Marcado: aplicacaopedagogicadanatacao
- Este tópico contém 18 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 3 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
2 de novembro de 2021 às 16:20 #15064
Guilherme Tucher
MestreTestar e avaliar a aprendizagem da natação pode parecer uma tarefa fácil. Entretanto, a partir do que discutimos, não é tão fácil assim. A partir disso, indique um ponto que você considera que o professor deve se preocupar quando for testar/avaliar o seu aluno.
-
17 de dezembro de 2021 às 21:50 #16131
Manuela Issa
ParticipanteSabemos que não é tão fácil assim como parece avaliar/testar a aprendizagem da natação. E que, na maioria, há um foco no saber fazer. Mas é necessário ter também o foco no conceitual e atitudinal, que é de suma importância.
Como por exemplo, o que o indivíduo entendeu daquilo que foi determinado pelo professor? Assim não há o fazer pelo fazer e saber fazer e sim, há um entendimento. E, na minha opinião, acho que o professor deve se atentar a tudo, mas também a esse ponto.
Assim, através da avaliação, o professor que está observando pode realizar mudanças no planejamento e melhorar o que precisar.-
20 de dezembro de 2021 às 9:22 #16134
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Manuela.
Na nossa ficha de testagem, então, podemos ter ítens procedimentais, conceituais e atitudinais.
Em breve você terão essa experiência.
-
-
18 de dezembro de 2021 às 11:13 #16132
Matheus Finizola
ParticipanteComo a colega Manuela colocou bem, ao avaliar/testar a aprendizagem dos alunos na natação é necessário que o professor leve sempre em conta os 3 níveis de conhecimento: procedimental, conceitual e atitudinal. A partir desse ponto, se faz importante criar meios de avaliação que não se prendam somente aos métodos tradicionais de provas teóricas e práticas, mas que façam com que os alunos se interessem mais, promovendo maior participação da turma nas discussões de aprendizado. Como estamos no período remoto que impossibilita a prática, um exemplo dessa estratégia de avaliação é a que o professor promove de forma ótima aqui nos fóruns, na qual a participação e troca de conhecimento entre o professor e a turma será parte da nota final da disciplina.
-
20 de dezembro de 2021 às 9:23 #16135
Guilherme Tucher
MestreMatheus, você considera que ter critérios objetivos de testagem e de avaliação é importante?
O que acham, pessoal?
-
3 de janeiro de 2022 às 17:06 #16177
pedroamorim.nutri
ParticipanteCom certeza professor, pois sem critérios objetivos para testagem e avaliação há uma menor padronização da mesma e consequentemente menor assertividade.
-
4 de janeiro de 2022 às 11:30 #16194
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo. E acredite, essa padronização e a confiabilidade entre os avaliadores não é uma tarefa fácil. Publicamos um trabalho sobre isso (https://www.scielo.br/j/motriz/a/3z5B7QncRrgH7zr6zjNsStx/?lang=en) e estamos finalizando um outro com proposta parecida.
-
-
-
-
20 de dezembro de 2021 às 22:36 #16138
matheusbfr2011@hotmail.com
ParticipantePenso que primeiro, devemos nos dedicar a entender o que seria o avaliar e o testar. Compreendendo tais elementos, acredito que conseguiremos traçar os pontos interessantes quando formos abordar sobre avaliação/testagem.
Enquanto a avaliação é processual (dividindo-se em diagnóstica, formativa e somativa), o teste é mais pontual. Logo, para uma avaliação e a realização de um teste sejam satisfatórios, principalmente do ponto de vista pedagógico, torna-se interessante o professor ter claro em mente os objetivos que busca, o entendimento do aluno com quem lida e as ferramentas que possui.
Por exemplo, determinado aluno ao ser colocado sobre um teste pode não estar realizando satisfatoriamente determinado movimento técnico de algum nado. Por ser então pontual e isolado, o teste acaba por desconsiderar outros aspectos que podem estar influindo sobre tal momento: será que o aluno está em condições emocionais e psicológicas? O quão você, enquanto professor, conhece este aluno; o quanto observou e compreendeu seu processo de ensino-aprendizagem durante suas aulas? Dentre outros aspecto. Logo, penso que ambos elementos, de certa forma, dialogam entre si, mas de certa forma um difere do outro em características, ferramentas, objetivos, dentre outros pontos.
-
21 de dezembro de 2021 às 15:30 #16139
Guilherme Tucher
MestreBeleza, Matheus.
Só uma coisa. Realmente usamos de forma indiscriminada os termos testar e avaliar, mas são coisas diferentes. Assim, primeiro testamos (obtemos os dados) para só depois avaliar.
-
-
3 de janeiro de 2022 às 6:59 #16174
Patrick peres
ParticipanteAcredito que um dos principais pontos e que serve como orientação para o teste e avaliação, é haver bem definido oque se deseja que o aluno tenha aprendido, existe um cronograma de conteúdos que são aplicados, mas muitas vezes não é realmente efetivo, é apenas passado por passar, e quando não se tem bem claro oque o aluno deve sair sabendo, é difícil fazer um teste e avaliação de maneira eficiente, que busque realmente evidenciar o nível de aprendizagem, baseado no objetivo. E levando em consideração todos os percalços que podem acontecer.
-
4 de janeiro de 2022 às 11:16 #16190
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Patrick. E é um ciclo de tarefas interdependentes que se complementa: planejamento, realização (ensino) e avaliação.
-
-
3 de janeiro de 2022 às 17:04 #16176
pedroamorim.nutri
ParticipanteAcredito que um dos pontos principais para o maior êxito no processo de avaliação do ensino e aprendizagem da natação é a concordância e coerência entre os objetivos gerais e específicos, elaborados previamente ao processo de ensino de fato, e os critérios de avaliação. Algo que considerei muito válido foi a sugestão do professor Guilherme em se utilizar um campo no plano de aula para escrever algumas observações ao longo das aulas, auxiliando na sistematização da avaliação e na sua assertividade, pois apesar da avaliação poder ser considerada a última etapa do processo de ensino, esta pode ser realizada ao longo do mesmo, de forma que leve em consideração os objetivos procedimentais, conceituais e atitudinais, e não apenas o saber fazer.
-
4 de janeiro de 2022 às 11:17 #16191
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Pedro. O professor pode optar por diversos mecanismos de avaliação. Alguns estão relacionados mais ao processo, enquanto outros são mais pontuais.
-
-
3 de janeiro de 2022 às 18:50 #16178
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteUm ponto que não pode ser ignorado ao se tratar de teste e avalição é a coerência com os objetivos gerais e específicos propostos. Estes vão servir de guia para que se elabore os testes necessários tentando abordar ao mesmo tempo os aspectos procedimental, atitudinal e conceitual. Por tanto, os testes e a avalição devem abordar o conhecimento do aluno de acordo com os objetivos propostos dentro das esferas destas três esferas de conhecimento.
-
4 de janeiro de 2022 às 11:19 #16192
Guilherme Tucher
MestreJoão Gabriel, apesar disso ser um tanto quanto óbvio, na prática sabemos que não acontece. Ou seja, do que adianta eu ensinar A ao aluno e depois avaliar B?
Mas sabe por que isso acontece? Porque o próprio professor, por vezes, não sabe o que ensinou. Não sabe se ensinou A, B ou C.
-
-
3 de janeiro de 2022 às 22:16 #16180
joaorosas
ParticipanteEm primeiro lugar, acredito que para testar o aluno, é preciso que o plano de aula do professor esteja traçado de uma forma bem clara. Assim, ele entenderá qual é o objetivo da aula dele e o que ele espera que o aluno realize ao final da aula. Além disso, outro ponto que considero importante para o professor se preocupar ao avaliar o aluno e perceber se a técnica e os movimentos estão sendo executados de maneira correta é: o posicionamento do professor em relação aos alunos e a piscina. Ou seja, se o professor estará na lateral da piscina, na saída do bloco ou dentro da piscina. O ideal é que o professor alterne o seu posicionamento para conseguir observar o seu aluno em mais de um ponto de vista.
-
4 de janeiro de 2022 às 11:21 #16193
Guilherme Tucher
MestreLegal, João. Você trouxe pontos diferentes de discussão.
Um dos pontos principais da avaliação em si é saber como obter a informação. Se você se posiciona de uma maneira inadequada em relação ao tipo de movimento que está sendo realizado, não verá o problema. Não porque ele não existe, mas porque você não foi capaz de vê-lo.
-
18 de janeiro de 2022 às 17:33 #16279
renatafb
ParticipantePara que o professor avalie e teste a aprendizagem dos alunos na natação, é necessário que leve em consideração os três pilares da estruturação de um planejamento de curto e longo prazo: “procedimentais/atitudinais/conceituais”.
A avaliação esta ligada a métodos tradicionais convencionais por meio de provas teóricas e práticas visando conceitos práticos como também levar em consideração critérios educacionais que permitam o a avaliar o desenvolvimento do indivíduo como um todo: no domínio cognitivo, afetivo e psicomotor.
A utilização destas abordagens avaliativas permite que se tenha uma conexão entre os objetivos elaborados de forma prévia, processo de ensino e critérios de avaliação, correlacionando o conteúdo prático a processos sistematizados que levem o indivíduo a desenvolver capacidades efetivas.-
19 de janeiro de 2022 às 10:11 #16280
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here