Marcado: Aplicacaopedagogicanatacao
- Este tópico contém 18 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 5 meses atrás por
Guilherme Tucher.
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6 de dezembro de 2021 às 20:52 #16051
matheusbfr2011@hotmail.com
ParticipanteAcredito que o reconhecimento de tais níveis de ensino de certa forma auxiliam na estruturação das aulas por parte do professor. Esse reconhecimento permite ampliar a compreensão do que se ensina, lançando um olhar para além daquele dito conteúdo única e exclusivamente procedimental. Desta forma, aquilo que antes estava presente somente no chamado ‘currículo oculto’, agora vem formalizado e intencionalmente organizado dentro de uma proposta de aula planejada.
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matheusbfr2011@hotmail.com.
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8 de dezembro de 2021 às 16:14 #16075
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Matheus. Vamos em frente! 🚀
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Esta resposta foi modificada 3 anos, 6 meses atrás por
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8 de dezembro de 2021 às 18:28 #16077
Manuela Issa
ParticipantePenso que através desses níveis, consegue-se realizar um planejamento melhor.
O professor vai entender, através desses, o que deve ser feito e o que tem sido realizado. Sendo assim, será mais fácil de identificar se os objetivos (procedimental, conceitual e atitudinal) foram alcançados, tendo um maior auxílio na condução da aula.
Muitos professores ainda não os utilizam e poucas vezes, em um plano de aula, vi/li sobre os mesmos de forma mais detalhada.-
10 de dezembro de 2021 às 10:04 #16086
Guilherme Tucher
MestreLegal, Manuela.
Olha que interessante: o professor faz o planejamento, decide os objetivos (procedimental, conceitual e atitudinal), descobre o que ainda precisa estudar e, consequentemente, ministra uma aula melhor (ensinando aos alunos os procedimentos, conceitos e atitudes).
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10 de dezembro de 2021 às 11:35 #16089
renatafb
ParticipanteO reconhecimento dos níveis de conhecimento estão atrelados diretamente a estratégias que serão estabelecidas e técnicas que visarão trabalhar todos os aspectos que são responsáveis por constituir a aprendizagem, ou seja, os conceitos procedimental, conceitual e atitudinal. O processo de ensino-aprendizagem está atrelado a uma gama de conceitos, procedimentos e atitudes que viabilizam o progresso/desenvolvimento dos alunos. A relação entre ensino e a aprendizagem não é automática, não pode ser vista como uma simples transmissão de conhecimentos onde o professor ensina e o aluno assimila.
A construção de propostas pedagógicas e processos de ensino-aprendizagem na natação possuem componentes educativos, de natureza procedimental, conceitual e atitudinal presentes nos conteúdos de ensino. Conhecer a história da modalidade, regras, provas de competição, as normas de segurança em piscinas, praias e rios representam dimensões conceituais dos conteúdos da natação, enquanto que ser colaborativo com os colegas com mais dificuldades na água, respeitando-os, não empurrar colegas na água podem exemplificar a natureza atitudinal dos conteúdos de ensino da natação conceitual (fatos, conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes).
Todos os conteúdos necessitam de uma base teórica(conceitos), e estes passam a desenvolver a parte cognitiva dos alunos levando-os a desenvolver o intelecto, o raciocínio, a dedução, a memória, proporcionando a construção do conhecimento. Os conteúdos procedimentais proporcionam realizar ações com tomadas de decisões de forma ordenada e não aleatória, para atingir as metas propostas. Os conteúdos atitudinais “proporcionam ao aluno posicionar-se perante o que apreendem. Através da convivência vê valores o individuo torna-se ser pensantes de suas próprias atitudes amadurecendo seu interior e descobrindo-se membro de sua sociedade, e não mais um indivíduo.-
13 de dezembro de 2021 às 16:15 #16099
Guilherme Tucher
MestreRenata, destaco dois pontos do seu texto para que possamos conversar (TODOS).
1 – “Os conteúdos procedimentais proporcionam realizar ações com tomadas de decisões de forma ordenada e não aleatória, para atingir as metas propostas”.
QUESTÃO: os conteúdos procedimentais levam naturalmente a necessidade de tomada de decisão por parte dos alunos?
2 – “Conhecer a história da modalidade, regras, provas de competição, as normas de segurança em piscinas, praias e rios representam dimensões conceituais dos conteúdos da natação”.
QUESTÃO: esse entendimento da esfera conceitual é a mais comum na literatura. Em que ela se diferencia da proposta que apresentei para vocês?
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12 de dezembro de 2021 às 10:32 #16090
MarcioNovaes
ParticipanteO reconhecimento destes níveis de aprendizagem fornece ao professor a capacidade ferramental de poder trabalhar as suas aulas de maneira mais assertiva em função do grupo que a está praticando. Alguns alunos poderão trabalhar mais a parte procedimental, outros a parte conceitual e alguns mais a parte atitudinal, de forma que todos possam, ao final, terem “melhorado” um pouco nos quesitos propostos pelo professor para aquela aula.
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13 de dezembro de 2021 às 16:17 #16100
Guilherme Tucher
MestreLegal, Márcio.
Até para um mesmo nível de ensino, em função das características dos alunos de duas turmas diferentes, esses objetivos também podem (ou devem) ser diferentes.
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12 de dezembro de 2021 às 16:22 #16091
Fabiana Lima Castro
ParticipanteOs níveis de conhecimento auxiliam o professor a planejar melhor a estruturação da aula, pois a partir deles é possível trabalhar de forma completa todas as competências de aprendizagem além de só a procedimental, abordando os conceitos que são importantes para aquele conteúdo programático e as atitudes que se espera dos alunos ao decorrer/término da aula. Portanto, o reconhecimento dos níveis de conhecimento facilita o ensino-aprendizagem e alcançar os objetivos propostos.
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13 de dezembro de 2021 às 16:18 #16101
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Fabiana. Reconheço que é mais trabalhoso para o professor, mas o resultado também é melhor.
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13 de dezembro de 2021 às 17:54 #16113
Matheus Finizola
ParticipanteO reconhecimento desses diferentes níveis de conhecimento por parte do professor leva a conclusão de que a aprendizagem nada mais é que a mudança de comportamento, e que depende da interação harmônica do professor, aluno, ambiente e tarefa, a fim de propiciar aulas produtivas e um processo de aprendizagem satisfatório e que atinja os objetivos traçados no planejamento de aula.
Cabe ao professor vincular de forma intrínseca nos planos de aula os conhecimentos procedimental, conceitual e atitudinal a fim de construir um ambiente seguro, respeitoso e motivacional considerado ideal para a aprendizagem de forma otimizada dos conteúdos apresentados, entendendo o processo de aprendizagem e evolução individual de cada aluno.
Além disso, estar ciente que os alunos e seus pais possuem expectativas diferentes sobre as aulas e poder explicar para os pais como o planejamento foi elaborado e como os objetivos de cada nível de conhecimento será atingido pode ajudar a diminuir a pressão psicológica que muitas vezes os filhos sofrem dos pais.-
15 de dezembro de 2021 às 16:58 #16122
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Matheus.
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17 de dezembro de 2021 às 17:08 #16130
Patrick peres
ParticipanteAcredito que ajuda no sentido de tornar seu ensino mais rico e estruturado em conhecimentos, ao reconhecer e trabalhar esses níveis, o professor consegue uma organização melhor para suas aulas, desenvolvendo pontos importantes para uma formação completa de seus alunos, saindo apenas do tradicional ensino procedimental, e contextualizando os alunos do porque daquele conteúdo, como aplica-lo e também lhe passando valores e postura adequada para cada momento. Transcendendo o ambiente da aula, e formando também bons cidadãos.
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20 de dezembro de 2021 às 9:25 #16136
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Patrick.
E como já destaquei, se sabemos o que deve ser ensinado, sabemos também o que devemos saber/conhecer.
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20 de dezembro de 2021 às 12:31 #16137
Luana Guo
ParticipanteAcredito que a existência desses níveis de conbecimento, traçando objetivos procedimentais, conceituais e atitudinais torna a aula mais completa, resultando num melhor aprendizado por parte do aluno. Ainda vemos muitos professores de natação trabalharem somente o conhecimento procedimental (que é extremamente importante), porém deixando de lado os outros dois níveis conceitual e atitudinal que são importantes também para a formação integral dos alunos. O professor ao traçar esses objetivos consegue estruturar melhor a aula e plenajá-la de forma mais completa, entendendo os pontos que precisa focar/trabalhar mais.
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21 de dezembro de 2021 às 15:31 #16140
Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼
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31 de dezembro de 2021 às 6:52 #16172
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteAcredito que o domínio e conhecimento dos níveis de aprendizagem só têm a agregar na “caixa de ferramentas” do professor. Facilitando sua prática e proporcionando ao aluno ampla e diversa forma de aprimoramento dos seus objetivos e fraquezas. Aliar o conceitual, atitudinal e procedimental ao macro, mesmo e micro ciclos de planejamento poderá em minha opinião, amparar de maneira integral o aluno facilitando o processo de aprendizagem e de ensino para o professor.
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4 de janeiro de 2022 às 11:13 #16189
Guilherme Tucher
MestreBeleza, João.
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