- Este tópico contém 14 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 11 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 13:43 #10662
Guilherme Tucher
MestreApresente a proposta de um educativo para o ensino de um dos conteúdos técnicos do nado Costas (a sua escolha), mas que tenha alguma associação com os conteúdos técnicos do nado Crawl.
-
26 de abril de 2021 às 18:10 #11912
Rafaela Maciel
ParticipanteNo educativo proposto, os alunos sairão da borda em decúbito dorsal, os dois braços devem ficar colados na lateral do corpo enquanto realizam o rolamento do ombro e do quadril. Consequentemente, os alunos vão ter que bater a perna mais forte para não afundarem assim o nado fica mais rápido e melhora o movimento de rolamento dos ombros. Se feito em uma piscina de 20 metros devem fazer duas chegadas na borda em que saíram.
-
27 de abril de 2021 às 11:43 #11931
Guilherme Tucher
MestreLegal, Rafaela.
Você poderia dizer a contribuição para o ensino do nado Crawl?
-
-
26 de abril de 2021 às 22:53 #11921
sidneysales
ParticipanteComo os nados crawl e costa são técnicas alternadas de membros inferiores e superiores ocorre muita lateralização do movimento, devido as forças laterais em relação ao sentido de deslocamento do corpo serem desproporcionais, cria um desalinhamento corporal que , consequentemente, aumenta o arrasto aerodinâmico.
Um educativo proposto seria uma piscina sem raias e de dentro dela , o aluno teria que sair de um bordo e voltar , exatamente , no mesmo lugar devido a marcação feita na parede da piscina. Poderá ir no nado crawl e voltar no nado costa de olhos fechados. Os movimentos deverão ser executados o mais perto da perfeição para se manter o alinhamento corporal e a direção. Conforme o decorrer do exercício proposto , o aluno deverá ir aumentando a velocidade e reduzir o arrasto aerodinâmico.-
27 de abril de 2021 às 11:46 #11932
Guilherme Tucher
MestreAtividade interessante, Sidney.
Só alguns pontos para reflexão:
1 – mesmo que os movimentos sejam alternados e realizados lateralmente, a intenção do movimento (do nadador) deve ser ir para frente.
2 – você cita o arrasto aerodinâmico. Mas não seria hidrodinâmico?
-
-
28 de abril de 2021 às 15:51 #11968
GRAZIELA FARIA
ParticipanteCada aluno se encontrará na posicão inicial decubito dorsal com as mãoes esticadas acima da cabeça, com uma prancha, assim usando mais da pernada para poder chegar na outra borda. Após a primeira volta, cada aluno usará apenas um dos braços para fazer o movimento da braçada, assim como no crawl, a forma de iniciar a braçada, apenas com um braço, será uma forma facilitada ao aluno para ganhar confiança.
Após revezar os braços, o aluno poderá fazer uma volta sem uso de material, para sentir como serão as braçadas-
2 de maio de 2021 às 17:05 #12115
Guilherme Tucher
MestreGraziela, a proposta é boa. Mas e a relação com o nado Crawl?
-
-
30 de abril de 2021 às 11:28 #11988
Lucas da Cruz
ParticipanteUm dos conteúdos técnicos de Costas que acredito ser de mais fácil associação com o nado Crawl seria a pernada, inicialmente mudando basicamente apenas a posição do corpo de decúbito ventral para decúbito dorsal durante sua execução. Além disso partindo de uma progressão pedagógica onde o aluno já domina a técnica do nado Crawl e será iniciado no nado Costas e sendo a pernada o fundamento essencial para a iniciação no nado Costas podemos realizar a seguinte atividade:
Pedir que o aluno inicie o deslocamento pelo comprimento da piscina realizando a técnica o nado Crawl e a cada 4 braçadas gire o corpo se mantendo na posição de decúbito dorsal, com os braços estendidos lateralmente ao tronco e continue realizando as pernadas assim como estava fazendo no nado Crawl, a cada ciclo de 6 pernadas, girar novamente o tronco retornando à posição de decúbito ventral e dando continuidade ao deslocamento pela piscina com o nado Crawl, sempre fazendo essa alternância até chegar a outra borda.
Dependendo do nível dos alunos, pode-se aproveitar e pedir que também façam o giro sendo a entrada através do nado Crawl e a saída já no posicionamento exigido para o nado Costas, dando continuidade ao exercício proposto. -
2 de maio de 2021 às 17:06 #12116
Guilherme Tucher
MestreLucas, excelente consideração inicial e atividade proposta.
-
9 de maio de 2021 às 12:55 #12268
Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa tarde, pessoal. Outro conteúdo que tem associação entre os fundamentos do Crawl e Costas é a virada. Desta maneira, a primeira parte da atividade consistiria em, ao som do apito do professor, o aluno, nadando Costas, realize o giro e passe a nadar Crawl nos últimos 10 metros da piscina. Esta parte seria repetida três vezes. Depois, novamente nadando costas, ao ver a bandeirola, o aluno fará o giro e completará o percurso nadando Crawl. Duas repetições. Posteriormente, o aluno passa a executar a técnica da virada do Costas ao ver a bandeirola. No primeiro momento, sem se importar com a quantidade de braçadas até realizar a cambalhota. Depois, reduzir a quantidade de braçadas, para chegar (ou se aproximar) à exigência do nado competitivo de uma braçada.
-
10 de maio de 2021 às 7:13 #12277
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Fábio.
-
-
10 de maio de 2021 às 17:27 #12318
Jmids
ParticipanteOlá, um dos conteúdos comun ao nado crawl e o nado costas, é a virada
Como proposta de educativo, pensei em dividir os estudantes duplas onde um ficará segurando um bambolê, com metade submerso e outra metade a cima da água. O outro aluno nadará em direção ao colega com o bambolê, e terá que passar dentro desse bambolê, quando ele passar, terá que fazer uma cambalhota, e voltar nadando na direção oposta.
Isso nadando tanto o nado crawl, quanto o nado costa, para se acostumarem a fazer essa cambalhota, com um estímulo visual, que mais pra frente na virada será o T no chão, ou as bandeirolas dependendo de qual nado.
-
13 de maio de 2021 às 19:26 #12423
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, João!
-
-
17 de maio de 2021 às 10:49 #12459
Daniel Oliveira Santos dias
ParticipanteMais um educativo referente a virada que é comum no nado crawl e nado costas, eu indicaria um Educativo para aperfeiçoar a cambalhota. Os alunos irão começar a nadar no modo crawl e ao apito do professor, irão interromper o nado e eles irão efetuar uma canalhota e depois terão que voltar a nadar no nado costas. A cada apito do professor os alunos terão dar uma cambalhota e mudar o nado e continuarem até o final da piscina até efetuarem a volta. Ao apito do professor o aluno irá efetuar a cambalhota e mudar de nado até a borda da piscina para efetuar o giro. A atividade termina quando o professor apitar 2 vezes seguidas.
-
17 de maio de 2021 às 15:04 #12471
Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 10 de maio.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here