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AmandaSilva
ParticipanteConcordo com a maioria das considerações dos outros alunos. Mas o que considero de extrema importância no momento de avaliar e que muitos professores infelizmente replicam é a comparação, no caso me refiro a não fazer comparações com os outros colegas. Vejo por aí muitos professores que utilizam como forma de avaliação a comparação entre os colegas de turma, e quando um é menos desenvolto que outro para o nado, mesmo cumprindo todas as atividades propostas, aprendendo todo o conteúdo passado e tendo alcançado todos os objetivos propostos o professor o avalia de forma negativa. Acredito que como foi dito a avaliação deve ser individual e de acordo com o que foi ensinado. Além desse fator, acho muito importante na avaliação se atentar ao conforto dos alunos e suas questões psicológicas, visto que muitos não reagem bem quando se deparam com avaliações. Os critérios técnicos são de fato o ponto principal da avaliação, mas é importante também incluir aspectos psicológicos e sociais, para avaliar a formação do aluno como um todo.
AmandaSilva
ParticipanteAcredito que os níveis tem devem ser compreendidos pelo professor na mesma intensidade. É muito comum ao professor se atentar sempre para o lado prático, afinal geralmente o professor da aula em vários lugares diferentes e fica o dia todo dando aulas, não conseguindo se atentar a detalhes. Nesse sentido acho que o diferencial de alguns profissionais que na verdade é essencial é se atentar aos níveis atitudinal e conceitual, entender como o aluno se comporta de acordo com diferentes estímulos, como ele compreende as informações e as assimila, qual a melhor maneira de passar cada tipo de instrução para que fique o mais clara possível, além de tentar sempre aprofundar as relações aluno x professor, criando uma maior confiança do aluno no professor, e essa relação vai permear toda a estrutura das aulas, afinal, se o aluno não confia em mim, como vai acreditar que o exercício que estou passando é o melhor para que alcance seu objetivo? Acredito que um importante fator que pode ser essencial para essa percepção homogênea de todos os níveis seja a elaboração dos planos de aula, possibilitando uma definição mais específica de cada objetivo. E sem sombra de dúvidas acredito que isso se aplica não somente à natação, mas também para outras modalidades, principalmente modalidades competitivas.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
AmandaSilva.
AmandaSilva
Participanteconcordo com a afirmativa, pois somente o planejamento e a organização do professor são o que vão determinar tanto o tempo de aprendizagem quanto a qualidade da mesma. Um bom planejamento permite ao professor uma divisão eficaz das turmas de acordo com faixa etária, objetivos, e conhecimento, o que possibilita ao aluno uma aula mais fluida e dinâmica. Um professor que da aula sem se planejar está sujeito a interrupções constantes, corre o risco de pular progressões importantes, pode esquecer de passar algum conteúdo essencial para a técnica, dificultando a relação ensino aprendizagem e aumentando o período de ensino. Enquanto o aluno poderia aprender uma técnica em 3 semanas, leva 6 para concluir tal técnica.
AmandaSilva
ParticipanteBoa tarde, quanto a questão da Thayná, acredito que vale muito ressaltar o que o professor fala na unidade 2, que independente do objetivo a técnica é essencial para a aprendizagem do nado em si. O que tem que ser modificado não é a técnica de acordo com o objetivo e sim a forma que a técnica é transmitida. O importante é que o indivíduo aprenda a nadar e só então decida se vai para a natação competitiva ou não.
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Esta resposta foi modificada 4 anos, 2 meses atrás por
AmandaSilva.
AmandaSilva
ParticipanteA divisão de conteúdo de acordo no ensino é essencial por diversos fatores. Primeiro possibilita ao professor uma maior organização do ensino, ao organizar as turmas de acordo com as faixas etárias e os níveis de ensino o profissional consegue distinguir melhor os conteúdos a serem ensinados em cada turma sem que ocorram interrupções e ensinamentos “cruzados” e deixe tanto alunos quanto pais satisfeitos. Segundo é essencial para o seguimento da progressão pedagógica, de acordo com os níveis de cada turma e com as faixas etárias, respeitando assim o nível de aprendizagem de cada aluno, e possibilitando um melhor entendimento do que é ensinado e consequentemente melhor desenvolvimento do aluno. E terceiro possibilita o ensino de acordo com os diferentes objetivos dos alunos, enquanto alguns aluno querem apenas a prática de natação de forma recreativa, outros querem a prática de forma a atingir o nível competitivo, e é interessante que cada objetivo seja abordado de forma diferente. Dessa forma a divisão favorece a evolução dos alunos, possibilita uma melhor relação ensino x aprendizagem, e ajuda o professor.
AmandaSilva
ParticipanteBoa tarde, escolhi o nado costas por considerar o estilo mais fácil de se ensinar e aprender após a AMA.
O corpo deve permanecer na horizontal e alongado, apenas as orelhas permanecem submersas, a cabeça deve estar levemente inclinada olhando para os pés, durante o nado o corpo realiza rolamentos laterais para que o ombro realize a rotação junto com o braço e permaneça em equilíbrio. Atenção para a cabeça que não pode estar alta para que os membros inferiores não afundem.
A pernada deve ajudar a manter o equilíbrio do corpo na superfície, sendo realizada com as pernas coladas uma a outra, alternadamente para cima e para baixo com o movimento começando pelos quadris, a força maior da pernada deve ser realizada na fase ascendente, chutando para cima e para trás, com os pés em flexão plantar.
A braçada também é feita alternadamente, a entrada deve ser realizada com o braço reto na linha do ombro o dedo mindinho deve entrar primeiro na água com a palma virada para fora. A primeira varredura para baixo ocorrerá para baixo e para fora, as palmas das mão devem estar para baixo, as mão devem buscar estar o mais fundo possível. Em seguida a primeira varredura para cima é realizada com os cotovelos flexionados de preferência a 90°, a palma da mão muda de sentido para dentro e o movimento deve ser realizado para dentro e para cima. Na segunda varredura para baixo a palma da mão deve estar voltada para baixo e o movimento deve ser realizado para baixo e para a coxa.
Na fase de recuperação o braço deve estar totalmente esticado próximo ao corpo com a palma voltada para dentro e o dedão para fora da água e o corpo em horizontal voltado para cima, se preparando para a próxima rotação da outra braçada.AmandaSilva
ParticipanteSeguem planos de aula revisados.
AmandaSilva
ParticipanteOi Helena. Achamos os planos do grupo muito bem elaborados, com os objetivos muito bem definidos.
Quanto ao 1° plano de aula, observamos que as atividades propostas são muito bem descritas. As músicas trazem maior ludicidade para a aula, o que é ótimo para a faixa etária indicada, porem devido a essa faixa etária consideramos que as atividades escorrega de boas vindas e passeio nas ilhas podem ser um pouco perigosas e poderiam ser melhor elaboradas.
Quanto ao 2° plano de aula, consideramos que o objetivo procedimental poderia ser menos abrangente, além de não considerarmos uma estratégia interessante colocar volta a calma ainda na parte inicial, devido a faixa etária da turma. E ainda consideramos que as atividades não cumprem totalmente o objetivo e tema da aula.AmandaSilva
ParticipanteBoa Noite! Meu nome é Amanda, estou no 4° período do bacharel (integral), cursava engenharia elétrica na ufrj também, no 7° período resolvi cursar a disciplina de prática de natação e cinesiologia, a partir de então resolvi largar a engenharia e seguir para a ed. física. Meu contato inicial com a natação foi aos 7 anos de idade e desde então pratico esporadicamente. Na eefd me dedico a iniciação científica no laboratório de biomecânica.
Meu e-mail é amandasilva@poli.ufrj.br
Meu cel é (21) 991960868 -
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