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Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Juliana!
Parabéns pela pesquisa!
Minha contribuição será colocando uma sugestão de nutricão.
Acredito ser bem relevante o objetivo de seu trabalho visto que a sarcopenia influencia na qualidade de vida dos idosos. Assim, acredito ser importante você enriquecer ainda mais seu trabalho adicionado na metodologia um questionário de frequência alimentar dos participantes, pois segundo alguns estudos atuais a porcentagem de proteína da alimentação diária do idoso pode influenciar na perda ou na manutenção de massa muscular dos mesmos.
Pensando nesse sentido, você poderá ser questionada futuramente se você avaliou ou teve conhecimento da alimentação desses idosos participantes.
Espero contribuir.
Forte abraço
Gisele LemosGisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite a todos!
Apresentadora:”Então porquê os países da Europa e algumas regiões dos USA voltam a quarentena e ao isolamento social nas regiões que a contaminação cresce” – Falácia: Apelo à autoridade (ela justifica/exemplifica com a ação de países desenvolvidos)
Médico: “Este é um raciocínio matemático muito primário, tenho certeza que você consegue ir além dele” – Falácia: Ad hominem
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite!
Segue a tarefa 7. O cronograma não está atualizado, pois devido a pandemia ocorreu alteração das datas. No entanto, o adicionei na tarefa.
https://drive.google.com/file/d/1DyWhYCBzMtXhhsSwSo3oJtYJRegL9d7t/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Diego! Sem problema, suas considerações certamente contribuirão.
Fico feliz de você ter gostado do projeto!
Quanto ao protocolo de Vo2max, analisarei junto aos pesquisadores do laboratório que realizarei esse teste o protocolo mais atualizado que você se referiu. Por favor, você pode me enviar por email esse protocolo? Será de grande valia!
Quanto a questão de adicionar a variabilidade da FC antes e após o treinamento, realmente seria bem interessante. A questão é a logística e o cuidado com os equipamentos nesse momento, já que os militares deveriam usar sem nossa monitoração presencial. Quem sabe em futuros estudos similares poderemos incluir esse protocolo tb. Mas de qualquer forma iremos aplicar o IPAQ (que ainda não adicionei na metodologia) para saberemos o nível de AF deles, Vo2max e de repouso.
Quanto a estatística, futuramente poderemos sim reavaliar e mudar caso necessário. Obrigada!
Obrigada! Abraço.-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
Gisele de Paiva Lemos.
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteOi José Augusto,
Que bom que gostou!
Entendo.Realmente estamos vivenciando limitações devido a pandemia que nos limita à algumas atividades.
Desejo-lhe sucesso!
Abraço
Gisele LemosGisele de Paiva Lemos
ParticipanteBom dia! segue a tarefa:
https://drive.google.com/file/d/1FUqhlJlFXeAaEnTutr6uJuHPG-L_zV3P/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteJosé Augusto, parabéns pela idéia do artigo. Coloquei minha consideração no final do texto de sua tarefa.
https://drive.google.com/file/d/1YBFS6x0_t2fkCjQrsK4CkZ_muEa5TlP-/view?usp=sharing
Abraço
Gisele LemosGisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite professor! Segue a atividade:
https://drive.google.com/file/d/1umMK6y8Rbe47AaxK8jYgHa2LOUHhbny4/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteProfessor! Ao abrir o link para conferir se estava certinho, observei que ocorreu uma pequena desconfigurada no documento. Então estou enviando novamente.
Segue abaixo a tarefa 5.
https://drive.google.com/file/d/1I9dezrTgLVwmviFZrL-dp_NL_h6Q0NX_/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite! Segue a tarefa 5
https://drive.google.com/file/d/1SpbzUOPLITTcZ2H0M-EvOMAPC8lP48Xn/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite seguem os links:
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite!
Segue minha atividade feito no Canvas:
https://drive.google.com/file/d/1poBjTcbxEVvrXWHbierp8g5SOBWPXVST/view?usp=sharing
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
Gisele de Paiva Lemos.
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteProfessor, realmente é um desafio… que me demanda estudar bastante. Mas seguirei firme em frente em busca de maior conhecimento de estatística. 🙂
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBom dia Izadora e Prof. Guilherme!
Segue o link com minhas sugestões (tarefa 4).
https://drive.google.com/file/d/1jnduT46FasCASz6e75eVpUnSXeGNJkRQ/view?usp=sharing
Abraços
Gisele LemosGisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Fabio! Tudo bem?
Você deixou dois link acima. Observo que o segundo foi o qual eu introduzi a introdução, título e tinha feito alguns ajustes (tarefa 3). Mas fiquei na dúvida… É para eu considerar os dois link? Será que não é melhorar você unir seus comentários em um único documento?
Fico no aguardo.
Desde já agradeço pela sugestão da questão problema, modificando lesões musculares por danos musculares. Lembrei de nossa discussão da última aula e de sua colaboração referente a esses termos. Como eu já tinha postado o link não consegui fazer essas modificações, mas certamente farei na próxima atividade conforme sua sugestão e do professor Guilherme.
Muito Obrigada! Abraços
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite!
Segue o link com a tarefa realizada.
https://drive.google.com/file/d/1FyK8epHtk_h2ZuOuODtq3NraBcdlap45/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa tarde Prof. Guilherme!
Conforme discutimos na última aula e foi bem gratificante o debate, minha questão problema será o que o senhor sugeriu: “QUAL É O EFEITO DO BALANÇO ENERGÉTICO DURANTE O ADESTRAMENTO MILITAR NA COMPOSIÇÃO CORPORAL, NA FORCA MUSCULAR E EM MARCADORES DE LESÃO MUSCULAR EM INTEGRANTES DO CORPO DE FUZILEIRO NAVAIS DA MARINHA DO BRASIL?Permaneci com “integrantes do corpo de fuzileiros navais” porque faz diferença sim entre o adestramento das diferentes Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) e especifiquei do Brasil, porque a ração operativa ofertada é diferente entre os países.
Obrigada!
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa tarde! Segue a tarefa 3.
https://drive.google.com/file/d/1Tg0i6fCKrYnJTUj0MWNa9NelhEPonaMT/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBom dia Lamassa!
Agradeço suas colocações e achei pertinente quando você coloca a questão das variáveis que parecem muitas quando as direcionamos com a questão problema. Isso me levou a refletir que devo mudar minha questão problema, pois não abrange a real necessidade e o “problema” que levou criarmos esse estudo.
Explico abaixo, também para o professor, a necessidade dessas variáveis e o que eu concluí diante de suas colocações. Por favor, de um olhada abaixo.Quanto as demais colocações, as comentei no link que colocarei a seguir. Obrigada pela contribuição!
Bom dia professor Guilherme!
Obrigada pela sua colação, me levou a refletir a mesma questão que observei ao ler as considerações do Lamassa. Na verdade, nós gostaríamos de além de saber o gasto energético médio e consumo alimentar, verificar sim o efeito do balanço energético em algumas variáveis que podem influenciar a performance e a prontidão do fuzileiro naval em treinamento de campo ou em uma missão militar.
O problema veio com a necessidade de conhecer o gasto calórico diário dos fuzileiros navais em atividades operativas (denominamos como adestramento), para saber se a ração operativa oferecida atende a demanda energética, pois não se encontra esses valores na literatura quando nos referimos a Marinha do Brasil e existem pouquíssimo estudos internacionais referente ao fuzileiro naval. E sabendo da importância de um balaço energético positivo na prevenção de lesões, na manutenção de peso corporal e força muscular, escolhemos essas variáveis que se associam a prontidão do militar para analisar. Isso será bem contextualizado na introdução do projeto. Quanto a frequência cardíaca e VO2max, essas variáveis serão usadas para se achar o gasto calórico através de formulas apropriadas para tal. Tudo pensado em uma metodologia e equipamentos que é possível se aplicar em treinamentos na mata.Acredito que seja um pouco complicado esclarecer com poucas informações que ainda foram dadas na tarefa 1 e isso me levou a concluir o que o senhor sugeriu “MUDAR A QUESTÃO PROBLEMA” para dar clareza a necessidade desse estudo nesse início.
Aproveito para tirar uma dúvida. Pode-se ter duas questões problema? Ou devo reformular a minha em uma só?
Mais uma vez, obrigada pelas contribuições Lamassa e professor Guilherme. Estarei fazendo as modificações no documento da tarefa e colocando o link abaixo.
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Gustavo!
Segue o link com pequenas sugestões de ajustes que fiz em cima de sua tarefa. Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço. Gisele Lemoshttps://drive.google.com/file/d/1CWivRxnEnkxkJOFMg1UUTsXC4qAMCLNW/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Professor!
veja por gentileza se é possível abrir agora.
https://drive.google.com/file/d/1PIg9e4uvVgk6C99UOxH0GqJh3M8HKjPI/view?usp=sharing
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteOs autores Adler e Doren, induzem a conversar com o autor porque ao iniciar uma dinâmica de perguntas e respostas o leitor melhora seu processo de descoberta e desenvolve sua capacidade de argumentação a respeito do assunto abordado. Isso leva a compreender melhor o que se está lendo e captando de informações.
A consequência dessa iniciativa é que o leitor eleva seu nível de conhecimento e desenvolve a capacidade de conflitar as idéias, descordando ou concordando com informações apresentadas em livros, artigos, vídeos ou palestras.-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Gisele de Paiva Lemos.
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteSegundo os autores, leitura ativa é a participação do leitor (receptor) em analisar e entender as informações, procurando argumentá-las para criar uma crítica a respeito. Esse tipo de leitura é mais difícil pois tira o leitor da zona de conforto de só receber as informações, para o trabalho de explorar o conteúdo exposto pelo autor, demandando mais atenção e investigação das informações para realmente compreender a respeito do assunto abordado.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Gisele de Paiva Lemos.
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBom dia professor,
A frequência cardíaca será a variável fisiológica utilizada em campo (treinamento militar) para estimar o gasto energético. O método terá como princípio a relação de linearidade existente entre a FC e o consumo de VO2 durante o esforço.
O monitoramento será realizado, por 24 horas, por meio da utilização de frequencímetro cardíaco (Polar Vantage V; Polar Electro, Kempele, Finlândia) que será colocado no militar pela manhã, antes de iniciarem o exercício militar.
O percentual do VO2 diário será calculado por meio da média da FC obtida nas 24h de operação militar utilizando a equação: %VO2 = (FC média – FC repouso) / (FC máxima – FC repouso). Em seguida, para a estimativa do VO2 em L/min, o % de VO2 será multiplicado por 3 L/min (VO2 absoluto).
Para o cálculo da caloria total diária o valor obtido de VO2 será multiplicado por 5 kcal e pelo total em minutos/dia (1.440 min) (Kcal/dia = VO2 x 5 x 1440) (KARVONEN et al., 1957).
Abraços
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
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