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Guilherme
ParticipanteA avaliação deve ser pessoal e de acordo com o próprio desenvolvimento dentro do ambiente aquático. Existem fatores genéticos e de criação que irão gerar diferentes alunos com diferentes resultados dentro de uma mesma turma. Cabe ao professor estimular ambos os praticantes diferentes da forma ideal para que o mais adaptado não se sinta desafiado e para que o com mais dificuldades não se sinta frustrado.
Abrir aos alunos as avaliações ao longo do tempo que cada um realizou 200 metros no nado crawl por exemplo é uma ideia, o mais rápido poderá enxergar que precisa melhorar enquanto os outros podem enxergar grandes melhoras. É importante que o professor saiba lidar com a turma, no sentido de abrir os resultados a todos ou apenas de forma individual.Guilherme
ParticipanteOs níveis de conhecimento Atitudinal, Procedimental e Conceitual podem ajudar o professor a entender o nível dos alunos e a montar futuros planos de aula e planejamentos de curso. É importante reconhecer que não é apenas baseado nisso, porém ele também serve como um resumo da aula, para que o professor, ou um substituto, possa entender o objetivo da aula sem necessariamente saber cada detalhe do que ocorreu.
Guilherme
ParticipanteComo qualquer outra atividade, seja trabalho, exercício físico ou até em hobbys o planejamento é essencial como forma de otimizar o tempo de aprendizagem.
Uma pessoa pode, de forma desorganizada e sem conhecimento, aprender a nadar, como você disse em aula, professor. Repetir padrões de movimento fará com que o indivíduo apreenda e o repita, porém sem um planejamento de base, sem ensinar simples exercícios como respiração ativa, flutuação, visão subaquática e outros, o ensino se tornará muito mais massante e poderá gerar algum risco ao aluno, que em uma piscina mais funda ou no mar poderá necessitar de um certo conhecimento de flutuação mas apenas reproduz com muita dificuldade o nado crawl.
O planejamento funciona para gerar uma progressão no aluno, uma progressão de complexidade de movimentos e de distância realizada na piscina. Planejamento é essencial para um bom ensino.Guilherme
ParticipanteDiferentes conteúdos se complementam, por isso é importante trabalha-los, mesmo que de forma fragmentada. Essas divisões realizadas são importantes no que tange a fluidez das aulas e aos objetivos que o professor deseja que seus alunos alcancem.
Os níveis de aprendizagem, possuem um certo padrão de movimentos e conceitos mais fáceis e mais difíceis, cabe ao professor encontrar a melhor forma de incluí-los nas aulas e treinos, sempre levando em consideração o condicionamento físico, coordenação motora e a parte psicológica do aluno.Guilherme
ParticipanteEntendendo a Adaptação ao Meio Líquido como algo macro, a flutuação e a sustentação entrariam como componentes desta fase de aprendizado, que é composta por outros fatores micro, como os citados pela Helena.
Guilherme
ParticipanteAcredito que, embora sejam pontos diferentes, os dois se complementam, por isso escolhi da Flutuação e a Sustentação.
Essas duas subdivisões da Adaptação ao Meio Líquido são de muita importância quando se fala em evitar afogamentos. Em uma aula de natação em piscinas aonde existe o professor e guardas-vida, o afogamento é um problema, porém não tão severo quando se trata de um meio imprevisível como o mar. É muito comum as praias possuírem algo que se chama de corrente de retorno, que pode ser responsável por levar pessoas sem conhecimento do local para o fundo. Após isso acontecer, o que o indivíduo deve fazer é manter-se calmo e gastar o mínimo de energia possível até que a ajuda chegue.
Sabendo que a energia da pessoa deve ser preservada para evitar um possível afogamento, os ensinamentos de flutuação e sustentação entram de forma essencial para ajudar. A flutuação é a capacidade do corpo de se manter parado no meio aquoso, enquanto a sustentação irá depender do corpo realizar alguma ação para se manter na superfície da água.
No ensino dessas duas subdivisões da adaptação, cabe ao professor e ao aluno, caso mais velho, de identificar as melhores posições corporais para a flutuação, sabendo que diferentes pessoas possuem diferentes composições corporais que irão, de acordo com a densidade do indivíduo e do meio, permitir uma flutuabilidade mais fácil ou mais difícil. Já no quesito da sustentação, o aluno deve aprender movimentos como o palmateio e a bater os pés de forma correta, isso somado a diferentes decúbitos irá permitir o aprendiz a começar otimizar o controle corporal dentro da água.Guilherme
ParticipanteBoa tarde! Meu nome é Guilherme, estou no 3 período do bacharelado. Sempre fui apegado a esportes e ao não me adaptar em outro curso resolvi entrar para a Educação Física. Gosto do ambiente aquático e nado desde os 8 anos!
Email: gfconceicao@outlook.com.br
Cel: (21) 988647626 -
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