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Lucas da Cruz
ParticipanteCertamente, acredito que a chave para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados é ter um bom planejamento. De forma que sejam elaborados todos os objetivos que devem ser alcançados ao longo daquela unidade, tanto os de curto prazo/imediatos quanto os de longo prazo. Além disso, durante o planejamento é possível definir qual ou quais metodologias serão utilizadas durante esse processo e é durante o planejamento que o professor deve pensar e organizar todo o conteúdo que será trabalhado com aquela turma, de uma maneira que seja facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, propiciando que haja uma constante evolução dos alunos durante as aulas e claro, respeitando as limitações de cada um.
Acho importante ressaltar que mesmo tendo um planejamento prévio, é importante saber lidar com imprevistos e adequações que possam surgir o longo das aulas, e sempre que possível fazer uma auto avaliação de seu planejamento para verificar se são necessários ajustes ou não.Também é interessante pelos motivos citados pelos colegas acima, em relação aos responsáveis legais pelos alunos terem conhecimento do que será e como será trabalhado com os alunos, a questão de ser necessário um professor substituto por algum motivo e o mesmo ter como dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido.
Lucas da Cruz
ParticipanteAo meu ver, essa divisão em etapas é necessária tanto para o processo de aprendizagem por parte do aluno quanto para o professor, para que seja elaborado o planejamento adequado e que sejam feitas avaliações qualitativas ao longo das aulas a fim de verificar se o seu plano pedagógico está de fato funcionando e seus objetivos estão sendo alcançados.
Mais especificamente em relação aos alunos, devemos considerar que cada indivíduo irá se desenvolver no seu tempo e uns com mais facilidade do que outros, ao realizarem tarefas onde ocorra uma progressão pedagógica adequada se sentirão motivados ao perceberem sua própria evolução e também serão capazes de ter uma base consolidada na AMA, o que facilitará o aprendizado dos nados formais. Quando chegam aos nados formais também é necessário que exista essa preocupação em dividir o processo de aprendizagem da técnica, de forma que os alunos realizem atividades adequadas ao seu nível de desenvolvimento.
O professor deve ter em mente durante a elaboração do seu planejamento quais são os objetivos de cada uma das unidades que serão trabalhadas de forma que dentro de cada uma sejam feitos os planos de aula adequados, respeitando uma progressão pedagógica , além disso, deve ter em mente que mesmo com as tarefas e objetivos já definidos pode se fazer necessário algumas adaptações no decorrer do curso, sendo adaptações pontuais durante uma aula ao observar que determinada tarefa não está promovendo o resultado adequado (coletivamente ou individualmente) ou até mesmo precisar rever toda uma unidade ou várias aulas, caso os objetivos definidos no começo não estejam sendo alcançados, isso deve ser observado mediante o resultado das avaliações que o professor utiliza no decorrer de cada unidade ou bloco.
Lucas da Cruz
ParticipanteConteúdo : Pernada nado Crawl
O aluno deve estar em posição de decúbito ventral, as pernas se movem alternadamente, com trajetórias descendente e ascendente.A trajetória descendente da pernada tem inicio com o calcanhar alinhado a superfície da água, seguido por uma leve flexão de quadril (coxa sobre o tronco) e também flexão de joelho, os pés devem estar em flexão plantar levemente abduzido, fazendo o movimento para “empurrar a água para baixo”. A trajetória ascendente é o movimento oposto, realizando o movimento de extensão nas articulações de quadril e joelho, o posicionamento dos pés deve ser mantido.
Lucas da Cruz
ParticipanteBom dia !
Meu nome é Lucas da Cruz, sou aluno do 9º período. Tive um pouco de contato com a natação quando era criança e fiz aulas em um Clube, depois disso fiquei bastante tempo sem contato com a natação, apenas nadando de forma recreativa nos momentos de lazer. No período passado cursei a disciplina de Fundamentos da Natação e foi muito proveitoso. Espero que em breve eu possa ter mais experiências práticas com a natação.
Meu e-mail é lucaxcruz91@gmail.com e meu Whatsapp é (21)98091-2631.Lucas da Cruz
ParticipanteComo já observado pelos colegas, acredito que o ensino do nado medley pode tornar a aula mais atrativa para os alunos, fugindo um pouco do que é visto “tradicionalmente” nas aulas de Natação onde costumam ser trabalhados apenas conteúdos dos nados formais.
Além disso, acho válido poder proporcionar aos alunos o máximo de vivências e experiências motoras distintas durante as aulas, certamente trará benefícios na construção do acervo motor do aluno. Também tem a questão do trabalho em equipe quando falamos sobre o Medley na categoria de revezamento, que é uma forma de fazer com que os alunos tenham uma experiência de atividade coletiva na natação, visto que nos nados formais são enfatizadas atividades individuais.
E é um conteúdo que pode ser trabalhado mais de uma vez durante o planejamento, fazendo as adaptações necessárias quanto ao nível que os alunos se encontram, pois a cada vez que esse conteúdo voltar a ser trabalhado o desempenho dos alunos será diferente, visto que estarão em um nível de aprendizados dos nados tradicionais cada vez mais alto.Lucas da Cruz
ParticipanteBoa tarde.
Professor, agradeço imensamente pela compreensão em relação ao prazo para o envio do trabalho.
Muito obrigado pelas considerações, seguem abaixo os links com as versões atualizadas dos planos, conforme as observações feitas.
Abraço
Lucas da Cruz
ParticipantePartindo do princípio que o aluno já domina a técnica do nado peito, seria proposto o seguinte exercício para o ensino da pernada :
Se deslocar de uma borda a outra da piscina realizando a pernada do nado borboleta e a braçada do nado peito com a respiração frontal, sendo a realizadas 2 pernadas a cada braçada com respiração frontal.Lucas da Cruz
ParticipanteConsiderações
NADO BORBOLETA
Acredito que o tempo de duração da aula deveria ser maior, 20 minutos não seria tempo suficiente para o desenvolvimento da aula.
No objetivo procedimental poderia estar mais objetivo, especificando a distância e como será realizada a respiração.
Na parte inicial já está propondo aos alunos que realizem o nado borboleta, acredito que não seja o ideal, visto que no plano de aula o objetivo é que os alunos aprendam a pernada do nado, ou seja, ainda não sabem executar a técnica do nado.
O tempo de 15min pra parte principal é insuficiente para a realização de todas as atividades propostas.
O titulo da referência citada deve estar em negrito.
NADO PEITO
Conforme citado no plano anterior, acredito que o tempo de duração da aula deveria ser maior, 20 minutos não seria tempo suficiente para o desenvolvimento da aula.
A faixa etária está muito abrangente.
Na atividade inicial é sugerida uma atividade que os alunos usem uma venda, não acho que seria seguro para os alunos esse tipo de recurso.
Na parte principal é sugerida primeiro uma atividade fora da água, acredito que os alunos deveriam primeiro realizar o movimento dentro da água e somente após essa experiência, caso necessário, o professor deveria recorrer á atividades fora da água.O titulo da referência citada deve estar em negrito.
Lucas da Cruz
ParticipanteBoa noite,
Acredito que por ser um nado com movimentos que não são tão intuitivos/naturais devemos utilizar uma variedade de estratégias e observar qual o aluno vai responder melhor. Começaria com uma apresentação do nado já dentro da água, realizando atividades em que os alunos devessem realizar a pernada do nado peito após instrução verbal do professor e também com o professor mostrando o movimento, após esse primeiro momento pediria um feedback aos alunos sobre quais foram as maiores dificuldades encontradas para a realização do movimento e a partir destas informações e acrescidas observações feitas enquanto eles estavam fazendo a atividade, propor os educativos necessários, sejam dentro da água ou fora da água, podendo recorrer também a exibição de vídeos ou imagens que ilustrem a execução correta do movimento da pernada.
Lucas da Cruz
ParticipantePodem sim.
Lucas da Cruz
ParticipanteBom dia.
Fábio e Prof. Guilherme, agradeço imensamente pelas considerações.
Seguem abaixo os Links dos Planos Atualizados :
Lucas da Cruz
ParticipantePlano nado Costas
A primeira consideração é em relação à duração da aula, acredito que para essa faixa etária e para o objetivo proposto 20min totais de aula são insuficientes.
No objetivo conceitual está associando a pernada adequada a um maior deslize, no entanto a pernada está mais relacionada à flutuação e equilíbrio do corporal.
Na parte inicial é proposta uma conversa com os alunos e também uma atividade de aquecimento, 3min seriam insuficientes para a realização de ambas as atividades.
Em relação ao método, acredito que o mais correto seria o Por Comando já que as atividades propostas são especificadas pelo professor claramente como devem ser realizadas.
Em relação às atividades principais, conforme já exposto acima, acredito que 15 minutos sejam insuficientes para a realização adequada de atividades que farão com que os alunos consigam assimilar os movimentos corretamente, sendo necessário um tempo maior de aula e uma quantidade maior de exercícios. Visto que apenas uma atividade proposta não proporciona uma progressão pedagógica durante a aula.
Ainda sobre as atividades principais, observei que é utilizado material de apoio durante toda a atividade e em nenhum momento é solicitado aos alunos que executem a tarefa descrita como o objetivo procedimental, que seria realizar a pernada do nado Costas com os braços estendidos acima da cabeça e se deslocar pela piscina sem material de apoio. O objetivo procedimental deve ser atingido dentro da parte principal da aula.Lucas da Cruz
ParticipantePlano nado Crawl
A primeira consideração é em relação à duração da aula, acredito que para essa faixa etária e para o objetivo proposto 20min totais de aula são insuficientes.
No objetivo procedimental poderia estar mais especificado o posicionamento do corpo, principalmente o posicionamento das mãos e que apenas a face deve estar submersa, caso o aluno tente colocar toda a cabeça dentro da água irá causar um desequilíbrio no posicionamento corporal e dificultar a flutuação.
Observei que na parte inicial não é sugerida nenhuma atividade em específico que possa servir como um aquecimento, sugiro propor alguma atividade mesmo que lúdica para deixar os alunos mais preparados para o início da parte principal.
Em relação às atividades principais, conforme já exposto acima, acredito que 14 minutos sejam insuficientes para a realização adequada das três atividades propostas. Além disso, a soma do deslocamento de todas as atividades é de apenas 90m, sendo 30m de deslocamento para cada uma, sugiro que seja realizado um número maior de séries de cada exercício a fim de permitir que o aluno realmente consiga assimilar os movimentos.
Ainda sobre as atividades principais, observei que em nenhum momento é utilizado material de apoio, o que pode criar dificuldade em um primeiro momento para alunos mais inseguros. Começaria sugerindo que na primeira atividade fosse usado algum material para que o aluno pudesse focar em realizar as pernadas do Crawl corretamente sem precisar também lidar com a flutuação em um primeiro momento, e depois ir aumentando a dificuldade das atividades dentro de uma progressão pedagógica.
Em relação ao método, acredito que o mais correto seria o Por Comando já que as atividades propostas são especificadas pelo professor claramente como devem ser realizadas.Lucas da Cruz
ParticipanteUm dos conteúdos técnicos de Costas que acredito ser de mais fácil associação com o nado Crawl seria a pernada, inicialmente mudando basicamente apenas a posição do corpo de decúbito ventral para decúbito dorsal durante sua execução. Além disso partindo de uma progressão pedagógica onde o aluno já domina a técnica do nado Crawl e será iniciado no nado Costas e sendo a pernada o fundamento essencial para a iniciação no nado Costas podemos realizar a seguinte atividade:
Pedir que o aluno inicie o deslocamento pelo comprimento da piscina realizando a técnica o nado Crawl e a cada 4 braçadas gire o corpo se mantendo na posição de decúbito dorsal, com os braços estendidos lateralmente ao tronco e continue realizando as pernadas assim como estava fazendo no nado Crawl, a cada ciclo de 6 pernadas, girar novamente o tronco retornando à posição de decúbito ventral e dando continuidade ao deslocamento pela piscina com o nado Crawl, sempre fazendo essa alternância até chegar a outra borda.
Dependendo do nível dos alunos, pode-se aproveitar e pedir que também façam o giro sendo a entrada através do nado Crawl e a saída já no posicionamento exigido para o nado Costas, dando continuidade ao exercício proposto.Lucas da Cruz
ParticipanteAcredito que tradicionalmente seja apresentado primeiro aos alunos por ser um nado com movimentos mais fáceis de serem assimilados e reproduzidos, principalmente se os alunos tiverem tido uma boa AMA, já terão noções sobre as braçadas, pernadas, sustentação do corpo na posição de decúbito ventral, etc. Além disso, por ser um nado que o aluno consegue mesmo sem muita técnica se deslocar mais rápido na piscina quando comparado a outros nados e por ser um nado mais “conhecido”, acaba entrando como um fator motivacional para o aluno. No entanto, nada impede que possa se iniciar a apresentação dos nados formais de uma forma diferente, sendo pelo peito ou costas ou até mesmo mesclando técnicas diferentes durante o ensino de um determinado nado de forma a ajudar o aluno a fazer uma diferenciação entre as técnicas, desde que o professor avalie as condições daquele aluno/turma e julgue possível fazer essa progressão do ensino dos nados dessa forma, considerando as experiências prévias da AMA destes alunos.
Lucas da Cruz
ParticipanteOi, Daniel !
Agradeço por ter lido nosso plano de aula e feito suas considerações.
Percebi que só pôde iniciar na disciplina agora, caso precise de algum apoio é só falar.Até mais.
Lucas da Cruz
ParticipanteBom dia .
Segue o link para acesso ao nosso Plano de Aula com as correções sugeridas :
https://www.dropbox.com/scl/fi/57yesp457evoaxes9qe0v/Plano-de-Aula-Grupo-2-vers-o-final-corrigida.docx?dl=0&rlkey=sf3678ryt3hs9m86jd8sols2mLucas da Cruz
ParticipanteBoa tarde, Prof. Guilherme.
Agradeço pelo feedback e pelas observações.
Assim que eu chegar do trabalho hoje postarei o link contendo a versão final com as devidas correções, tentei fazer pelo celular mas não obtive sucesso.Lucas da Cruz
ParticipanteProf. Guilherme, agradeço pelas considerações.
Sobre as considerações :
1. Realmente não descrevemos detalhadamente o posicionamento do aluno e colocarei os complementos necessários.2.Nessa parte inicial nossos objetivos eram os seguintes:
Na primeira atividade : que o aluno se familiarizasse com a posição de decúbito dorsal para que posteriormente sentisse mais confiança para se manter nessa posição sozinho.
Na segunda atividade : que o aluno compreendesse e reproduzisse através de uma progressão pedagógica as etapas de inspiração, apneia e expiração. Permitindo que na hora de executar o salto na piscina não inspirassem água. Pensamos nele como uma etapa de preparação mesmo.O senhor sugere que a gente altere ou ao considerar as informações acima ficou um pouco mais clara a nossa proposta ?
3. Conferi aqui e realmente o Título do livro citado não foi colocado em negrito.
Farei as correções necessárias e colocarei aqui a versão final do nosso plano de aula.
Lucas da Cruz
ParticipanteA nível procedimental pode ser trabalhado nas aulas situações que simulem uma situação de afogamento, ensinando ao aluno como deve agir ao passar por uma situação dessas ou até mesmo presenciar uma. Por exemplo, praticar durante aula o deslocamento pela piscina “rebocando” um outro aluno que esteja apoiado em um objeto flutuante, mostrar como seria a melhor forma de abordar uma pessoa numa situação de afogamento, etc.
A nível conceitual pode ser abordado conteúdos teóricos sobre prevenção de afogamentos, identificação dos riscos, analisar uma situação para verificar qual a melhor maneira de agir, noções básicas de primeiros socorros a afogados, etc. De forma que o aluno compreenda esses conceitos e o ajude a manter a calma , analisar a situação e tomar a melhor decisão, caso se encontre em uma dessas situações ou presencie uma. Esse papel da abordagem conceitual é muito importante pois a melhor maneira de evitar um afogamento é a prevenção, e ela se dá a partir do momento que o indivíduo tem um conhecimento teórico adequado e possui a consciência dos seus limites.
Lucas da Cruz
ParticipanteBoa noite,
Então, nós vimos sobre as fases motoras em outras disciplinas (Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora , Educação Infantil e Metodologia do Ensino ) e constavam lá divisões de acordo com a idade na qual a criança se encontra, especificamente nesse caso observamos que a fase motora fundamental seria de 4-7 anos e a fase motora especializada sendo dos 7 em diante. Claro que na prática isso deve ser avaliado pelo professor pois cada indivíduo irá se desenvolver em um ritmo próprio, de acordo com suas vivências. Além disso, confesso que não me recordo de ter sido abordado nessas aula sobre movimentos no meio aquático.Referência :
GALLAHUE; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São PAULO, SP: PHORTE, 2005.Lucas da Cruz
ParticipanteBoa noite .
Seguem as considerações do Grupo 2 sobre o plano de aula apresentado :Sugerimos alterar a faixa etária para 7-9 anos, para que as crianças estejam no mesmo estágio de desenvolvimento cognitivo e motor.
No Objetivo procedimental acreditamos que deveria constar um objetivo mais relacionado à execução da técnica ou unidade a ser trabalhada. Citando de forma clara e direta o que e como será feito para atingir o objetivo Conceitual.
Tanto no objetivo conceitual quanto atitudinal acredito que não tenha nada a ser modificado não.
Quanto ao método, acreditamos que faltou incluir outro método além da Descoberta guiada, tendo em vista que tem atividades em que o professor especifica qual a tarefa e como deve ser realizada.
Em relação especificamente aos exercícios, um único ponto que modificaríamos seria antes de propor um exercício que os alunos precisassem mergulhar sozinhos, colocando o rosto dentro da água e abrir os olhos, partindo do princípio que são iniciantes sem familiaridade com o meio aquático eu sugeriria colocar alguma atividade antes em que os alunos tivessem contato com água no rosto sem a necessidade de imersão e também orientações quanto a respiração, de forma que o aluno não inspire enquanto estiver com o rosto na água.
Lucas da Cruz
ParticipanteBoa noite.
Segue link para acesso ao plano de aula do Grupo 2.
https://www.dropbox.com/s/2s8kpa8toil9h4y/Plano%20de%20Aula%20Grupo%202%20vers%C3%A3o%20final.docx?dl=0Lucas da Cruz
ParticipanteNão concordo, no entanto é o tipo de prática que estamos mais acostumados a observar nas aulas de natação, onde o professor acaba priorizando o ensino das técnicas dos nados formais e consequentemente avaliando a evolução do aluno se baseando somente nisso e não considerando todos os outros fatores que compõem o “saber nadar”.
Como dito anteriormente pelos colegas, a Adaptação ao meio aquático é um processo contínuo e não deve ser reduzido a uma etapa de curto prazo, como apenas uma “preparação” pro ensino dos nados formais. É papel do professor de natação proporcionar diversas práticas que possam agregar uma consciência maior do aluno em relação ao meio aquático e não focando apenas no ambiente da piscina onde ocorrem as aulas de natação, durante esse processo contínuo do AMA de médio a longo prazo o aluno vai poder adquirir competências motoras variadas, maior autonomia no meio aquático, consciência do que pode representar um risco no meio aquático e como reagir e consequentemente isso vai acabar refletindo em uma melhora na execução dos nados formais, visto que o aluno terá uma formação mais completa com maiores capacidades motoras no meio aquático , além de uma maior consciência de como interagir melhor com o meio.
Lucas da Cruz
ParticipanteÉ importante que o professor tenha domínio sobre estes conceitos para que possa desenvolver os exercícios e atividades da forma adequada, independente do nível de aprendizagem do aluno ou até mesmo um atleta, essas forças sempre estarão atuando no meio aquático, compreende-las e saber utiliza-las a seu favor pode proporcionar tanto uma melhora na aprendizagem de uma determinada técnica de nado como até mesmo resultar em melhor performance para um atleta/nadador experiente.
Além disso, acho válido poder explicar aos alunos as diferenças do meio aquático para o meio terrestre para que eles tenham a dimensão conceitual de cada atividade que estão realizando e não apenas vejam os movimentos/exercícios com um fim nele mesmo. O aluno ao ter uma maior compreensão dos aspectos envolvidos nas atividades acaba sendo capaz de se executar melhor cada tarefa.
Lucas da Cruz
ParticipanteNo meu entendimento, com a Concepção Moderna o processo de ensino/aprendizagem passou a não ser reduzido apenas ao gesto motor ou exercícios repetitivos para o aprendizado e desenvolvimento da técnica, surgiu a implementação de um processo pedagógico estruturado, onde o professor entende que o processo de ensino/aprendizagem está em constante evolução e deve ser avaliado de forma individualizada, levando em consideração outras percepções ( biológica, experiência anterior do aluno, psicológica e etc) a cerca de cada indivíduo.
Além disso, a importância explicar ao aluno o porque de estar realizando cada exercício, fazendo que ele não só reproduza movimentos mas seja capaz de refletir e compreender a importância de cada etapa desse processo de aprendizagem.Lucas da Cruz
ParticipanteNa Concepção Analítica dois pontos positivos me chamaram bastante atenção, sendo eles :
– A progressão da Dificuldade;
– Utilização de Educativos.Acredito que estes dois pontos estão diretamente relacionados e poderiam até mesmo serem vistos como um bloco único, considerando que ao utilizarmos exercícios educativos estamos formando uma base que vai permitir aprender ou refinar uma técnica e consequentemente permitir que exista a progressão da dificuldade nas atividades propostas.
Sendo esses pontos essenciais quando pensamos em como é o contexto atual do ensino da natação ( e também de outras modalidades ), onde podemos observar que existe essa preocupação por parte do professor (na maioria dos casos) em “fracionar” o ensino de determinada técnica através de exercícios educativos para somente depois colocar o aluno para executar a técnica completa, por exemplo :
Para ensinar o nado Crawl, aplicar separadamente educativos para o aluno aprender como realizar a pernada do nado crawl e se deslocar pela piscina utilizando o auxilio de um equipamento flutuante, depois ensinar como deve ser realizada a braçada e a respiração e somente após o aluno conseguir realizar de forma satisfatória todas essas etapas coloca-lo para de fato realizar o nado crawl com a plena execução da técnica.Tanto a concepção Global como a Analítica tiveram um papel extremamente importante para que chegássemos no que conhecemos hoje como a concepção Moderna pois foi através dos seus erros e acertos que foi moldado o modelo que conhecemos hoje, extraindo o melhor de cada uma delas e descartando o que não apresentava bons resultados.
Lucas da Cruz
ParticipanteMeu nome é Lucas da Cruz, ingressei na EEFD em 2017.1 e estou
cursando algumas disciplinas dos primeiros períodos somente agora.
Tenho 29 anos, atualmente trabalho com TI e faço estágio em Musculação.
Meu primeiro contato com a natação foi quando eu ainda era criança,
aproximadamente uns 6 ou 7 anos de idade, fiz aulas de natação no
Bangu Atlético Clube por mais ou menos
3 anos e após isso nado somente quando tenho oportunidade de ir à praia ou locais com piscina, o que não é muito frequente (infelizmente).
Apesar de ter pouca prática eu tenho muito interesse na área e pretendo em breve
conseguir voltar a nadar com frequência pois quero começar a fazer provas de Triatlhon.Meu e-mail é: lucaxcruz91@gmail.com
Whatsapp : (21) 98091-2631 -
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