- Este tópico contém 10 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 13:38 #10657
Guilherme Tucher
MestreComo o reconhecimento da existência dos níveis de conhecimento procedimental e conceitual pode ajudar o professor de natação a ensinar com mais pertinência os conteúdos de prevenção de afogamentos como conteúdo de ensino da natação?
-
14 de abril de 2021 às 17:03 #11585
Yasmin Estolano
ParticipanteAcredito que o reconhecimento dos 3 níveis de conhecimento seja de extrema importância para uma aula de natação, visto que vai auxiliar bastante o professor a planejar essa aula e aplicar o conhecimento na mesma, de forma prática. Dessa forma, os alunos irão adquirir conhecimento em todas as ”áreas” e talvez até desperte um pouco mais a curiosidade sobre o assunto.
-
16 de abril de 2021 às 13:44 #11615
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Yasmin. Justamente por tratar o conteúdo de ensino de forma mais abrangente que ele pode se tornar mais interessante ao aprendiz.
-
-
14 de abril de 2021 às 17:44 #11587
Taina Leticia
ParticipanteO professor que reconhece esses níveis de conhecimento entende a necessidade de propor atividades que permitam aos alunos compreender suas limitações, suas potencialidades e vivênciar situações semelhantes a realidade. Através disso será possível, direcionar o aprendizado e ensinar as posturas adequadas, os procedimentos adequados e o conhecimento teórico, afim de prevenir e reduzir a incidência de afogamentos.
-
16 de abril de 2021 às 13:44 #11616
Guilherme Tucher
MestreExcelente, Tainá.
-
-
18 de abril de 2021 às 15:49 #11672
Renata Fernandes
ParticipanteO ensino da natação vai além dos quatro nados e, por isso, é importante trazermos outras vivências externas para as aulas. Principalmente quando falamos sobre salvamento, pois tenho em mente que para abranger a natação por completo devemos passar situações do cotidiano para os alunos ao invés de ficarmos fixos a ensinarmos os quatro nados.
-
19 de abril de 2021 às 10:02 #11693
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Renata. Mas como os conhecimentos procedimentais e conceituais podem ajudar nesse caso, especificamente?
-
-
19 de abril de 2021 às 11:33 #11698
Luiz Alberto Hayne
ParticipanteÉ importante o professor entender os conteúdos procedimentais para poder oferecer toda e qualquer atividade, da mais simples às mais complexas, que estejam relacionadas as experiências motoras dentro da água que se ligam às prevenções de afogamentos dentro da água. Através de experiências e conhecimentos teóricos que o professor possui, ele conseguirá orientar os seus alunos a tomarem atitudes coerentes de acordo com as situações que eles irão vivenciar ao decorrer da vida. O professor que entende esses três conceitos da natação, irá passar para seus alunos o entendimento de suas limitações e a percepção de quais atitudes devem tomar relacionadas ao conhecimento do aluno em determinadas situações de acordo com suas próprias experiências.
-
21 de abril de 2021 às 11:03 #11838
Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
25 de abril de 2021 às 18:01 #11893
marcus_da_costa
ParticipanteOs níveis de conhecimento são fundamentais para um ensino mais completo, pois com esse planejamento de aula, se aplica tanto teoria, quanto prática.
Pensando no caso da prevenção, se levarmos em consideração o fato de a maioria das aulas ocorrerem em um ambiente controlado, o entendimento dos riscos existentes em ambientes aquáticos diferentes da piscina e que podem oferecer algum risco é indispensável.-
26 de abril de 2021 às 9:35 #11907
Guilherme Tucher
Mestre👍🏼
-
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here