Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Guilherme Tucher
MestreOlá, Roberto. Já conseguiu continuar com o curso?
Guilherme Tucher
MestreOi, Suellen. Estamos passando por uma instabilidade no site por causa de alguns plugins.
Por favor, limpe o seu histórico do navegador e tente novamente. Você também pode tentar usar outro navegador.
Sempre que precisar pode enviar mensagem direto para mim: tucher@guilhermetucher.com.br
abraços
Prof. Guilherme Tucher
Guilherme Tucher
MestreOlá, Kayky. Seja bem vindo!
29 de junho de 2023 às 18:53 em resposta a: Fórum de discussões – Dúvidas quanto ao funcionamento! #18651Guilherme Tucher
MestreBeleza, Felippe. Fico feliz em ajudar.
Cada categoria tem as suas particularidades e exigências. É normal que isso aconteça.
O COB lançou um documento norteador sobre TLP no esporte. Vocês conseguem o documento nesse link: https://www.cob.org.br/pt/documentos/download/a63aad29fb2e0/
Eu estou liderando o trabalho de direcionamento dessas informações para a formação de atletas na natação. Espero trazer novidades em breve.
abraços9 de junho de 2023 às 14:03 em resposta a: Fórum de discussões – Dúvidas quanto ao funcionamento! #18633Guilherme Tucher
MestreOlá, Glauco. Seja bem-vindo.
Apesar do número de inscritos no curso, nem todos se sentem à vontade em participar. Quem sabe eles se animam a partir da sua iniciativa.
Pessoal, lembrem-se de assinar o Fórum de Discussão (no lado direito superior) para receberem as notificações por email.
Estarei sempre por aqui.
abraços22 de março de 2023 às 20:20 em resposta a: Identificação do nível de habilidade de um aluno iniciante. #18116Guilherme Tucher
MestreOlá, Nelson.
Fico feliz com a sua participação. Espero que os outros colegas também se sintam motivados em participar.Essa é uma tarefa muito importante, mas sabemos que, quando realizada, acontece de maneira muito informal.
Tenho defendido a criação dos níveis de aprendizagem como ponto inicial dessa discussão. Cada nível de aprendizagem (da AMA ao aperfeiçoamento dos nados) terá os seus conteúdos de ensino e objetivos que devem ser alcançados. Se esses dois pontos estão claros para o professor, ficará mais fácil de se fazer uma avaliação objetiva, mesmo que ela seja diferente da utilizada em outros lugares.
Assim, para um determinado nível de aprendizagem da AMA, por exemplo, se estiver claro o que o aluno deve saber fazer ao seu término, são justamente esses itens que devem ser avaliados. Se por acaso o aluno realiza essas atividades/tarefas/itens de avaliação com qualidade, significa que ele pode ir para o próximo nível.
Entretanto, se não alcançar desempenho satisfatório, deverá permanecer nesse nível.
Estamos escrevendo um livro sobre o ensino da AMA. Envio o link de duas fichas de avaliação que elaborei:
1 – https://1drv.ms/i/s!AqBeEX4LUEl_gfZyi37JgNb02O9AHA?e=ykrvgK
2 – https://1drv.ms/i/s!AqBeEX4LUEl_gfZzg4MnfOMKt1WKew?e=GdPbMM
Também existem alguns estudos sobre o assunto. Segue o link:
1 – https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwju2eGm1fD9AhVTCbkGHZoUDLUQFnoECAoQAQ&url=https%3A%2F%2Fperiodicos.sbu.unicamp.br%2Fojs%2Findex.php%2Fconexoes%2Farticle%2Fdownload%2F8667230%2F30887%2F140196&usg=AOvVaw0Tkzdreb2MQ14L4fVdgoRn2 – http://efsupit.ro/images/stories/septembrie2022/Art%20285.pdf
3 – https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/7696
4 – https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/24096
5 – https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/21586
abraços
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Fábio. Seja bem vindo!
Guilherme Tucher
MestreSeja bem-vindo, Raphael. Espero que goste do curso.
abraços
Guilherme Tucher
MestreOlá, Joares. Fico feliz em saber que está participando. Grande abraço.
Guilherme Tucher
MestreSeja muito bem vindo, Mizael.
8 de março de 2022 às 9:07 em resposta a: ATIVIDADE 05: Plano de aula – Peito e Borboleta – Fundamentos da Natação 21.2 #16526Guilherme Tucher
MestreVocê está craque nos objetivos!
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Leonardo.
Estamos quase no fim!
3 de março de 2022 às 10:28 em resposta a: ATIVIDADE 06: Plano de aula – Crawl e Costas – Fundamentos da Natação 21.2 #16518Guilherme Tucher
MestreObrigado, Leonardo.
Confirmo o recebimento dos planos de aula.Guilherme Tucher
Mestreok
Guilherme Tucher
Mestreok
21 de fevereiro de 2022 às 12:06 em resposta a: ATIVIDADE: Plano de aula – AMA – Fundamentos da Natação 21.2 #16463Guilherme Tucher
MestreLeonardo, confirmo o recebimento.
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Leonardo.
Continue participando e lembre-se da prova.
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Matheus.
Confirmo o recebimento dos planos de aula.
Lembrem-se que teremos atividade síncrona no próximo dia 24 de janeiroGuilherme Tucher
Mestrersrsrs
Beleza, Pedro.Guilherme Tucher
MestreObrigado, Matheus!
Confirmo o recebimento dos planos de aula.
Lembrem-se que teremos atividade síncrona no próximo dia 24 de janeiroGuilherme Tucher
MestreObrigado, Manuela.
Confirmo o recebimento dos planos de aula.
Lembrem-se que teremos atividade síncrona no próximo dia 24 de janeiroGuilherme Tucher
MestreObrigado, Patrick.
Confirmo o recebimento dos planos de aula.
Lembrem-se que teremos atividade síncrona no próximo dia 24 de janeiro.
Guilherme Tucher
MestreConsiderações sobre o Plano de Aula 2:
1 – Os dois planos não estão muito parecidos? Talvez tenham postado o plano de aula errado.
2 – Veja as considerações que fiz para o plano de aula 1 e utilize-as aqui.
3 – Veja as considerações que fiz para os planos de aulas dos outros colegas, pois podem ajudar aqui.
4 – Lembrem-se de postar a versão final dos dois planos de aula até o dia 17 de janeiro.
abraços
Guilherme Tucher
MestreConsiderações sobre o Plano de Aula 1:
1 – Reveja os objetivos, por favor. Lembre-se que os objetivos são escritos pensando nos alunos, não no professor. No objetivo procedimental, por exemplo, ao escrever “promover a interação com o novo meio” que faz isso é o professor. Não é um objetivo que o aluno deve alcançar até o final da aula.
2 – Sobre o objetivo procedimental: esse objetivo está relacionado ao saber fazer. Assim, a proposta apresentada está errada. O que os alunos deve saber fazer (sobre descoberta do meio) até o final da aula?
3 – Sobre o objetivo atitudinal: o primeiro objetivo atitudinal é pensado no professor ou no aluno?
4 – Como os objetivos serão ajustados, pode ser que as atividades também tenham que sofrer modificações – afinal de contas, a atividade é proposta a partir dos objetivos.
5 – Nas referências bibliográficas: ajuste a fonte utilizada, pois está diferente das outras.
Guilherme Tucher
MestrePatrick, farei as minhas considerações nos planos de aula do seu grupo. De qualquer maneira, lembre-se que o prazo para o lançamento da primeira versão do plano foi dia 03/01/2022.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Matheus.
Pedro, vocês foram privilegiados, já que tem as considerações de dois grupos e as minhas.
Como já escrevi, conversem sobre todas elas e façam as modificações que julgarem adequadas.
Guilherme Tucher
MestreConsiderações sobre o plano de aula do nado Crawl:
1 – Sobre o tema da aula: minha sugestão é que indiquem somente “braçada e pernada do nado crawl”. A ideia de aprender, compreender e etc será indicada nos objetivos.
2 – Sobre o objetivo procedimental: rever, pois não está adequado. O objetivo procedimental está relacionado ao saber fazer, mas o verbo principal é “compreender” que passa uma ideia de objetivo conceitual. De qualquer maneira, mesmo para um objetivo conceitual, está “muito vago”.
3 – Sobre o objetivo conceitual: não está errado, mas pode ser melhor. Existem vários pontos da coordenação braço-perna que podem ser discutidos. Vocês, com certeza, não conseguiriam falar de todos. Qual deles exatamente vocês pretendem ensinar?
4 – Sobre os métodos: o texto está inadequado, já que esse não é um método/estilo de ensino.
5 – Sobre a duração da aula: a aula será de 50 ou 60 minutos?
6 – Sobre as atividades propostas na parte principal: como o tema da aula é coordenação braço-perna no nado Crawl é de se esperar que os exercícios propostos sejam para essas finalidade. Entretanto, isso não acontece. Reveja as atividades, por favor. Outras reflexões: se os alunos estão aprendendo coordenação braço-perna, por que um exercício tão básico e fora da água para o ensino da pernada? A proposta do método para essa atividade (que é avaliação recíproca) é muito bom, mas deveriam pensar sobre a atividade. Fazer a mesma reflexão para as outras atividades propostas.
Guilherme Tucher
MestreConsiderações sobre o plano de aula do nado Costas:
1 – Sobre o objetivo procedimental: sugiro que sejam mais claros. Do jeito que está escrito será possível, ao final da aula, saber se o objetivo da aula foi alcançado? Creio que não. O que exatamente vocês querem que eles saibam fazer? Por qual distância? Com qual intensidade?
2 – Sobre as atividades propostas na parte principal: é aqui que as atividades devem ser pensadas para levar os alunos a alcançarem o objetivo da aula. Isso acontece? O objetivo procedimental está relacionado a coordenação de braço e perna, mas os exercícios propostas são para coordenação de braço e perna? Creio que não. Por favor, discutam sobre isso.
Guilherme Tucher
MestreObrigado, Márcio e aos colegas do Grupo 3.
Pedro, converse com os colegas do seu grupo sobre as considerações e modifiquem o que achar pertinente.
Farei as minhas considerações abaixo.
Lembrem-se de postas a versão final dos planos de aula até próximo dia 17.
-
AutorPosts