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ParticipanteProfessor Guilherme,
Pelo que li sobre: “falácia formal – são erros que dizem respeito à forma de um raciocínio, independentemente de seu conteúdo, violando, assim, alguma regra formal das diversas que são tratadas no campo da lógica; falácia não formal – Diferentemente das falácias formais, as falácias não-formais são os erros de raciocínio em que é possível incorrer por falta de atenção, de cuidado, de conhecimento, por um engano provocado por alguma ambiguidade da linguagem ou, ainda, por uso de alguma argumentação maliciosa no que diz respeito ao tema tratado”.
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ParticipantePrezada Camilla,
Me desculpe pelo empecilho. Será uma honra ter suas considerações.https://drive.google.com/file/d/17ZMm60s2eTdOKEHo0MIphtqfO7hxRDd0/view?usp=sharing
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Participantehttps://drive.google.com/file/d/17ZMm60s2eTdOKEHo0MIphtqfO7hxRDd0/view?usp=sharing
Ps: Obrigado nobre amigo Danilo pelas sugestões, críticas construtivas e orientações.
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ParticipanteDe fato Guilherme, intepretações estatísticas e resultados errôneos são propagados como verdades absolutas.
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ParticipanteBoa noite nobre amigo Francisco Lamassa,
Em primeira instância, gostaria de parabenizá-lo pelo projeto de pesquisa elaborado. Inegavelmente, seu trabalho está sucinto, objetivo, coerente, claro e muito bem redigido. Assim sendo, incorporei algumas pequenas sugestões com o intuito de melhorar ainda mais seu excelente projeto de pesquisa. Um grande abraço e parabéns mais uma vez meu nobre amigo.https://docs.google.com/document/d/14Wn5wbQCYVvXK_w90JiVIdDOSujTk-vAgTl5mqHpYrA/edit?usp=sharing
22 de janeiro de 2021 às 15:46 em resposta a: Dúvida sobre as variáveis de controle e interveniente #8744fhfreitas
ParticipanteNobre amigo boa tarde,
De fato, algumas variáveis, por diversos, fatores, na prática, não conseguimos controlá-las. Assim sendo, corroboro seu discurso, além de ratificar a necessidade de realizar uma avaliação minuciosa no que tange a quais variáveis podem influenciar nos resultados do estudo.
Muitos estudos caracterizam essa ausência de controle como uma limitação metodológica, o que consequentemente, pode influenciar a validade interna do trabalho e dar margens para um possível viés e especulações.
Muito obrigado pela resposta e um grande abraço.fhfreitas
ParticipanteBoa noite professor,
Deixei a consulta aberta. Um grande abraço, obrigado pelo feedback e pela sinalização.14 de janeiro de 2021 às 21:02 em resposta a: Dúvida sobre as variáveis de controle e interveniente #8489fhfreitas
ParticipantePrezado Guilherme,
Considerando que a grande maioria dos estudos, na educação física, têm caráter quase-experimental, é correto considerarmos variáveis tais como: horas de sono, alimentação, hidratação, se não controladas, como variáveis intervenientes? Isto é, temos discernimento sobre a existência dessas variáveis, porém, na prática, em um estudo quase-experimental, é inviável controlá-las. Portanto, o que determina se uma determinada variável é interveniente: a impossibilidade de controlá-la ou o desconhecimento pleno de sua existência?fhfreitas
ParticipanteSem dúvida alguma professor Guilherme. De fato, esse é o grande atrativo e o que mais me fascina no processo de aprendizagem. Ao longo de nossa trajetória, baseado em todo o conhecimento, vivências e experiências adquiridas ao longo do processo, constantemente, fazemos ajustes, nos aperfeiçoamos, e adequamos algumas técnicas de acordo com nossas necessidades, objetivos e anseios. Portanto, concordo piamente com suas palavras.
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ParticipanteSim professor Guilherme, utilizo um modelo de fichamento que aperfeiçoei e continuo aperfeiçoando a cada leitura. Utilizo essa técnica há algum tempo e isso me ajuda bastante. Entretanto, após assistir as vídeo-aulas e ler todo o material didático, incorporei algumas técnicas sugeridas por Severino, o que, consequentemente, mudou parcialmente, as técnicas de leitura de que utilizava até então.
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ParticipanteCorroboro piamente seu discurso. De fato, a leitura ativa é capaz de promover um melhor entendimento sobre o texto o que, consequentemente, nos remete a uma compreensão mais apurada da ideias expostas em cada parágrafo, assim como, da ideia central do texto.
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ParticipanteA leitura ativa é caracterizada por ser uma leitura mais analítica, detalhada, crítica, ou seja, é necessário que o receptor tenha um senso crítico mais apurado, conhecimento sobre o tema, capacidade de síntese bem desenvolvida e capacidade de concatenar conceitos, ideias e mecanismos. Portanto, a leitura ativa tem o intuito de promover uma melhor compreensão do texto, além do simples entendimento do mesmo.
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ParticipanteCorroboro integralmente seu ponto de vista no que tange a importância de estabelecer um diálogo direto e constante com o autor. Além disso, foi categórico ao elucidar que alguns livros não merecem ser lidos, enquanto outros, merecem ser lidos em baixa velocidade. Adicionalmente, expôs com muita propriedade uma técnica de leitura utilizada com o intuito de melhorar a leitura de textos, quer sejam científicos ou não.
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ParticipanteProfessor Guilherme,
Em se tratando de artigos científicos, em linhas gerais, comumente, utilizo um modelo de resumo de artigos onde, coleto algumas informações tais como: conceitos relevantes; o que diz a literatura científica a cerca da temática proposta pelo autor; objetivo do estudo; métodos e procedimentos; resultados; mecanismos fisiológicos que justifiquem tais resultados; tratamento estatístico realizado; conclusão e aplicabilidade prática; limitações metodológicas; e um item intitulado: minhas considerações.
Além disso, costumo utilizar uma moldura teórica como o intuito de organizar os dados oriundos de diferentes artigos em um mesmo local.fhfreitas
ParticipanteConversar com o autor é uma prática de suma importância para que tenhamos uma visão holística e um melhor entendimento do texto. Se considerarmos um artigo científico, por exemplo, comumente, apresentamos algumas dúvidas, questionamentos, visualizamos algumas lacunas não elucidadas pelo(s) autor(es), e, inevitavelmente, confrontamos as ideias e achados desses autores com tudo aquilo que é evidenciado, suportado pela literatura científica.
Dessa forma, ao realizarmos uma leitura mais crítica (etapa sintópica) e detalhada (etapa analítica) é elementar que façamos alguns questionamentos, por isso, o diálogo com o(s) autor(es) torna-se fundamental para que tenhamos uma melhor compreensão do texto apresentado pelo emissor.
Portanto, existem textos que não merecem ser lidos, enquanto, outros merecem uma leitura mais crítica, analítica e pontual.fhfreitas
ParticipanteEu é quem agradeço pelo interesse em meu projeto de pesquisa nobre amigo. De fato, são muitas variáveis envolvidas e o objetivo do estudo é correlacionar essas
variáveis e investigar se possíveis desequilíbrios musculares (Razão I / Q) e assimetrias entre membros podem influenciar no desempenho de alguns testes, tais como salto vertical, sprint de 20m, COD e RAST. Dessa forma, considerando que tarefas motoras como saltar, correr em velocidade, mudar de direção e realizar sprints sucessivos são comumente executadas por atletas de futebol, esses serão os testes de desempenho realizados.fhfreitas
ParticipanteÉ uma grande honra e prazer poder aprender um pouco com você nobre amigo.
Meu projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a correlação de algumas variáveis, tais como pico de torque extensor; pico de torque flexor; razão convencional I/Q; altura, potência e tempo de voo no salto contramovimento; altura, potência e tempo de voo no Squat jump; velocidade e tempo no teste de sprint de 20m; velocidade e tempo no teste de mudança de direção (COD); e composição corporal -
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