Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteConsiderações do Grupo 4 (com autorização prévia do professo concedida por email) sobre o plano elaborado pelo Grupo 2.
Pontos fortes:
– Plano de aula simples, elaborado e bem objetivo;
– O tempo de aula está bem linkado com a realidade que encontramos nos ambientes de trabalho (pouco tempo para um trabalho sério de desenvolvimento dos indivíduos);
– Devido ao tempo reduzido, acreditamos que não houve oportunidade para explorar tantas atividades, porém todas abordadas contemplavam bem aspectos que caracterizassem uma aula de descoberta no/do meio aquático (deslocamento, respiração, mudança de direção, mudança da posição vertical para horizontal).
– Acreditamos que, a partir da leitura das atividades, seria possível alcançar os objetivos traçados (apenas aquele relacionado ao desenvolvimento da cooperação entre os alunos que não conseguimos visualizar como poderia ser alcançado de acordo com as atividades e dinâmicas propostas);Pontos a serem melhorados:
– Acreditamos que para um entendimento mais claro sobre a adequação das atividades ao grupo, faltou mencionar a faixa etária dos alunos;
– Em algumas atividades o objetivo ficou claro, porém como poderiam ter melhor explicitado como se desenvolveria a atividade (é o caso da atividade do corre peixinho…seria um pique?).Sugestões
– Na brincadeira do telefone sem fio o professor demonstraria uma forma de deslocamento? Achamos que em um segundo momento poderiam oportunizar o(s) aluno(s).PLANO DE AULA 2
Pontos fortes:
– Plano de aula simples, bem elaborado e objetivo;
– Ficou bem claro nas atividades a maneira que seria alcançado os objetivos traçados;
– Interessante que não foram necessários muitos materiais para o desenvolvimento da aula;
– Muito bacana (o que é difícil de se ver) o espaço de fala dado ao aluno ao fim da aula (que serve até como forma de avaliação – para além daquela feita no decorrer da aula) para entender de que forma explorar as próximas aulas.João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteUm ponto que não pode ser ignorado ao se tratar de teste e avalição é a coerência com os objetivos gerais e específicos propostos. Estes vão servir de guia para que se elabore os testes necessários tentando abordar ao mesmo tempo os aspectos procedimental, atitudinal e conceitual. Por tanto, os testes e a avalição devem abordar o conhecimento do aluno de acordo com os objetivos propostos dentro das esferas destas três esferas de conhecimento.
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteAcredito que o domínio e conhecimento dos níveis de aprendizagem só têm a agregar na “caixa de ferramentas” do professor. Facilitando sua prática e proporcionando ao aluno ampla e diversa forma de aprimoramento dos seus objetivos e fraquezas. Aliar o conceitual, atitudinal e procedimental ao macro, mesmo e micro ciclos de planejamento poderá em minha opinião, amparar de maneira integral o aluno facilitando o processo de aprendizagem e de ensino para o professor.
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteEstou em total acordo com a afirmativa. O planejamento, em qualquer modalidade e nível, é uma ferramenta extremamente importante. O planejamento exercerá a função de orientação para o professor. O mesmo deve ser elaborado visando o curto, médio e longo prazo e de maneira que seja de fácil aplicação e adaptação, respeitando a liberdade do professor. Tais características são importantes aliadas para o processo de transmissão do conhecimento de maneira educativa, ativa e pedagógica.
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteA divisão dos conteúdos para o processo de ensino da natação é de extrema importância, não só quando se trata de natação. Esta divisão permite que ambos, alunos e professores, tenham capacidade julgar a necessidade de reforçar ou não um contéudo específico antes de passar para um mais complexo. A divisão do conteúdo ainda se potencializa quando pauta-se na progressão pedagógica dos conteúdos de maneira flexível para que cada indivíduo tenha suas necessidades e fraquezas superadas respeitando os seus limites individuais. A Divisão dos conteúdos seguindo uma lógica pedagógica não é somente importante para o indivíduo e para a turma, mas também serve como ferramenta para que o professor compreenda melhor o grau de avanço de cada um e da turma como um todo. Desta forma é mais fácil adaptar o planejamento para reforçar os pontos necessários e de certa forma estabelecer uma avalição cotidiana da aula empregada. Respondendo à pergunta feita na resposta ao Vinícius, ao meu ver é importante o aluno ter a consciência da programação dos conteúdos pois desta forma ele conseguirá se autoavaliar ao longo de todo processo o que permite uma troca de informações mais fiel e precisa na relação aluno professor.
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteOlá pessoal, me chamo João Portilho. Sou aluno reingressante da licenciatura e já trabalhei por dois anos em estágio com natação infantil.
email: joaogportilho@gmail.com
Telefone: 21 998933022 (Caso haja algum grupo, por favor me adicionem) -
AutorPosts