- Este tópico contém 22 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 4 meses atrás por
Guilherme Tucher.
-
AutorPosts
-
-
2 de novembro de 2021 às 16:07 #15049
Guilherme Tucher
MestreAnalise a seguinte afirmativa: “O planejamento do ensino é determinante para elevar a qualidade da aprendizagem da natação”. Você concorda com essa opinião? Justifique.
-
4 de dezembro de 2021 às 10:27 #16017
matheusbfr2011@hotmail.com
ParticipanteSem dúvida. O planejamento é imprescindível ao trabalho pedagógico, isto é fato. Qualquer tentativa de fugir a sua elaboração tem grandes chances de se configurar em uma prática vazia e sem sentido (tanto para aluno, quanto para professor). Neste sentido, vejo o planejamento (conforme também exposto em aula), como ferramenta orientadora da prática. Sendo o aluno o centro do processo de ensino-aprendizagem, o planejamento, que se divide em várias outras estruturas menores, permitirá ao professor direcionar melhor sua prática, traçando os objetivos de médio a longo prazo, relacionados sempre as características daquele grupo/aluno, apresentando-se como uma possibilidade de elevação da qualidade do ensino. É óbvio que para isso torna-se importante lembrar que a avaliação se constitui enquanto elemento inerente ao processo, visto que nos possibilitará entender o quanto estamos nos aproximando ou distanciando desses objetivos, principalmente em termos qualitativos. Sem esquecer também daqueles outros elementos que também vão contribuir para o incremento ao que se entende por qualidade de ensino, como: materiais e ambiente de trabalho em boas condições, qualidade no que diz respeito às relações no trabalho e etc.
-
5 de dezembro de 2021 às 18:15 #16024
Matheus Finizola
ParticipanteCom certeza. O planejamento é como um caminho a ser seguido para atingir determinados objetivos de forma mais efetiva e otimizada, na qual o professor deve sempre levar em conta as características individuais dos alunos que formam a turma. É natural que em alguns momentos o planejamento não seja seguido à risca, tendo em vista os percalços do processo de ensino-aprendizagem. No caso da natação, pode-se citar a falta de um ambiente mais propício à prática e a ausência de materiais. Nesses momentos, cabe ao professor ter capacidade de adaptar seu planejamento de maneira que os alunos continuem motivados e ao mesmo tempo que o processo de ensino-aprendizagem continue coerente com os objetivos traçados, a fim de manter os alunos satisfeitos com seus progressos na aprendizagem motora, cognitiva e social.
-
6 de dezembro de 2021 às 8:23 #16028
Vinicius Tubarao
ParticipanteConcordo. O planejamento é o que vai nortear e fazer com que o ensino tenha um propósito. Qualquer momento do processo de ensino-aprendizagem que fuja do planejamento ou que ocorra sem o mesmo, fará com quer esse tempo seja perdido, caracterizando um ensino de algo sem motivo. É claro que adaptações podem ser feitas dentro da realidade em que acontece o processo, em muitos momentos o planejamento não poderá ser seguido da forma em que foi pensado, mas até essas adaptações se tornam mais fáceis quando feitas seguindo uma linha de raciocínio coerente.
-
6 de dezembro de 2021 às 11:10 #16035
Guilherme Tucher
MestreExcelente, pessoal.
Matheus Finizola, você disse que em alguns momentos o planejamento pode não ser seguido por causa das condições do ambiente e da ausência de materiais. Entretanto, se essa é uma realidade do professor, o planejamento não deveria ser feito a partir dessas condições?
-
6 de dezembro de 2021 às 16:15 #16046
Matheus Finizola
ParticipantePerfeito, professor. É importante o professor traçar seu planejamento de ensino de acordo com sua realidade e limitação de ambiente e materiais. Mas por exemplo, digamos que uma aula prática do conteúdo programático com foco na aprendizagem motora da braçada do nado crawl caia num dia em que o clima está chuvoso e o professor possui apenas uma piscina descoberta para trabalhar as aulas práticas. O senhor acredita que o planejamento inicial já deva incluir opções de aulas “reservas” para essas ocasiões? Uma opção seria uma aula teórica abordando o tema da aula?
-
8 de dezembro de 2021 às 16:06 #16070
Guilherme Tucher
MestreRealmente ainda somos muito dependentes das condições climáticas. Sabemos que algumas épocas do ano são mais frias ou mais chuvosas, por exemplo, mas não tem como prever tudo. Nesses casos, na pior das hipóteses, vamos com o plano A tendo o plano B preparado.
Realmente o ideal será termos um piscina coberta e aquecida. Assim, grande parte dos nossos problemas de planejamento já seriam resolvidos, pois o ambiente se tornaria mais controlado.
-
-
-
6 de dezembro de 2021 às 20:11 #16049
MarcioNovaes
ParticipanteConcordo, sem dúvidas. O planejamento é “o guia” do professor de natação e deve ser pensado previamente e cuidadosamente tanto do ponto de vista macro (a longo prazo) quanto micro (planejamento das aulas em si). Sem um planejamento adequado, o processo de ensino aprendizagem fica à mercê da capacidade do aluno em absorver o que está sendo passado e do que o professor é capaz de lembrar para ensinar em determinado momento, sendo algo, no mínimo, ineficiente. Muito provavelmente a progressão pedagógica ficará prejudicada e o resultado poderá ser um aluno desmotivado em pouco tempo e que poderá desistir das aulas ou terá défictis de aprendizagem que poderão prejudicar toda sua evolução dentro da modalidade.
-
8 de dezembro de 2021 às 16:08 #16071
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Márcio. O planejamento é o guia, não o caminho rígido e engessado do processo de aprendizagem.
-
-
6 de dezembro de 2021 às 21:27 #16055
Manuela Issa
ParticipanteSim, concordo. O planejamento é fundamental para que a ação educativa seja realizada intencionalmente de forma a organizar atividades de ensino e que não haja um ensino vazio ou oculto, que é quando não sabemos nem o rumo da nossa aula e essa não tem ligações com as aulas anteriores ou futuras.
O planejamento deve ser pensado em longo, médio e curto prazo e será o rumo do professor, que de acordo com aluno, grupo ou algum fator podem haver adaptações/mudanças.
E é a partir desse caminho do planejamento que iremos entender se estamos “alcançando” nossos objetivos.-
8 de dezembro de 2021 às 16:08 #16072
Guilherme Tucher
MestreManuela, destaco essa parte das suas considerações: “O planejamento deve ser pensado em longo, médio e curto prazo”
Muito bom!
-
-
7 de dezembro de 2021 às 18:19 #16066
Fabiana Lima Castro
ParticipanteConcordo. O planejamento é fundamental para que o trabalho pedagógico contemple tanto os objetivos de curto quanto a longo prazo. A falta de um planejamento torna a prática vazia e sem fundamento, além de atrapalhar a progressão individual/coletiva e não conectar com conteúdos de aulas anteriores. Mesmo que o planejamento não seja algo inalterável, é importante que as adaptações feitas sigam uma linha de raciocínio dentro do conteúdo programático daquela aula a fim de cumprir determinado objetivo.
Sendo assim, a qualidade do ensino não se perde e acaba motivando ambos os lados tornando a prática mais agradável e de fácil assimilação.-
8 de dezembro de 2021 às 16:10 #16073
Guilherme Tucher
MestreFabiana e demais colegas, acho que não tem como negar a importância do planejamento para o ensino da natação e para a maior parte das ações humanas.
Mas porque, especificamente para o ensino da natação, isso ainda não acontece de forma plena?
Quais são as consequências práticas que essa falta de planejamento pode passar para os pais e até mesmo os alunos?
-
13 de dezembro de 2021 às 14:08 #16097
pedroamorim.nutri
ParticipanteEm resposta à sua primeira pergunta, acredito que, assim como comentado na sugestão de leitura de apoio, o ensino de atividades aquáticas normalmente são realizados com uma abordagem monodisciplinar, com grande foco na parte esportiva e competitiva. Essa falta de planejamento pode levar à percepção dos pais a sensação que a natação se resume apenas à atividades lúdicas/recreativas ou para fins competitivos, além de restringir possibilidades de experiências motoras, cognitivas e comportamentais para os alunos.
-
13 de dezembro de 2021 às 16:26 #16103
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Pedro. Que bom que participou.
Esse é um desafio que nós temos pela frente.
-
-
-
-
9 de dezembro de 2021 às 20:19 #16083
renatafb
ParticipanteSim, concordo. O planejamento é de suma importância, pois através dele desenvolve-se estratégias com base no diagnóstico da situação das turmas, para que posteriormente desenvolva-se uma propostas pedagógicas que abarquem todos os sujeitos em curto, médio e longo prazo. Tais propostas devem seguir uma progressão pedagógica que estará incluída no conteúdo programático do professor/aula visando a assimilação e desenvolvimento dos objetivos praticados. No planejamento observa-se os objetivos dos alunos, a faixa etária, o conhecimento dos recursos de ensino disponíveis, a metodologia e, além de tudo, conhecer os fatores que influenciam uma prática positiva
Partindo da premissa de raciocínio por uma visão macro – plano de curso, viabiliza-se traçar estratégias afim de firmar os pilares do planejamento afim de garantir aulas de qualidade respeitando a individualidade biológica dos alunos e promovendo propostas que viabilizem uma assimilação eficiente dos conteúdos. Através dos feedbacks dos alunos, busca-se identificar possíveis falhas para corrigir ou reestruturar metas do planejamento e consequentemente as atividades a serem propostas.
Dentro do planejamento das aulas, listam-se os materiais auxiliares a serem utilizados, materiais adequados a cada faixa etária, quantidade de materiais, delimitação de áreas a serem utilizadas e afins.
Além do planejamento de curto, médio e longo prazo, existe um fator de suma importância que deve ser desenvolvido ao longo de qualquer planejamento: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL CONSTANTE. Através da capacitação profissional, maior o conhecimento adquirido acerca dos temas abordados, consequentemente maior qualidade de ensino.-
10 de dezembro de 2021 às 10:07 #16087
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Renata.
Possivelmente essa prática de pensar a aula (realizada por meio do planejamento) terá como consequência essa percepção da constante capacitação profissional.
Percebam que os diversos pontos que citaram estão interligados.
-
-
12 de dezembro de 2021 às 21:57 #16092
joaorosas
ParticipanteSem dúvida. Pois como primeiro passo, o professor ou o treinador deve planejar quais ou qual será o conteúdo abordado naquela aula. E, assim, pontuar os objetivos procedimentais, conceituais, e atitudinais. Nesse sentido, quando se pensa em elevar a qualidade da aprendizagem na natação, é imprescindível que haja um planejamento de acordo com o tempo e a complexidade do que deseja ser ensinado para os alunos. Além disso, deve se levar em conta a pluralidade da turma e suas limitações. Então, para que haja um aprendizado mais eficaz e coeso, é preciso que exista tanto um planejamento da aula (plano de aula) quanto um planejamento a longo prazo (o tempo vai variar de acordo com a tarefa que deseja ser ensinada).
-
13 de dezembro de 2021 às 13:45 #16093
Luana Guo
ParticipanteConcordo, o planejamento das aulas é imprescindível para que haja um melhor aprendizado por parte dos alunos. O professor deve pensar primeiro nos objetivos a serem alcançados (conceituais, prodecimentais e atitudinais) para depois formular um plano de aula de acordo com as condições humanas e do ambiente, seguindo um cronograma pré estabelecido mas que possa ser flexível. O planejamento do ensino da natação deve ser pensado do macro ao micro (com objetivos gerais e específicos), a longo, médio e curto prazo, com a finalidade de oferecer aos alunos os meios para que ele possa ter uma aprendizagem completa. Dessa forma, o professor pode avaliar a progressão da turma e os próprios alunos podem se “auto avaliar”, sentindo-se mais motivados por verem essa progressão do que aprenderam em certo período de tempo. Sem um planejamento adequado, o ensino passa a ser aleatório e não organizado e de forma intencional, como deve ser.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 4 meses atrás por
Luana Guo.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 4 meses atrás por
-
13 de dezembro de 2021 às 13:52 #16095
pedroamorim.nutri
ParticipanteSim, concordo com tal afirmação, pois o planejamento é indispensável para que o ensino seja organizado, intencional e não seja fruto do acaso, de forma que atinja os objetivos de curto, médio e longo prazos previamente definidos. Além disso, o planejamento também leva em consideração fatores como o público alvo do processo de ensino e os recursos disponíveis para tal, permitindo o professor organizar e elaborar os conteúdos de ensino, métodos de avaliação e como será realizada a abordagem da aula, de forma a otimizar o processo de aprendizagem.
-
13 de dezembro de 2021 às 13:57 #16096
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteEstou em total acordo com a afirmativa. O planejamento, em qualquer modalidade e nível, é uma ferramenta extremamente importante. O planejamento exercerá a função de orientação para o professor. O mesmo deve ser elaborado visando o curto, médio e longo prazo e de maneira que seja de fácil aplicação e adaptação, respeitando a liberdade do professor. Tais características são importantes aliadas para o processo de transmissão do conhecimento de maneira educativa, ativa e pedagógica.
-
13 de dezembro de 2021 às 14:39 #16098
Patrick peres
ParticipanteCom certeza!! Acredito que o planejamento seja uma das mais importantes etapas, se não a mais importante, para um ensino de qualidade. A partir do planejamento, é possível programar uma aula bem organizada, com conteúdos adequados para cada grupo, e que esteja minimamente preparada para os possíveis contratempos que possam ocorrer, seguindo uma linha de ensino gradual e com objetivo. Ao meu ver uma aula que não faz parte de uma planejamento de ensino bem elaborado e pensado, se torna algo isolado e sem embasamento. E dentro da natação, é possível realizar um bom planejamento, levando em consideração que existe muito conteúdo, mas que necessita ser ensinado de uma maneira organizada e coordenada para que possa realmente ser eficiente e segura a prática.
-
13 de dezembro de 2021 às 16:21 #16102
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, pessoal. A participação de vocês está muito boa.
Espero que possam levar esse conhecimento para a construção do projeto de vocês.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here