- Este tópico contém 25 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 1 mês atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
14 de janeiro de 2021 às 18:01 #8485
-
15 de janeiro de 2021 às 19:01 #8496
Michele Andrade de Brito
ParticipanteSegue minhas sugestões, qualquer dúvida estou a disposição
https://drive.google.com/file/d/1pfOC69vqIa9SETE_JeBiBOQ3OSjgzCpO/view?usp=sharing -
18 de janeiro de 2021 às 21:10 #8613
Guilherme Tucher
MestreMichele, ainda não é o momento de fazer considerações. As postagens podem ser feitas até o dia 21 de janeiro. A partir do dia 22 de janeiro que teremos a lista definitiva.
Só entre o dia 22 e 28 de janeiro que as considerações devem ser feitas.
Ricardo, por favor espere para vermos quem realmente deve avaliar o seu trabalho nesse momento.
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
19 de janeiro de 2021 às 11:01 #8627
Michele Andrade de Brito
ParticipanteEntendido Guilherme.
-
27 de janeiro de 2021 às 15:09 #8829
ricardomello
ParticipanteOk, professor.
Estou aguardando
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 3 meses atrás por
-
28 de janeiro de 2021 às 8:27 #8848
Nubia Isabela Macedo Martins
ParticipanteBom dia! Seguem as minhas sugestões:
https://drive.google.com/file/d/1A-5xikvN2wghlVvqoCxdx6EAg_djngWy/view?usp=sharing-
3 de fevereiro de 2021 às 21:34 #9079
ricardomello
ParticipanteMuito Obrigado Nubia!
-
-
29 de janeiro de 2021 às 16:12 #8906
Guilherme Tucher
MestreRicardo, sugiro que reveja o vídeo quando explico sobre a elaboração da questão problema para um estudo de correlação.
Podemos melhorar muito essa questão problema, ok? Isso te ajudará na escrita no objetivo – que também explico no vídeo.
Quanto as variáveis, se o seu estudo é de correlação, nós testamos a relação entre variáveis?
-
3 de fevereiro de 2021 às 21:35 #9080
ricardomello
ParticipanteVocê tem razão, precisei mudar muito coisa e agradeço imensamente as sugestões e correções.
-
-
3 de fevereiro de 2021 às 20:29 #9076
ricardomello
ParticipanteBoa noite Professor e Nubia, agradeço pelas considerações e irei fazer as modificações necessárias.
Muito Obrigado
Ricardo Mello
-
3 de fevereiro de 2021 às 21:33 #9078
ricardomello
ParticipanteSegue o link com as modificações em decorrência das sugestões, o título e a introdução:
https://docs.google.com/document/d/1YfMc5DXAodv1CIG30_GDxL-zh9Zi_60QkfF_LUiiw5w/edit?usp=sharing
-
17 de fevereiro de 2021 às 18:37 #9396
Michele Andrade de Brito
ParticipanteOi Ricardo,
Segue minhas sugestões, qualquer dúvida estou a disposição: https://drive.google.com/file/d/1ZYsdnlCzNpskJym3N3bg_9IOI4eXMqoK/view?usp=sharing-
24 de fevereiro de 2021 às 15:39 #9664
ricardomello
ParticipanteMuito obrigado Michele, suas dicas foram extremamente valiosas e obrigado pela formatação também.
-
-
-
18 de fevereiro de 2021 às 17:21 #9462
Guilherme Tucher
MestreMichele, obrigado pelas considerações. As considero pertinentes.
Ricardo, use as “dicas” que deu nos vídeos sobre a combinação da questão problema, objetivo do estudo e título. Com esse caminho não tem como errar.
abraço
-
24 de fevereiro de 2021 às 15:40 #9665
ricardomello
ParticipanteObrigado professor.
Segue o link com as alterações e os materiais e métodos
https://docs.google.com/document/d/1YfMc5DXAodv1CIG30_GDxL-zh9Zi_60QkfF_LUiiw5w/edit?usp=sharing
-
-
4 de março de 2021 às 18:49 #10040
Marco Ferreira
ParticipanteRicardo,
Senta e tenha paciência, pq vem coisa!!!
Eu sempre faço a metodologia com mapa mentais pra facilitar, eu fiz um com “os ajustes” que considero importantes
Ricardo, vamos ao meu ponto de vista sobre metodologia
O que eu julgo fundamental: Descrever o tipo da pesquisa, descrever bem a amostra, os grupos (quando possível), os testes, e como se obterá o resultado através da estatística.
Notei que sua amostra tem um viés quando voce aponta 133 homens, só que nem todos participaram de todas as fases do teste, então ai na minha concepção, é excluir quem não participou de todas as fases previstas, no caso, voce chamou de visitas, Seria um critério de exclusão.
Outra coisa é o número amostral, 133 (que são menos no caso) representa quantos porcento do todo? Em outras palavras, Qual é o quantitativo total dos guardas vidas da corporação? Com esse dado eu poderia julgar se seu N=133 realmente representa o todo.
Eu acabei de escrever dois artigos como co-autor sobre bombeiros militares, e a nossa equipe descreveu a patente para fins de comparação, então sugiro a reflexão se isso se aplica ao seu trabalho.
Quando voce apresenta peso, idade, altura e IMC, eu me questiono se eles não poderiam ser classificados em grupos, tipo
faixa etária de 20 a 30 anos, de 31 a 40, e assim sucessivamente, realizando um agrupamento por altura peso e IMC, e descrevendo isso, pois seria possível comparar os resultados entre os grupos, e se não estou enganado, isso daria maior poder ao seu trabalho.O tempo de serviço eu julgo fundamental, afinal, são testes físicos, em idades diferentes e certamente descrever o tempo de guarda vida servirá para comparação.
Quando voce apresenta 113 realizaram os testes de velocidade e 105 realizaram as medidas antropometricas e de velocidade, novamente pode causar confusão com o n=133 que foi descrito logo acima. Olhado por alto, eu consideraria no N apenas os 105, porque pela leitura, apenas eles cumpriram os protocolos de teste por completo. Enfim, temos 3 números. 133, 113, 105 e uma frase sua que detona seu n logo de cara “Nem todos participaram das duas visitas”. A considerar que essa visita são dias de testes, então deu alguma pane no N, eu vou pensar ao ler.
O procedimento de triagem não ficou claro, não tem critérios de inclusão e exclusão bem descritos, bem como não tem nenhuma informação sobre a importancia dessa fase do método.
O texto sobre abstinencia me soou muito estranho. Eu pensei “como assim? o participante que vai ter que controlar a vontade?” Penso que isso você não tem como controlar. É dizer para o participante: “Olha amigo, NÃO PODE” se voce usar, voce está fora. Simples assim saca.
então das duas uma, ou voce tira essa parte do texto, e modifica para ” os participantes não utilizaram cafeina, alcool, medicamentos durante tais dias” ;Logo abaixo voce descreve a temperatura na segunda visita. Se esse dado é importante, porque não tem o registro da primeira visita? Foram procedimentos diferentes? Caso sim, tem que descrever o motivo pelo qual voce não marcou. Agora, se era pra ter descrito nos dois e voce não marcou o primeiro porque esqueceu ou não deu pra marcar, remove a informação da segunda visita, porque ao ler, na hora a gente procura pela temperatura do primeiro dia, afinal, se é relevante… Entende?
Não entendi o termo velocidade auto selecionada nem como voce conseguiu controlar isso. Precisa descrever ou remover.
Outra coisa importante é comentar se os instrumentos de medição foram validados cientificamente, pois existem padrões de equipamentos, e é fundamental descrever isso, e citar inclusive, para que tenha validade a sua medição, ou então exista a possibilidade de cálculos de margens de erro para cada equipamento, inclusive, isso pode ser citado como limitação do estudo.
Outra coisa é, como eu posso garantir que os avaliadores fizeram o registro corretamente? Eles participaram de algum treinamento? Você fez algum teste piloto para aferir a confiabilidade de medição dos avaliadores? Inclusive tem testes estatísticos pra isso.
E por fim.
Pra mim, se sua pesquisa é quantitativa ( voce não informou), ela obrigatoriamente tem que ter estatística.
Você tem que aferir a normalidade dos testes, ver correlações, etc etc. No pior dos cenários ter uma estatística descritiva.
O tipo da pesquisa também deve ser informado na metodologia.Espero que tenha te dado mais perguntas do que respostas.
Manda bala! e vamos cruzar juntos essa linha de chegada-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
Marco Ferreira.
-
5 de março de 2021 às 10:24 #10072
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Marco.
Ricardo, aproveite a oportunidade!!Marco, o link está restrito. Pode liberar?
-
9 de março de 2021 às 15:16 #10115
ricardomello
ParticipanteBoa tarde Marcos,
não sei nem como agradecer todo o carinho e cuidado que você teve na hora de avaliar o meu projeto, muito obrigado.
Adorei também o mapa mental, certamente irei utiliza-lo na confecção de projetos futuros.
Grato
Ricardo Mello
-
Esta resposta foi modificada 4 anos, 1 mês atrás por
-
5 de março de 2021 às 14:35 #10078
Marco Ferreira
ParticipanteTenta esse link por favor
https://drive.google.com/file/d/15yQSivYFQIAgXaFyFPgrm3BII7lviAWn/view?usp=sharing
-
8 de março de 2021 às 9:49 #10101
Guilherme Tucher
MestreDeu certo. Proposta bacana!
-
9 de março de 2021 às 15:18 #10116
ricardomello
ParticipanteBoa tarde professor,
Segue o link com a tarefa 7:
-
11 de março de 2021 às 9:03 #10145
Guilherme Tucher
Mestreok. Vamos esperar pelas considerações.
-
-
-
-
18 de março de 2021 às 10:11 #10883
Juliana Paiva de Moraes
ParticipanteBom dia Ricardo,
Marco fez sugestões tão maravilhosas para o seu trabalho, que ficou complicado pra mim hehehe
Porém fiz algumas considerações e reforcei outras que o Marco já tinha citado.
Espero que contribua para a melhoria 😉
Segue o link
https://www.dropbox.com/s/czzwzqc4o01odlg/Sugest%C3%B5es%20Ricardo.docx?dl=0-
18 de março de 2021 às 17:29 #10888
ricardomello
ParticipanteMuito obrigado pelas considerações Juliana.
-
-
18 de março de 2021 às 17:30 #10889
ricardomello
ParticipanteSegue o link com a atividade finalizada.
Att
Ricardo Mello
-
19 de março de 2021 às 11:49 #10916
Guilherme Tucher
MestreObrigado.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here