- Este tópico contém 16 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 11 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 14:16 #10665
Guilherme Tucher
MestreFoi discutido que o movimento da pernada do nado de Peito tem uma diferença muito grande para o movimento da pernada dos outros nados formais. Por isso, então, mesmo os alunos que passaram por uma adequada AMA, podem apresentar algumas dificuldades na realização desse movimento. A partir dessas considerações, pensando em uma turma de iniciantes na aprendizagem do nado de Peito, você começaria o ensino da pernada do nado de Peito por meio de exercícios dentro ou fora da água? Justifique a sua resposta.
-
20 de maio de 2021 às 11:56 #12572
Rafaela Maciel
ParticipanteAo aprender o nado peito a melhor opção seria juntar as atividades dentro e fora da água, começando com atividade na água para que o aluno conheça e compreenda características do nado, depois realizaria atividades fora da água como por exemplo fazer os movimentos em uma sala com espelho para que os alunos consigam observa e para que a fase dos pés voltam para fora (onde se encontra uma dificuldade maior) e utilizaria uma cadeira, onde os alunos se sentaram e voltaria os pés para fora, agarrando os pés da cadeira, creio que ajudaria no desempenho do nado e depois retornaria as atividades dentro da água para reforçar as características do nado
-
24 de maio de 2021 às 8:36 #12588
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Rafaela. Também acredito que precisamos utilizar estratégias diferentes.
-
-
21 de maio de 2021 às 17:39 #12581
Daniel Oliveira Santos dias
ParticipantePor ser um movimento mais complexo acredito que poderia começar com exercícios dentro dagua para o aluno identificar a mecânica do nado e o professor passando alguns exercícios fora da água para ser possível o aprimoramento da técnica. Porque fica bem mais simples o aluno entender a pernada do nado peito com exercícios fora dagua para assim ser capaz de exercê-lo dentro d
‘água. Concordo com Rafaela, a associação de aulas dentro e fora d’água seria ao meu ver a melhor forma de aprimoramento da técnica da pernada do nado peito.-
24 de maio de 2021 às 8:37 #12589
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Daniel.
De qualquer maneira, acredito que devamos começar dentro da água. A percepção gerada pela realização do movimento dentro da água também é importante.
-
-
22 de maio de 2021 às 12:45 #12582
GRAZIELA FARIA
ParticipanteEu começaria ensinando fora da piscina,
Mostrando como se executa a pernada.
Faria um exercício mostrando como executa e após iria pra dentro d’água, pro aluno ver se teria alguma dificuldade. Executando esse exercício fora d’água, o aluno já teria uma noção de como seria o movimento e quando entrasse na água, ele teria que se adaptar para executar o nado-
24 de maio de 2021 às 8:41 #12590
Guilherme Tucher
MestreGraziela, optado por essa proposta e a partir do seu argumento, te pergunto: então por que não fazer o mesmo para os outros conteúdos de ensino?
-
-
23 de maio de 2021 às 21:57 #12585
Fabio Klotz Silva
ParticipanteComeçaria com exercícios fora da água, para ter compreensão e percepção da dinâmica do movimento. Além disso, ver os alunos e o professor executando o movimento fora da água pode ajudar na percepção e na absorção do conteúdo da pernada. Desta forma, começaria com exercícios em pé, alternando a perna que executa o movimento, e depois deitado.
-
24 de maio de 2021 às 8:49 #12591
Guilherme Tucher
MestreFábio, te faço a mesma pergunta que fiz a Graziela e acrescento: o movimento é feito na horizontal e a pernada é simultânea. Entretanto, você sugere um movimento na vertical e com pernada alternada.
-
-
23 de maio de 2021 às 22:51 #12587
sidneysales
ParticipanteEu começaria minha aula passando um vídeo introdutório para os alunos, demonstrando passo-a-passo as fases da pernada peito e mostraria a diferença para a pernada crawl/costas. Após essa introdução , faria uma demonstração fora da piscina, cada aluna deitaria em uma superfície acochoada e simularia a pernada. Agora dentro da piscina e com ajuda de um macarrão , os alunos atravessariam a piscina utilizando somente a pernada do nado peito.
Os alunos, geralmente e após a Adaptação ao Meio Aquático, aprendem o nado crawl que tem uma dinâmica diferente do nado peito, ou seja, para aprenderem o nado peito teriam que se readaptarem a esse nado, por isso , é preciso iniciar esse aprendizado de forma mais introdutória, pensando nisso, seria melhor trabalhar fora da piscina primeiro.-
24 de maio de 2021 às 8:55 #12592
Guilherme Tucher
MestreSidney, todas essas estratégias de aprendizagens são excelentes e realmente dever ser utilizadas. Entretanto, pensando em alunos iniciantes (só passaram pela AMA), são realmente necessárias?
-
26 de maio de 2021 às 19:47 #12615
sidneysales
ParticipanteOlhando por essa perspectiva, a melhor forma seria trabalhar com os alunos diretamente na piscina, procurando, se possível ,trabalhar cada aluno individualmente, dando a máxima atenção a cada um deles. Pois se trata de um nado mais complexo.
-
31 de maio de 2021 às 8:52 #12713
Guilherme Tucher
MestreSidney, eu também optaria por esse caminho. De qualquer maneira, devemos lembrar que cada caso é um caso.
-
-
-
-
24 de maio de 2021 às 21:51 #12598
Rodrigo Cardozo Wenceslau dos Santos
ParticipanteEu começaria com os exercícios dentro da água, para o aluno ter a percepção inicial do movimento, mesmo que tivesse fazendo de forma errada de começo e ir corrigindo aos poucos, ainda dentro da água, de acordo com a dificuldade de aprendizado do aluno. Depois trazer pra fora da água para criar a memória do movimento e aperfeiçoar a execução,
-
26 de maio de 2021 às 13:01 #12604
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Rodrigo.
Gosto dessa proposta.
-
-
25 de maio de 2021 às 20:38 #12602
Lucas da Cruz
ParticipanteBoa noite,
Acredito que por ser um nado com movimentos que não são tão intuitivos/naturais devemos utilizar uma variedade de estratégias e observar qual o aluno vai responder melhor. Começaria com uma apresentação do nado já dentro da água, realizando atividades em que os alunos devessem realizar a pernada do nado peito após instrução verbal do professor e também com o professor mostrando o movimento, após esse primeiro momento pediria um feedback aos alunos sobre quais foram as maiores dificuldades encontradas para a realização do movimento e a partir destas informações e acrescidas observações feitas enquanto eles estavam fazendo a atividade, propor os educativos necessários, sejam dentro da água ou fora da água, podendo recorrer também a exibição de vídeos ou imagens que ilustrem a execução correta do movimento da pernada.
-
26 de maio de 2021 às 13:02 #12605
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Lucas.
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here