- Este tópico contém 20 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Danilo X-TRAINER.
-
AutorPosts
-
-
20 de janeiro de 2021 às 15:06 #8658
-
21 de janeiro de 2021 às 19:17 #8693
Guilherme Tucher
MestreOi, Gisele. Você sabe como deixar o link aberto para que todos possam ter acesso?
Tente fazer isso, por favor.
-
21 de janeiro de 2021 às 20:29 #8705
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Professor!
veja por gentileza se é possível abrir agora.
https://drive.google.com/file/d/1PIg9e4uvVgk6C99UOxH0GqJh3M8HKjPI/view?usp=sharing
-
28 de janeiro de 2021 às 17:06 #8865
Francisco Lamassa Junior
ParticipanteBoa Tarde Gisele
Desculpe a demora em corrigir. Fiz algumas consideraçõe e questionamentos sobre o texto. Por favor, avalie a partinenência das colocações, pois possa ser que eu tenha outra perspectiva sobre alguns conceitos.
Atenciosamente
LamassaSegue o link com as sugestões:
https://docs.google.com/document/d/1Pb5INcKmjMYG15Dx97lEJpBnevajgz-YmlSRlboKWyQ/edit?usp=sharing -
29 de janeiro de 2021 às 16:34 #8910
Guilherme Tucher
MestrePessoal, minhas considerações. Meu foco é na questão problema:
Considero a consideração do Lamassa pertinente.
Gisele, quando você apresentou o seu estudo nos primeiros fóruns eu brinquei com a forma que você escreveu o problema. Lembra? A questão continua.
Se você não quer verificar o efeito “de alguma coisa”, não se preocupe com as variáveis. Apenas indique que não se aplica ao seu estudo.
A sua questão problema e o objetivo geral estão incoerentes. Eu não sei qual está certo. Considerando que o objetivo geral está correto, a sua questão problema seria: Qual é o gasto energético médio e o consumo alimentar durante operações militares dos integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil?
Reveja o vídeo sobre essa questão. Tem uma “dica” para não errar.
-
2 de fevereiro de 2021 às 9:14 #9004
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBom dia Lamassa!
Agradeço suas colocações e achei pertinente quando você coloca a questão das variáveis que parecem muitas quando as direcionamos com a questão problema. Isso me levou a refletir que devo mudar minha questão problema, pois não abrange a real necessidade e o “problema” que levou criarmos esse estudo.
Explico abaixo, também para o professor, a necessidade dessas variáveis e o que eu concluí diante de suas colocações. Por favor, de um olhada abaixo.Quanto as demais colocações, as comentei no link que colocarei a seguir. Obrigada pela contribuição!
Bom dia professor Guilherme!
Obrigada pela sua colação, me levou a refletir a mesma questão que observei ao ler as considerações do Lamassa. Na verdade, nós gostaríamos de além de saber o gasto energético médio e consumo alimentar, verificar sim o efeito do balanço energético em algumas variáveis que podem influenciar a performance e a prontidão do fuzileiro naval em treinamento de campo ou em uma missão militar.
O problema veio com a necessidade de conhecer o gasto calórico diário dos fuzileiros navais em atividades operativas (denominamos como adestramento), para saber se a ração operativa oferecida atende a demanda energética, pois não se encontra esses valores na literatura quando nos referimos a Marinha do Brasil e existem pouquíssimo estudos internacionais referente ao fuzileiro naval. E sabendo da importância de um balaço energético positivo na prevenção de lesões, na manutenção de peso corporal e força muscular, escolhemos essas variáveis que se associam a prontidão do militar para analisar. Isso será bem contextualizado na introdução do projeto. Quanto a frequência cardíaca e VO2max, essas variáveis serão usadas para se achar o gasto calórico através de formulas apropriadas para tal. Tudo pensado em uma metodologia e equipamentos que é possível se aplicar em treinamentos na mata.Acredito que seja um pouco complicado esclarecer com poucas informações que ainda foram dadas na tarefa 1 e isso me levou a concluir o que o senhor sugeriu “MUDAR A QUESTÃO PROBLEMA” para dar clareza a necessidade desse estudo nesse início.
Aproveito para tirar uma dúvida. Pode-se ter duas questões problema? Ou devo reformular a minha em uma só?
Mais uma vez, obrigada pelas contribuições Lamassa e professor Guilherme. Estarei fazendo as modificações no documento da tarefa e colocando o link abaixo.
-
3 de fevereiro de 2021 às 10:26 #9046
Guilherme Tucher
MestreOi, Gisele.
Sobre a questão problema, acho que seria mais um ajuste do que uma mudança. É uma questão mais de escrita para facilitar o entendimento. O que achou da proposta que escrevi?
Você pode ter duas questões problemas (ou mais). Mas nesse caso, terá dois objetivos gerais também. Tendo dois objetivos gerais, terá que fazer todo o procedimento do Projeto envolvendo os dois objetivos (introdução, justificativa, relevância e etc).
Fica um “pouco mais difícil, mas completamente normal.
Você tem duas opções: (i) apresente a questão problema envolvendo as duas dúvidas (em apenas uma pergunta ou em duas, separadamente) ou (ii) deixe a questão mais importante para o objetivo geral (e essa será naturalmente a sua questão problema) e a outra para um dos objetivos específicos.
Você precisa decidir, baseada na literatura, qual seria a melhor opção.
-
-
2 de fevereiro de 2021 às 16:06 #9014
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa tarde! Segue a tarefa 3.
https://drive.google.com/file/d/1Tg0i6fCKrYnJTUj0MWNa9NelhEPonaMT/view?usp=sharing
-
3 de fevereiro de 2021 às 10:35 #9047
Guilherme Tucher
MestreGisele, essa é a sua nova questão problema:
Qual é o gasto energético médio e o consumo alimentar durante o adestramento militar dos integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e se o balanço energético impacta na composição corporal, na força e no marcador de lesão muscular desses militares?
Minha sugestão:
Essa parte pode ser facilmente um objetivo específico. Ela é apenas descritiva. Creio que não seja a parte mais importante, apesar de valer uma publicação:”Qual é o gasto energético médio e o consumo alimentar durante o adestramento militar dos integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil”
Creio que a parte mais interessante (em termos de pesquisa) seria: “se o balanço energético impacta na composição corporal, na força e no marcador de lesão muscular desses militares?”
Mas precisamos melhorar a redação. Nesse caso, seria: Qual é o efeito do balanço energético durante o adestramento militar na composição corporal, na força muscular e em marcadores de lesão muscular em integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil?De qualquer maneira, julgar se a parte “integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil” é importante de ser citada. Só você pode saber disso. Faz diferença de ser Marinha ou Aeronáutica? Faz diferença de ser do Brasil ou da Espanha? Se sim, mantenha no texto. Caso contrário, se a proposta da alimentação for “padrão”, indique apenas que são militares.
-
-
9 de fevereiro de 2021 às 12:57 #9211
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa tarde Prof. Guilherme!
Conforme discutimos na última aula e foi bem gratificante o debate, minha questão problema será o que o senhor sugeriu: “QUAL É O EFEITO DO BALANÇO ENERGÉTICO DURANTE O ADESTRAMENTO MILITAR NA COMPOSIÇÃO CORPORAL, NA FORCA MUSCULAR E EM MARCADORES DE LESÃO MUSCULAR EM INTEGRANTES DO CORPO DE FUZILEIRO NAVAIS DA MARINHA DO BRASIL?Permaneci com “integrantes do corpo de fuzileiros navais” porque faz diferença sim entre o adestramento das diferentes Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) e especifiquei do Brasil, porque a ração operativa ofertada é diferente entre os países.
Obrigada!
-
10 de fevereiro de 2021 às 8:57 #9229
Guilherme Tucher
MestreLegal, Gisele.
Entendida a questão problema, o restante será mais “fácil”. rsrsrs
-
-
10 de fevereiro de 2021 às 2:47 #9228
-
11 de fevereiro de 2021 às 11:02 #9258
-
14 de fevereiro de 2021 às 21:51 #9328
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Fabio! Tudo bem?
Você deixou dois link acima. Observo que o segundo foi o qual eu introduzi a introdução, título e tinha feito alguns ajustes (tarefa 3). Mas fiquei na dúvida… É para eu considerar os dois link? Será que não é melhorar você unir seus comentários em um único documento?
Fico no aguardo.
Desde já agradeço pela sugestão da questão problema, modificando lesões musculares por danos musculares. Lembrei de nossa discussão da última aula e de sua colaboração referente a esses termos. Como eu já tinha postado o link não consegui fazer essas modificações, mas certamente farei na próxima atividade conforme sua sugestão e do professor Guilherme.
Muito Obrigada! Abraços
-
25 de fevereiro de 2021 às 18:30 #9744
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite! Segue a tarefa 5
https://drive.google.com/file/d/1SpbzUOPLITTcZ2H0M-EvOMAPC8lP48Xn/view?usp=sharing
-
25 de fevereiro de 2021 às 18:40 #9747
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteProfessor! Ao abrir o link para conferir se estava certinho, observei que ocorreu uma pequena desconfigurada no documento. Então estou enviando novamente.
Segue abaixo a tarefa 5.
https://drive.google.com/file/d/1I9dezrTgLVwmviFZrL-dp_NL_h6Q0NX_/view?usp=sharing
-
1 de março de 2021 às 10:15 #9821
Guilherme Tucher
MestreTudo bem, Gisele. Vamos aguardar pelas considerações.
-
-
8 de março de 2021 às 17:09 #10105
Diego Porto
ParticipanteFeito Gisele. Desculpe o rolo. Fiquei esperando a liberação para edição e vc a tarefa. rsrs
Lendo as considerações anteriores dos colegas e do Guilherme, deu pra ver que seu trabalho está bem delineado e muito bem apresentado. Fiz algumas considerações na parte dos métodos. Algumas vc até as colocou mais a frente (vc vai entender qdo ver). rsrs
Posso de repente ajudar nos protocolos de avaliação do Vo2max. E parabéns pelo trabalho. Vai dar trabalho, mas ficará sensacional.
https://drive.google.com/file/d/11NV_uNdcgLA30VhbIqxTYhU7EyPHtNoz/view?usp=sharing
-
8 de março de 2021 às 20:57 #10107
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite Diego! Sem problema, suas considerações certamente contribuirão.
Fico feliz de você ter gostado do projeto!
Quanto ao protocolo de Vo2max, analisarei junto aos pesquisadores do laboratório que realizarei esse teste o protocolo mais atualizado que você se referiu. Por favor, você pode me enviar por email esse protocolo? Será de grande valia!
Quanto a questão de adicionar a variabilidade da FC antes e após o treinamento, realmente seria bem interessante. A questão é a logística e o cuidado com os equipamentos nesse momento, já que os militares deveriam usar sem nossa monitoração presencial. Quem sabe em futuros estudos similares poderemos incluir esse protocolo tb. Mas de qualquer forma iremos aplicar o IPAQ (que ainda não adicionei na metodologia) para saberemos o nível de AF deles, Vo2max e de repouso.
Quanto a estatística, futuramente poderemos sim reavaliar e mudar caso necessário. Obrigada!
Obrigada! Abraço.-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
Gisele de Paiva Lemos.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
-
11 de março de 2021 às 21:06 #10731
Gisele de Paiva Lemos
ParticipanteBoa noite!
Segue a tarefa 7. O cronograma não está atualizado, pois devido a pandemia ocorreu alteração das datas. No entanto, o adicionei na tarefa.
https://drive.google.com/file/d/1DyWhYCBzMtXhhsSwSo3oJtYJRegL9d7t/view?usp=sharing
-
18 de março de 2021 às 23:49 #10906
Danilo X-TRAINER
ParticipanteBoa Noite Gisele!
Primeiramente, parabéns pela relevância do projeto. Tenho certeza que esse estudo vai contribuir para o público alvo e para os profissionais da área de atuação.
Segue algumas sugestões em relação ao documento.
Att
Danilo Carvalhohttps://drive.google.com/file/d/1jeJvEBcFDLrjnXJHQstW118EDot-04uw/view?usp=sharing
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here