Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
laismsouza
ParticipanteAcho importante o professor estabelecer critérios de avaliação para seus alunos de acordo com o seu ensino, já que pode haver discordância nos métodos de avaliação dos nados entre professores. O professor deve deixar claro que irá avaliar os pontos “x”, “y” e “z”, esse serão seus critérios de avaliação, por exemplo: irei avaliar se a mão está entrando de forma correta na água ou está entrando ‘batendo’ na água. Claro que a avaliação do nado como a Laís Alves disse é muito relativa, cada aluno pode concluir a tarefa de sua forma, mas, para avaliação, devendo cumprir os critérios pré-estabelecidos (lembrando de defini-los pensando nos pontos mais essenciais de um nado).
laismsouza
ParticipanteO reconhecimento dos níveis de tais conhecimentos poderá dar uma base para o professor montar o planejamento de suas aulas, bem como de que forma realizar a progressão do ensino, evitando que o professor “pule etapas” importantes para o aprendizado do aluno. Por exemplo, reconhecer os níveis de conhecimento conceitual possibilitarão que o aluno saiba TUDO aquilo que é necessário sobre o movimento para então realizá-lo, é uma preparação para a realização dos movimentos.
laismsouza
ParticipanteEm relação ao questionamento da resposta da Thayná eu acredito que sim, deve ser ensinado. Assim como já foi dito pelos meus colegas, a técnica irá facilitar o deslocamento, os nados, as atividades propostas para os alunos e dará a eles mais confiança e mais familiaridade com a natação.
laismsouza
ParticipanteConcordo plenamente com a afirmativa! Acredito que a qualidade da aprendizagem está diretamente relacionada com a forma pela qual o indivíduo é ensinado, ou seja, de que forma, em que tempo e progressão o conhecimento é passado para o aluno. Quando o aluno consegue acompanhar o ensino e desempenhar de forma segura o que aprendeu ele se sentirá pronto para adicionar novos conhecimentos. Quando se tem um planejamento de ensino o professor estará sempre preparando o aluno para o próximo passo e o aluno estará se sentindo preparado para dá-los, tudo fará sentido para ele, reconhecendo a progressão proposta pelo professor em seu planejamento.
laismsouza
ParticipanteCompletando as respostas dos meus colegas gostaria de ressaltar a importância dessa progressão para o desenvolvimento da auto confiança do aluno de forma a evitar frustrações; quando se tem um ensino de forma progressiva, indo do ensino dos conteúdos mais simples até aqueles com maior nível de dificuldade e o aluno consegue ter um bom desempenho em cada etapa, isso pode evitar que ele se sinta despreparado para o novo aprendizado. Fazendo um paralelo com o ensino da matemática, por exemplo; se um aluno apresenta dificuldades para realizar contas de multiplicação, consequentemente estará inseguro para realizar contas de divisão, pois um conteúdo envolve o outro. No meio aquático, se um aluno não rompe as barreiras iniciais da AMA, poderá apresentar dificuldades e inseguranças para iniciar a prática de esportes aquáticos, por exemplo.
laismsouza
ParticipanteEscolhi como conteúdo de ensino a respiração/apneia voluntária pois acredito que seja uma das maiores dificuldades para os iniciantes ao meio aquático; por experiência própria, quando pequena, me sentia desconfortável quando via todos mergulhando sem as mãos e eu precisava apertar o nariz para mergulhar por não ter tido contato com esse conteúdo.
A inspiração deve ser feita fora d’água, preferencialmente pela boca para otimizar a quantidade de ar captada; após a inspiração, deve-se realizar apneia e logo em seguida a expiração deve ser feita dentro d’água de forma prolongada, podendo ser realizada tanto pela boca quanto pelo nariz, que terão que vencer a resistência da água.
Uma das formas mais utilizadas para dar início a essa prática é realizar a inspiração e expiração com as mãos na borda da piscina, e como forma de progressão, utilizar a prancha para atravessar a piscina inspirando e expirando (colocando e retirando o rosto da água).laismsouza
ParticipanteBoa Noite, me chamo Laís Souza e não me arrisco dizer em que período estou do bacharel (integral), mas estou na EEFD desde 2014, cursando poucas disciplinas por semestre e alguns períodos de trancamento.
Minha relação com a natação teve início em 2012 quando fiz alguns meses de aula no intuito de praticar algum exercício físico. Já na EEFD, tive contato na disciplina prática e de fundamentos, alcançando os objetivos propostos, porém com algumas limitações.Meu e-mail é lais.m.souza.96@gmail.com
Meu cel é 982705361 -
AutorPosts