- Este tópico contém 41 respostas, 21 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 14:48 #10676
Guilherme Tucher
MestreComo o reconhecimento da existência dos níveis de conhecimento procedimental, conceitual e atitudinal pode ajudar o professor a conduzir uma melhor aula?
-
13 de abril de 2021 às 21:29 #11559
isabelabraga08
ParticipanteEu acredito que os níveis de conhecimento também é um grande aliado na construção de um planejamento para aula. As etapas que se dividem em o aluno saber fazer aquilo que foi proposto, entender e ainda demonstrar valores faz com que o professor possa ver melhor o resultado daquilo que ele propôs e de seu planejamento. E ainda acredito que os níveis de conhecimento possam ser passados aos alunos mais velhos(que no caso já possuem completo entendimento do que estão fazendo) em forma explicação, pois da forma que vejo pode fazer com que o próprio aluno se interesse mais pela aula, podendo existir uma auto avaliação e também autocorreção.
-
14 de abril de 2021 às 9:58 #11575
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Isabela. Podemos ensinar mais e melhor.
-
-
14 de abril de 2021 às 18:49 #11591
Micaela Alves da Paz
ParticipanteQuanto mais organizado o professor estiver quanto aos objetivos que planeja alcançar, mais fácil será para conduzir os alunos até esses objetivos. Assim, essas esferas ajudam a solidificar os objetivos e a direcionar melhor os conteúdos, para que o professor possa sempre avaliar se a aula preparada responde aos objetivos estabelecidos.
-
16 de abril de 2021 às 13:46 #11617
Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼
-
22 de abril de 2021 às 18:31 #11867
Felipe Toledo Werwie
ParticipanteGostei da resposta Micaela. Realmente a organização é o diferencial sobre dar certo e o acaso.
-
-
15 de abril de 2021 às 20:00 #11603
Tiago Martins
ParticipanteNa minha opinião, a análise dos níveis de conhecimento a qual o professor possui, bem como os seus alunos, é de fundamental importância para a tomada de decisões do professor. É a partir desse conhecimento que o professor poderá elaborar um bom plano de aula, observando quais os melhores métodos de ensino para alcance do seu objetivo proposto, desde seu planejamento, passando pela execução até que se culmine na análise do resultado de sua aula.
-
16 de abril de 2021 às 13:47 #11618
Guilherme Tucher
MestreTiago, você acredita que esse mix entre o procedimental, conceitual e atitudinal pode tornar a aula mais interessante ao aluno?
O que você acham, pessoal?
-
16 de abril de 2021 às 21:37 #11653
Tiago Martins
ParticipanteEu acredito que sim, pois é fundamental para o aluno entender como fazer, porque fazer e qual o benefício daquele movimento. Enquanto o aluno não tiver clareza sobre esses objetivos, pode ser que a aula não seja interessante à ele, afinal, não terá um bom entendimento sobre às aulas e isso pode ser bastante frustrante.
-
19 de abril de 2021 às 9:29 #11681
Guilherme Tucher
MestreMuito bom!
-
19 de abril de 2021 às 10:36 #11696
Micaela Alves da Paz
ParticipanteIsso mesmo, Thiago. Observando a sua fala eu me recordava um pouco sobre a pedagogia de Paulo Freire, que busca sempre atribuir sentido e significado aquilo que é passado ao aluno. Eu acredito que essa ligação entre as esferas procedimental, conceitual e atitudinal pode, como você disse, ajudar a cativar o aluno, pois ele entenderá melhor o motivo de cada atividade. Estes objetivos podem também ser alinhados aos objetivos do aluno. Por exemplo: se a aula é para crianças, podemos promover atividades mais lúdicas que permitam que o aluno ao mesmo passo que aprenda, se divirta.
-
-
-
-
19 de abril de 2021 às 14:44 #11700
Hugo Salvatore Arena Boarim
ParticipanteA existência dos níveis de conhecimento procedimental, conceitual e atitudinal vai ajudar o professor a ministrar uma aula pelo fato de que a partir do reconhecimento dessas amplitudes do conhecimento, o docente vai ser capaz de criar alternativas de como ensinar cada nível do conhecimento da melhor maneira possível, além de ser capaz de separá-los para poder ensinar de uma maneira mais especifica cada um dos assuntos que devem ser ministrados, podendo começar do conceitual e partir para o atitudinal por exemplo, facilitando a condução da aula e a compreensão dos ensinamentos. Vale lembrar que embora separar os níveis para facilitar o aprendizado seja uma metodologia válida, é indispensável não deixar nenhum deles de lado, todo os níveis devem estar presentes no decorrer das aulas.
-
21 de abril de 2021 às 10:49 #11831
Guilherme Tucher
MestreLegal, Hugo.
Isso mesmo: dependendo do conteúdo de ensino e do nível dos alunos podemos utilizar estratégias diferentes para alcançar esses objetivos de aprendizagem.
-
-
19 de abril de 2021 às 17:01 #11706
Edimilson Lyra de Souza
ParticipantePensei em responder à sua pergunta imaginando aulas em que o professor ignorasse esses conceitos. Seria uma aula exclusivamente de comando, e não haveria preocupação do professor em saber se o conhecimento foi passado. No meu entendimento, isso não seria aula. O professor poderia ser substituído por uma gravação.
Considerando a ideia de ensino como sendo de aprendizagem, reconhecer os níveis de conhecimento propostos, o procedimental, o conceitual e o atitudinal, é fundamental para que se tenha o aprendizado, pois como considerar aprendido algo se não entendermos como nem pra quê esse algo existe? Na minha experiência como professor de bateria, isso era constante: nenhuma técnica era trabalhada sem antes sabermos como ela foi criada e pra quê, e quais as dificuldades de se assimilar o proposto. Inclusive no nível atitudinal, pois o domínio de uma técnica necessariamente requer disciplina para executar todos os exercícios relacionados, na periodicidade adequada, e isso trás algumas experiências valiosas a serem aplicadas pelo resto da vida do aluno.
Nesse sentido, tive uma experiência interessante com uma aluna que me relatou que os exercícios de bateria, que estimularam várias partes de seu cérebro, principalmente a relação e o equilíbrio entre os hemisférios – estimulados pela intensa coordenação motora proposta pelos exercícios de bateria, permitiram que ela desenvolvesse a concentração e o foco, o que culminou nela conseguindo finalmente ler um livro inteiro, pois antes disso se desestimulava pois lia muito devagar, esquecendo constantemente o que havia lido e tendo que reler. Isso foi uma conquista pra ela, que fez questão de me contar com muita alegria.
Então, sim, saber da existência desses níveis de aprendizagem ajuda muito ao professor, quando ele entende sua necessidade e os aplica.-
21 de abril de 2021 às 10:53 #11832
Guilherme Tucher
MestreExperiência bacana, Edimilson.
Vale destacar que sempre que aprendemos algo novo o nosso nível de atenção e concentração é (ou deveria) estar elevado. Depois há uma tendência desse “esforço” diminuir, pois os movimentos (conceitos ou atitudes) foram apreendidos.
Te faço uma provação a partir da primeira parte do seu texto: “Pensei em responder à sua pergunta imaginando aulas em que o professor ignorasse esses conceitos. Seria uma aula exclusivamente de comando, e não haveria preocupação do professor em saber se o conhecimento foi passado. No meu entendimento, isso não seria aula. O professor poderia ser substituído por uma gravação.”
Mas geralmente não é assim? E não me refiro só a educação física.
-
-
19 de abril de 2021 às 19:17 #11716
Juliana Aguiar
ParticipanteCom o professor conduzindo a aula com as dimensões procedimental, conceitual, e atitudinal, o professor consegue alcançar maior probabilidade de chegar ao seu objetivo da aula e do curso, pois alem de fazer o aluno entender por um metodo que o que o aluno tenha mais facilidade de compreender o exercicio e o conteudo, o professor consegue desenvolver tambem um vinculo melhor com aluno, Obtendo uma pratica como educador completa, podendo desenvolver a parte fisica e moral das crianças, refletir o modo de agir de alguns adultos.
-
21 de abril de 2021 às 10:55 #11833
Guilherme Tucher
MestreJuliana, perceba como fica claro no seu texto a importância das discussões dos fóruns anteriores:
“o professor consegue alcançar maior probabilidade de chegar ao seu objetivo da aula e do curso”
Ou seja, sem objetivo de curso não há objetivo de aula (pelo menos determinado conscientemente). Sem objetivo de aula, como pensar nas dimensões procedimental, conceitual e atitudinal dos conteúdos de ensino?
-
-
22 de abril de 2021 às 18:37 #11868
Felipe Toledo Werwie
ParticipanteReconhecer os níveis de conhecimento ajudam o professor a executar uma aula mais linear onde o conhecimento é trocado de forma mais clara entre professor aluno e o feedback aluno professor por consequência. Como o professor mesmo já disse, as pessoas tendem a dar muito mais importância a coisas que compreendemos. Logo, se o professor consegue transmitir os valores de aprendizado dos exercícios propostos, o aluno terá muito mais vontade de fazer do que se fosse obrigado simplesmente porque “é importante”.
-
26 de abril de 2021 às 9:06 #11896
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
-
-
22 de abril de 2021 às 21:36 #11869
Gabriel de Oliveira Alves
ParticipanteBoa noite,
acredito que saber diferenciar os níveis é algo essencial para o professor que almeja mais do que “dar uma aula”. Porque com os níveis de conhecimento bem determinados e ajustados, é possível organizar todo um período de aulas, seja pelo tempo que for necessário. Vejo também como importante o professor conhecer e entender o objetivo da escola/clube que está trabalhando, para assim poder se alinhar nos objetivos e alcançarem juntos um lugar comum de sucesso.-
26 de abril de 2021 às 9:08 #11897
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Gabriel. Os objetivos precisam estar alinhados.
Os valores que estimularei nos meus alunos, por exemplo, dependem se o objetivo é formar um atleta ou um praticante.
Alguns objetivos podem ser comuns, mas certamente, nem todos.
-
-
23 de abril de 2021 às 10:48 #11873
Emanoella da Paz
ParticipanteBom dia, uma condução de aula satisfatória depende de alguns fatores, entre eles, conhecer os alunos/atletas, entender quais as possíveis dificuldades deles, saber até onde se quer chegar com a aula e também o objetivo da instituição.
Para saber todos esses pontos, se faz necessário saber diferenciar e reconhecer os níveis de conhecimento entre si, de modo que sem a utilização dos níveis de conhecimento fica muito difícil(para não dizer impossível), dar uma aula eficaz, com evolução do conteúdo e de aprendizado/correção dos alunos/atletas.
Cabe ressaltar também, que esse tipo de conhecimento se faz importante no trato com os responsáveis pelos alunos/atletas, quando estes não são os próprios participantes, afim de explicar e demonstrar que existe um projeto a prazo a se cumprir, de modo que todas as etapas se fazem importante e devem ser cumpridas. Tentando assim evitar até mesmo faltas e atrasos que podem comprometer o cronograma.-
26 de abril de 2021 às 9:09 #11898
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Emanoella.
Percebam como as peças se encaixam!
-
-
23 de abril de 2021 às 15:04 #11874
Géssica Paula da Silva
ParticipanteReconhecendo esses níveis de conhecimento o professor terá consciência sobre a importância de realizar um planejamento do que deseja que o aluno alcance ao final de todas as aulas, assim, com a união desses objetivos o professor não vai ensinar somente o movimento de forma mecânica, fará com que os alunos compreendam efetivamente o que estão realizando e ainda conseguirá influenciar mudanças positivas de comportamento e atitudes nos alunos, tornando mais rico o processo de ensino e aprendizagem.
-
26 de abril de 2021 às 9:11 #11899
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Géssica.
Como eu disse para a Emanoella, e acredito que vocês já perceberam, é um grande quebra-cabeças que precisamos montar.
-
-
24 de abril de 2021 às 12:48 #11881
Danillo Mendes da Silva
ParticipanteA organização dos objetivos vai agir como um facilitador e norteamento na condução da montagem das aulas. Objetivos claros além de servirem como uma excelente forma de auto crítica do professor para com a escolha de métodos na aula, auxiliam no entendimento de terceiros, demonstrando e valorizando a organização do profissional.
-
26 de abril de 2021 às 9:13 #11900
Guilherme Tucher
MestreBem destacado, Danillo.
Objetivos bem determinados auxiliam o professor a refletir sobre a própria aula.
-
-
24 de abril de 2021 às 16:28 #11889
Igor Goncalves Oliveira
ParticipanteEssa divisão em níveis de conhecimento procedimental, atitudinal e conceitual ajuda bastante o professor não somente a facilitar o planejamento as suas aulas, mas também na hora de avaliar como foi passada a sua aula e como o aluno respondeu a cada estímulo planejado.
Para formar o aluno de maneira plena em todos os âmbitos educacionais é preciso que o aluno adquira os três níveis de maneira satisfatória. Como o objetivo de todo professor deveria ser essa formação plena de seu aluno, a avaliação e reflexão de suas aulas é fundamental.
Como professores, não podemos deixar de lado ou dar menos importância a algum desses níveis.-
26 de abril de 2021 às 9:14 #11901
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Igor.
-
-
25 de abril de 2021 às 14:30 #11892
Victor Hugo Vieira Ribeiro Alves
ParticipanteCom o entendimento desses três níveis de conhecimento, o professor conseguirá montar planos de curso e planos de aula condizentes com aqueles objetivos traçados anteriormente, ao invés de, como infelizmente ainda ocorre, o professor escolher exercícios específicos para depois definir um objetivo.
É importante que façamos planos com esses três objetivos em mente, pois abordaremos um ensino que não se resume somente no movimento mecânico padronizado, mas para que os alunos entendam o porquê de se realizar o movimento daquela forma e também, para tentarmos trabalhar valores de atitudes e comportamentos que podem influenciar não somente na natação, mas sim na vida do aluno de forma externa à piscina.
A compreensão desses três níveis também é essencial para auxiliar na avaliação da aula ou conjunto de aulas, para que façamos os devidos ajustes no plano de ensino, caso necessário. -
26 de abril de 2021 às 9:15 #11902
Guilherme Tucher
MestreParabéns, Victor.
Destaco o seguinte trecho:
“para tentarmos trabalhar valores de atitudes e comportamentos que podem influenciar não somente na natação, mas sim na vida do aluno de forma externa à piscina“
-
26 de abril de 2021 às 14:57 #11908
Fabio Brasil
ParticipanteOs conceitos apresentados dentro de cada objetivo irá nortear o professor para onde seus alunos estão sendo direcionados, consequentemente se estão rumo ao que foi proposto, quando não há esse planejamento não se consegue direcionar de forma clara as respostas desses alunos. Acho que através de cada comportamento, atitude e dos procedimentos que são passados a cada dia, tanto do professor quanto dos alunos, a aula consegue ser melhor direcionada para atender aos pontos fortes e fracos de cada um, e esses padrões de convivência que são também responsabilidades do professor podem fazer uma diferença muito grande na vida pessoal desses alunos extra piscina.
-
-
26 de abril de 2021 às 18:20 #11913
Rayane Goncalves de Souza
ParticipanteCom esse tipo de conhecimento o professor terá maior facilidade de atingir seu objetivo e melhor relacionamento com seu aluno. Entendendo os níveis de conhecimento ele saberá o melhor momento de propôr determinada atividade, de acordo com as condições do aluno, terá maior sensibilidade ao explicar a finalidade do exercício e também de desenvolver valores que não se limitam as aulas de natação.
-
26 de abril de 2021 às 18:29 #11915
Marco Antonio Estrela Pardal
ParticipanteConcordo Rayane, o relacionamento do professor com o aluno é muito importante não somente para uma maior sensibilidade do professor no momento de propor uma atividade, mas também para que o aluno adquira confiança no professor o que é muito importante principalmente em um momento inicial de aprendizado.
-
-
26 de abril de 2021 às 18:21 #11914
Marco Antonio Estrela Pardal
Participanteo reconhecimento destes diferentes níveis é importante não somente para um aprendizado mais completo dos estudantes, mas também para uma visão mais ampla do professor sobre a composição de uma aula de natação, e os benefícios que poderá proporcionar aos alunos, não somente a respeito do aprendizado técnico da modalidade, mas também de aspectos cognitivos e sociais.
-
26 de abril de 2021 às 20:48 #11920
Lucas Adão
ParticipanteConcordo Marco, reconhecer esses diferentes níveis auxilia o profissional a obter uma visão mais ampla do que pode, e deve, ser ensinado dentro das aulas, entendendo que o movimento do corpo faz parte do processo de ensino – aprendizagem, porém, não se limita somente ao ensino das técnicas.
-
-
26 de abril de 2021 às 18:50 #11916
Pedro Rodrigues Branco
ParticipanteAo reconhecer a existência dos diversos níveis de conhecimento, o professor se enxerga como um grande “instrumentador” e entende a profundidade da aprendizagem e a importância de um planejamento, cada kit de “instrumento” para um caso diferente, pois na aula encontraremos alunos com objetivos diferentes com realidades diferentes. Assim, novamente, driblando obstáculos e entendendo sua participação como professor no ensino-aprendizagem da natação.
-
26 de abril de 2021 às 18:54 #11917
Karoline Almeida
ParticipanteÉ muito importante ter em mente todos esses conhecimentos, eles irão nortear o processo de aprendizagem, sabendo o momento certo de progredir com a atividade proposta, fazer com que esse aluno entenda e associe a atividade, como associar uma pernada de borboleta a um movimento do golfinho. E não esquecer do seu relacionamento com o aluno, discursar sobre respeito ao outro etc, um bom relacionamento com o responsável do aluno também é indicado, para que o mesmo tenha consciência do que está sendo feito e entenda o processo que o seu filho precisará passar.
-
26 de abril de 2021 às 20:30 #11919
Lucas Adão
ParticipanteUma aula bem planejada deve possuir ,de forma intencional, estímulos que considerem os 3 níveis de conhecimento. Essa afirmação é justificada pela multidimensionalidade do processo de ensino – aprendizagem, onde considera-se que um bom processo deve abordar as diferentes formas do conhecimento, por isso, reconhecer níveis além do procedimental é fundamental para construir um ensino mais completo. Logo, a construção de aulas que abordam conscientemente esses níveis possuem uma boa qualidade, diferente daqueles que estimulam e avaliam os alunos exclusivamente pelo domínio das técnicas.
-
26 de abril de 2021 às 23:14 #11923
Rayanne da Silva Reis Gomes
ParticipanteOlá, Guilherme! Entendo que o professor deva sim ter o domínio e conhecimento amplo de cada nível desses conhecimentos citados. Digo isso por que, com o olhar de aluna acho muito interessante ver o professor com dinâmicas e técnicas que façam entreter a turma, mesclando tudo de forma que fique leve e o aluno queira cada vez mais querer aprender, e tenha mais motivação de estar presente em aula.
-
27 de abril de 2021 às 11:12 #11924
Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 26 de abril. -
27 de abril de 2021 às 11:16 #11925
Guilherme Tucher
MestreExcelente, pessoal. 👏🏼👏🏼👏🏼
Estou muito satisfeito com a participação de vocês.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here