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Home › Fóruns › Fórum 2 – FN turma 15:30 – 2021.1 › Questão do Fórum
Por que os conceitos de hidrodinâmica e hidrostática devem ser conhecidos pelos professores de natação, independentemente do nível de aprendizagem dos seus alunos?
Porque o professor deve saber como será a interação do corpo do aluno com o meio aquático seja na horizontal ou vertical. Assim, ele conhecerá condições físicas como densidade, força peso e empuxo que serão determinantes, por exemplo, para saber se o corpo afundará ou flutuará. Ao trabalhar o deslocamento, o professor deve saber as resistências que estão ao entorno do aluno, criando estratégias para otimizar o nado como adequação da posição corporal, redução do atrito da pele e formas de entrada na água e escolhendo os melhores materiais para cada treinamento.
Isso mesmo, Rodrigo.
Como seria possível ensinar alguma coisa em um ambiente que desconhecemos?! Assim, é importante ter esse tipo de conhecimento, independentemente do nível do nosso aluno.
Porque conhecendo esses conceitos o professor poderá trabalhar de maneira mais adequada o ensino da técnica,
gradualmente permitindo que o aluno, a cada aula, perceba a importância dessas condições e da posição corporal
na água, e que ele perceba o diferencial que essa técnica pode trazer futuramente.
Iracy, e até mesmo “complicando” propositalmente a realização de uma atividade simplesmente pela modificação corporal na água – criando maior resistência frontal ao deslocamento, por exemplo.
* Iracy, considerarei essa sua participação. Mas fique atenta aos prazos de participação em cada fórum.
Porque conhecendo e dominando o ambiente o professor terá mais facilidade, uma boa didática para ensinar os alunos.
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