a ação de duas forças.
Em relação ao empuxo, podemos falar sobre a ideia de carregar uma pessoa de forma mais fácil dentro da água do que fora da água. Essa força é o empuxo que está atuando de baixo para cima, ao contrário da gravidade que atua de cima pra baixo.
É a interação entre essas forças que vai determinar se um corpo vai boiar/flutuar ou afundar.
A gravidade leva em consideração a massa do corpo. Já o empuxo leva em consideração o volume do corpo.
Para mover o corpo é necessário utilizar a movimentação dos braços, havendo assim uma força de impulso sendo colocada para frente. Já a água exerce uma força de arrasto, que é contra o seu movimento.
Nos diversos estilos de nado, a força de impulso é produzida pelos braços e pés.
Podemos então pensar na sustentação que é a movimentação de braços e pés para permanecer na superfície, não confundir com propulsão. A modificação das mãos vai nos dizer o movimento do corpo e entender essa movimentação é bem importante para um aluno iniciante conseguir se sustentar na água.Manuela Issa
ParticipanteOi gente!
Meu nome é Manuela Issa e tenho 26 anos.
Já sou formada em Licenciatura e consegui reingressar no Bacharel em Educação Física.
Realizei a pós-graduação com o Professor Paulo em Pedagogia Crítica da Educação Física pela UFRJ.
Em relação a experiência com natação, confesso que tive pouca.
Fui monitora voluntária na disciplina de Nado Sincronizado com a professora Sônia.
Meu email é: manuelaissak@gmail.com
E vou deixar meu telefone, caso o grupo do whatsapp seja feito: (21) 99305-4263
beijos. -
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