Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Dison Oliveira
ParticipanteConteúdo: apneia voluntária.
A apneia faz parte da Adaptação ao meio aquático. Consiste em segurar suspender a respiração dentro da água, ou seja, submerso.
Esta apneia pode ser estática ou dinâmica.
Na apneia estática o aluno não irá se descolar na piscina, apenas imergir a cabeça na água.
Os alunos podem experimentar e treinar a concentração nesta modalidade.
Já na apneia dinâmica há um deslocamento ( que pode ser mínimo, mas desta forma não limitamos a experiência do aluno e aplicamos outro aspecto da AMA, como propulsão).
Durante os exercícios o professor/instrutor deve incentivar que os alunos mantenham os olhos abertos desta forma já estarão experimentando outro aspecto da AMA (visão subaquática).
Os exercícios de apneia voluntaria vão condicionar os alunos a não broncoaspirar a água enquanto estiver submerso e preparar-los ou mesmo apresentá-los a outros esportes aquáticos como o mergulho livre em apneia, orientação subaquática, caça submarina entre outros.Exercícios em apneia estática:
1- Pedir que os alunos, enfileirados na borda inspirem o máximo que puder bem lentamente enchendo os pulmões de ar;
2 – em seguida expirem o máximo que puder na tentativa de esvaziar por completo os pulmões;
3 – no terceiro momento inspirar novamente bem lentamente o máximo que puder e segurar o ar;
Obs.: os 3 primeiros passos servem para tentar reduzir o “espaço morto”.
4 – mergulhem a cabeça prendendo a respiração e contem até 10 e comecem a expirar lentamente.
5 – após esvaziar os pulmões retornar a superfície.
6 – a cada exercício aumentar gradativamente o tempo de permanência submerso.
Com o passar do tempo o aluno perceberá uma maior capacidade pulmonar e consequentemente maior tempo de apneia.
Recomendações:
1 – estes exercícios devem ser praticados moderadamente;
2 – Importante o professor/instrutor ser experiente e estar atento para evitar acidentes de afogamento, pois em casos de apneia longa o percentual de dióxido de carbono no sangue aumenta podendo levar a inconsciência;
3 – orientar os alunos a nunca realizar apneia sem um acompanhamento;Estes exercícios podem ser feitos ainda em flutuação individual ou em conjunto.
Exercício em apneia dinâmica:
Na apneia dinâmica há um deslocamento que pode ser horizontal, indo de um ponto a outro na piscina ou vertical, submergindo na piscina.Ainda esse deslocamento horizontal pode ser realizado na superfície ou não desta forma o aluno poderá experimentar variações de pressão durante o nado e sua apneia.
1 – seguir os passos de 1 a 3 no exemplo anterior;
2 – mergulhar a cabeça iniciando o deslocamento;No caso de uma atividade de deslocamento vertical na piscina, ou seja, em direção ao fundo podemos utilizar objetos dispostos no fundo da piscina para serem recolhidos.
Em caso de piscinas mais fundas é interessante orientar e ensinar os alunos a realizarem a manobra de valsalva evitando a compressão do tímpano pela pressão da água enquanto mergulha.
Lembrando que a cada 10m que mergulhamos a pressão da água aumenta em 1atm. E cada organismo é impar e esta pressão hidrostática vai agir de forma diferente em cada um.
Para algumas pessoas uma descida rápida de 2m já é suficiente ser necessário realizar a manobra de valsalva.Recomendações:
As mesmas recomendações do exercício anterior.-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 9 meses atrás por
Dison Oliveira.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 9 meses atrás por
-
AutorPosts