Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipantePlano 3
https://drive.google.com/file/d/1eUgp99Id97AYh9yVflhrwZM2g7Vt-AJg/view?usp=sharing
Plano 4
https://drive.google.com/file/d/19rESgSFf0wixoaM-TR00j7z3NVNMOaGd/view?usp=sharing
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 11 meses atrás por
Hugo Salvatore Arena Boarim.
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipantePlano 1 – Corrigido
https://drive.google.com/file/d/1x8Po7mvxMp8aAlyiU-sLxhVQNQptU7o5/view
Plano 2 – Corrigido
https://drive.google.com/file/d/1ImQW0QcGHZF0qx4X9i9ZAFeg9sWr3pGA/view
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipanteBoa Noite Grupo 3! Eu achei as duas aulas bem interessantes e formuladas. Não tenho muitas observações sobre as aulas em si, porém gostaria de citar que na parte de materiais percebi que no nado costas aparece prancha e utensílios aquáticos gerais, porém na de borboleta que também se utiliza da prancha aparece apenas utensílios aquáticos gerais, só para entender se a prancha está inclusa ou não em utensílios aquáticos gerais, há também uma palavra “chegada” extra no primeiro tópico da parte inicial. Agora no que diz respeito as aulas, eu achei elas bem pertinentes ao objetivo propostos, gostaria apenas de dar uma ideia, poderia ser interessante explicar que a braçada do nado costas deve acontecer de maneira que quando um braço estiver saindo da água ele deverá sair com o dedo polegar primeiro e quando estiver entrando deverá entrar com o dedo mínimo, isso poderia ajudar os alunos a relembrarem a execução do nado e facilitar a aula, enquanto que no nada borboleta salientar que a ondulação das pernas é semelhante ao nado de um golfinho poderia também facilitar o aperfeiçoamento da execução das atividades, mesmo se tratando de uma turma intermediária. Quero retificar que eu achei o plano de aula muito bom.
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipanteA existência dos níveis de conhecimento procedimental, conceitual e atitudinal vai ajudar o professor a ministrar uma aula pelo fato de que a partir do reconhecimento dessas amplitudes do conhecimento, o docente vai ser capaz de criar alternativas de como ensinar cada nível do conhecimento da melhor maneira possível, além de ser capaz de separá-los para poder ensinar de uma maneira mais especifica cada um dos assuntos que devem ser ministrados, podendo começar do conceitual e partir para o atitudinal por exemplo, facilitando a condução da aula e a compreensão dos ensinamentos. Vale lembrar que embora separar os níveis para facilitar o aprendizado seja uma metodologia válida, é indispensável não deixar nenhum deles de lado, todo os níveis devem estar presentes no decorrer das aulas.
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipanteCom certeza sim, pois com um planejamento há um objetivo, ou seja, é indispensável para poder marcar a progressão e desenvolvimento do aluno, normalmente se utilizando de uma metodologia de progressão pedagógica, desse jeito a evolução comprovada empiricamente será atestada pelos dados observados e guardados. Um aluno com um objetivo será um aluno motivado, pois ele vai querer atingir as suas metas, garantindo assim a sua assiduidade e comprometimento com aula e tudo que é ensinado. Importante também elevar ou acrescentar metas a de acordo com a progressão do aluno, uma vez que ele atinja a meta proposta uma nova deverá ser colocada, mantendo assim o aluno comprometido e tendo uma segurança maior que ele vai cumprir o planejamento, e a evolução do mesmo, de acordo com sua evolução.
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipanteAo fazer essa divisão o professor poderá trabalhar se utilizando de uma progressão pedagógica, onde ele poderá começar com os ensinamentos mais básicos para os seus alunos e ir progredindo para ensinamentos mais difíceis a medida que ele for observando a evolução, tanto individual quanto da turma, a vantagem de se utilizar dessa estratégia e certeza da fixação do ensinamentos em todas as etapas do aprendizado, para que se tenha a certeza, no momento de ensinar lições mais complexas, não haja nenhuma defasagem no aprendizado dos princípios básicos da natação, facilitando o aprendizado das etapas mais difíceis.
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipanteFlutuação:
O conceito de flutuação pode ser tido como um fenômeno físico, e pode ser explicado fisicamente, a partir do conhecimento da grandeza da densidade, a densidade de um corpo ou objeto é que vai definir a capacidade de flutuação em meio aquático. Qualquer objeto ou corpo com uma densidade maior do que a da água (>1,0) terá a tendência a afundar em meio aquático, enquanto que uma densidade menor do que a da água (<1,0) terá a tendência a afundar. Algumas dicas podem ajudar na flutuação, como aumentar a superfície de contato com a água, ou até mesmo uma dica que os professores de natação podem dar é de encher o pulmão de ar para diminuir a densidade do aluno. Vale atentar na diferença de composição corporal dos alunos, aqueles como uma massa corporal de músculos muito alta terá maior dificuldade para conseguir flutuar em meio aquático, enquanto que um aluno com alto índice de massa gordurosa irá encontrar mais facilidade, isso se dá pelo fato do músculo ter uma densidade maior do que a gordura.
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipanteOlá pessoal, Me chamo Hugo Salvatore Arena Boarim, e estou no 5,5º período de graduação em educação física. Sou formado em Nutrição, mas sempre almejei o curso de educação física, pretendo unir ambas graduações para conseguir exercer uma atuação de destaque na minha área. Não tenho muita experiência com o meio aquático e a natação em si, fora alguns meses de prática na adolescência, porém considero uma área rica em conhecimento e com muito a ser explorado.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 11 meses atrás por
-
AutorPosts