- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 2 meses atrás por
Leonardo Amoedo.
-
AutorPosts
-
-
3 de novembro de 2021 às 10:47 #15202
Guilherme Tucher
MestreAnalise a seguinte afirmativa: “Muitas vezes o ensino da AMA é visto como uma etapa breve que deve ser logo superada para o ensino dos nados formais”. Você concorda com essa opinião? Justifique.
-
6 de dezembro de 2021 às 13:38 #16044
Joao Pedro de Oliveira Silva
ParticipanteO ensino da AMA é muito mais complexo do que aparenta e tratar como um conteúdo breve é um erro.
Como foi dito em aula, muitas crianças podem vir com traumas ou situações adversas em meio aquático, gerando um bloqueio para o aprendizado e que deve ser superado gradativamente. Além disso, dependendo da faixa etária ou até mesmo deficiencia, o desenvolvimento motor pode se tornar outro obstáculo.
A descoberta de um novo ambiente é outro aspecto a se acostumar, por se tratar de um mundo totalmente novo, demanda tempo.
E ainda existe a própria adaptação dos conteúdos primários que podem nunca ter sido vivenciados pelo aluno.
-
20 de dezembro de 2021 às 9:10 #16133
Guilherme Tucher
MestreOlá, João. Me desculpe pela demora em responder. Não sei o que aconteceu, mas não recebi essa notificação no meu email.
Isso mesmo, é “muito mais complexo do que aparenta ser”. Isso porque não estamos falando só dos conteúdos procedimentais, mas também dos conceituais, atitudinais – e toda sorte de experiências anteriores que os alunos podem ter.
-
-
29 de janeiro de 2022 às 19:53 #16316
Leonardo Amoedo
ParticipanteQuando se trata de crianças em idade pré-escolar, as atividades desenvolvidas como rotina na aula de natação servem plenamente ao objetivo da adaptação ao meio aquático.
A compreensão de que o exercício físico direcionado para o desenvolvimento infantil pode ser um grande aliado para a saúde (em sentido amplo, inclusive na esfera social) e bem-estar da criança a curto, médio e longo prazo se populariza na sociedade à medida que intervenções mais qualificadas para este público vão sendo criadas. Nestas intervenções, em vez de objetivar-se o desenvolvimento de habilidades esportivas, as propostas e o olhar dos educadores volta-se para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas e sociais mais básicas em termos de desenvolvimento humano e mais amplas em aplicabilidade em outras esferas da vida.
Dentro desta perspectiva, a ludicidade, a estimulação à autonomia, a segurança e o bem-estar destacam este tipo de intervenção dos treinamentos esportivos. Nas aulas de natação, estes aspectos são norteadores das etapas da AMA. Esta concepção vem ganhando espaço no mercado mesmo para faixas etárias maiores, porém, tradicionalmente, de fato a AMA é abreviada para o ensino dos nados formais.
O desenvolvimento da AMA deve ser revisitado até mesmo para adultos treinados, ampliando-se as propostas de acordo com o nível de adaptação dos indivíduos, para que sejam capazes de evitar e se proteger em situações de perigo, que não ocorrem em ambientes controlados como nas aulas em piscinas focadas no ensino dos nados formais.-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 2 meses atrás por
Leonardo Amoedo.
-
Esta resposta foi modificada 3 anos, 2 meses atrás por
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here