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Guilherme Tucher.
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1 de novembro de 2021 às 21:00 #15032
Guilherme Tucher
MestreQual é a importância de se dividir o ensino dos conteúdos de ensino da natação em níveis de aprendizagem?
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27 de novembro de 2021 às 11:53 #15922
MarcioNovaes
ParticipanteA divisão dos conteúdos em níveis de aprendizagem permite ao praticante da natação progredir de maneira mais eficiente dentro da modalidade. Os níveis de aprendizagem funcionam como pequenos degraus que vão sendo subidos paulatinamente de forma que os tropeços sejam minimizados, o que, nesse caso, pode ser perigoso por se tratar de um ambiente com risco de morte. No entanto, estes níveis de aprendizagem não podem ser completamente engessados, tendo em vista que cada ser humano irá percorrer essa trilha previamente pensada de acordo com as suas facilidades genéticas, cognitivas e de acordo com o seu ambiente biopsicossocial. Cabe ao profissional saber adaptar as necessidades e preferências do aluno, dentro dos níveis de aprendizagem, em função do objetivo final. Ou seja, os níveis de aprendizagem servem como “um norte” geral para onde se deve seguir, mas a maneira como isso irá ocorrer deverá perpassar pela capacidade do profissional em educar fisicamente o sujeito.
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29 de novembro de 2021 às 16:17 #15943
Guilherme Tucher
Mestre👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
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28 de novembro de 2021 às 19:51 #15925
Matheus Finizola
ParticipanteA divisão dos conteúdos de ensino em níveis diferentes de aprendizado é fundamental para criar uma progressão de ensino-aprendizagem coerente com as capacidades individuais físicas e psicológicas de cada aluno específico. Ao estabelecer essa progressão, deve-se pensar que ela servirá como uma orientação direcional referente à evolução dos alunos, mas deve ser flexível, levando em conta a individualidade biológica dos alunos. Um programa de ensino bem pensado e estabelecido levando esses fatores em conta, potencializará a progressão de aprendizagem de todos os alunos, desde os iniciantes aos avançados.
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29 de novembro de 2021 às 16:21 #15945
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Matheus.
Vocês três destacaram algumas características do próprio indivíduo que devem ser consideradas na hora de determinar os níveis de aprendizagem e o planejamento propriamente dito.
Mas quais condições “externas” também são importantes de serem consideradas?
Conseguem indicar ao menos uma?
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29 de novembro de 2021 às 11:34 #15938
renatafb
ParticipanteA divisão dos conteúdos de ensino e processos de ensino aprendizagem proporcionam uma ação positiva tanto para o praticante quanto para o educador/mediador/professor. Para o praticante permite desenvolver habilidades de forma progressiva e gradual de forma eficiente e consequentemente entender que existem uma interação entre dois processos importantes: o evolutivo e o da aquisição pelas experiências quanti-qualitativas. A aprendizagem é o resultado de várias operações neurofisiológicas e tais operações associam, combinam e organizam estímulos com respostas, assimilações com acomodações, situações com ações. Os níveis de aprendizagem devem respeitar a individualidade biológica de cada indivíduo(genético, social, psicológico, emocional). O profissional deve estar atento a atender as necessidades de acordo com os níveis de aprendizagem de cada aluno e consequentemente a velocidade e capacidade de absorção de conteúdo pedagógico de cada aluno, potencializando as capacidades dos mesmos de forma ética, respeitando o tempo absorção de aprendizagem dos mesmos.
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29 de novembro de 2021 às 16:22 #15946
Guilherme Tucher
MestreRenata, dou destaque a sua consideração de que a divisão dos conteúdos de ensino é importante para o aprendiz e para o professor!
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1 de dezembro de 2021 às 18:20 #16005
Manuela Issa
ParticipanteÉ de grande importância a divisão dos conteúdos de ensino.
Inicialmente devemos pensar que cada aluno tem um determinado tempo e modo de aprendizagem e esses níveis devem caminhar de acordo com os mesmos para que não venham a causar nenhum trauma, respeitando a sua individualidade, através de uma “administração” do professor.
E nesse sentido, fazer com que aquele aluno iniciante, por exemplo, tome gosto pela natação e a leve ao longo da vida. Deste modo, é importante que o professor auxilie que cada nova etapa seja desafiadora e estimulante.
A adaptação ao meio líquido auxilia no desenvolvimento e interação daquele indivíduo com o meio. Sendo assim, estimula diversos pontos como o desenvolvimento motor e construção corporal, por exemplo.-
3 de dezembro de 2021 às 9:23 #16011
Guilherme Tucher
MestreManuela, como escreveu, a divisão dos conteúdos em níveis de aprendizagem é importante e está sob a responsabilidade do professor. Isso mesmo! 👏🏼👏🏼👏🏼
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2 de dezembro de 2021 às 21:21 #16010
matheusbfr2011@hotmail.com
ParticipanteAcredito que para além de um simples objetivo de tornar o grupo mais homogêneo, essa divisão possibilita com que nos dediquemos melhor às necessidades individuais (que também podem ser coletivas) de nossos alunos, permitindo também com que organizemos melhor e de mais direcionada e individualizada todo o conteúdo necessário de ser trabalho de acordo com as demandas daquele grupo. Neste sentido, a divisão em níveis de aprendizagem possibilita o entendimento de que cada aluno tem seu tempo e maneira de aprender, somado a isto é claro, o trato pedagógico ao conteúdo a ser ensinado de maneira inclusiva, entendendo que o aluno é possui dificuldades e também potencialidades que devem ser exploradas e trabalhadas pedagogicamente e humanamente pelo professor.
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3 de dezembro de 2021 às 9:24 #16012
Guilherme Tucher
MestreVerdade, Matheus, pois se não sabemos o que devemos ensinar para determinado nível de aprendizagem, como saberemos se os alunos estão indo bem, ou não?!
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3 de dezembro de 2021 às 22:01 #16016
Fabiana Lima Castro
ParticipanteTendo em vista que cada indivíduo tem sua própria individualidade e ela está diretamente relacionada ao fator genético, psicocognitivo e suas experiências pessoais, a ideia de dividir em níveis os conteúdos de aprendizagem é de suma importância. Ao fazer essa divisão, é possível tornar a turma mais homogênea e atender de forma mais eficiente as necessidades daquele grupo.
O nível de aprendizagem irá nortear o programa de ensino do profissional a fim de que seja feito gradualmente suas devidas progressões (respeitando as limitações individuais) e de forma estimulante para que o objetivo final seja atingido agregando significado e habilidades para o praticante além de fazer com que o próprio tome gosto pela natação.-
6 de dezembro de 2021 às 11:35 #16041
Guilherme Tucher
MestreFabiana, olha quantas variáveis você citou que devem ser consideradas para a realização do planejamento: genética, psicocognitivo e experiências. E temos mais, certo?
Você poderia citar outras variáveis que influenciam no planejamento mas que não são diretamente dependentes dos alunos?
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6 de dezembro de 2021 às 1:32 #16025
Patrick peres
ParticipanteAcredito que é de essencial importância uma divisão adequada dos conteúdos e etapas de ensino, pois com isso, é possível desenvolver cada fase de uma maneira mais personalizada e gradual, respeitando os limites dos alunos, e buscando trabalhar realmente oque é necessário para cada grupo desenvolver dentro de seus objetivos. Um ensino sem essa divisão, ao meu ver perderia qualidade, pois seria complicado trabalhar com grupos totalmente desconectados, como exemplo uma turma com alunos adultos que já sabem nadar e tem vies competitivo, junto com alunos que nunca tiveram vivência aquática. Seria no mínimo difícil para o professor pensar em uma aula que pudesse dar a devida atenção para cada grupo se desenvolver.
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6 de dezembro de 2021 às 11:32 #16038
Guilherme Tucher
MestreComplicado, não é, Patrick? Mas, infelizmente, isso acontece muito.
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6 de dezembro de 2021 às 8:13 #16027
Vinicius Tubarao
ParticipanteA divisão dos conteúdos de ensino em níveis de aprendizagem auxiliam tanto o professor quanto o aluno durante o processo de ensino, uma vez que o professor é responsável por essa divisão e com isso ele consegue planejar melhor seus objetivos dentro da aula respeitando a individualidade de cada aluno. Para o praticante essa divisão é de suma importância pois faz com que a sua evolução caminhe de forma gradativa dentro das suas limitações fazendo com que ele evolua melhor dentro de cada fase do seu aprendizado.
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6 de dezembro de 2021 às 11:32 #16039
Guilherme Tucher
MestreVinícius, você acredita que seja importante o aluno saber que existe essa programação?
O que vocês acham, pessoal?
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7 de dezembro de 2021 às 10:52 #16065
Luana Guo
ParticipanteEu acredito que quando o aluno sabe que existem níveis de aprendizagem e objetivos a serem alcançados, ele se sente mais motivado, como se o desafio de passar por essas fases servisse como um incentivo para o aluno frequentar as aulas e se dedicar mais, procurando sempre avançar de nível. Além disso, ele consegue perceber melhor sua progressão durante o ensino dos conteúdos.
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8 de dezembro de 2021 às 16:16 #16076
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Luana. Também acredito nisso.
Se sabemos o caminho que devemos percorrer, tendemos a entender melhor o processo, aprender mais e ficar mais motivados.
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6 de dezembro de 2021 às 11:06 #16034
Luana Guo
ParticipanteA divisão do ensino de natação em níveis de aprendizagem é de suma importância para que haja uma progressão dos alunos de acordo com o conteúdo proposto, mas deve ser seguido de forma flexível, respeitando a individualidade biológica de cada aluno, seu tempo de resposta e a turma em si como um coletivo. Por exemplo, a fase de adaptação ao meio aquático é muito importante para um primeiro contato do indíviduo com aquele ambiente, tornando a aprendizagem mais fácil e mais prazerosa, diminuindo os riscos e proporcinando novas experiências ao aluno. Acredito que para o professor, a divisão do conteúdo seja importante para que se tenham objetivos a serem alcançados em cada fase e com isso ele pode ir adaptando as aulas, auxiliando melhor seus alunos e consegue planejar melhor o processo de aprendizagem.
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6 de dezembro de 2021 às 11:34 #16040
Guilherme Tucher
MestreIsso aí, Luana.
Vocês terão essa oportunidade aqui na disciplina.
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6 de dezembro de 2021 às 15:30 #16045
João Gabriel Marques Portilho
ParticipanteA divisão dos conteúdos para o processo de ensino da natação é de extrema importância, não só quando se trata de natação. Esta divisão permite que ambos, alunos e professores, tenham capacidade julgar a necessidade de reforçar ou não um contéudo específico antes de passar para um mais complexo. A divisão do conteúdo ainda se potencializa quando pauta-se na progressão pedagógica dos conteúdos de maneira flexível para que cada indivíduo tenha suas necessidades e fraquezas superadas respeitando os seus limites individuais. A Divisão dos conteúdos seguindo uma lógica pedagógica não é somente importante para o indivíduo e para a turma, mas também serve como ferramenta para que o professor compreenda melhor o grau de avanço de cada um e da turma como um todo. Desta forma é mais fácil adaptar o planejamento para reforçar os pontos necessários e de certa forma estabelecer uma avalição cotidiana da aula empregada. Respondendo à pergunta feita na resposta ao Vinícius, ao meu ver é importante o aluno ter a consciência da programação dos conteúdos pois desta forma ele conseguirá se autoavaliar ao longo de todo processo o que permite uma troca de informações mais fiel e precisa na relação aluno professor.
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8 de dezembro de 2021 às 16:02 #16068
Guilherme Tucher
MestreExcelente, João.
A partir das suas considerações, perceba que o que estamos estudando para o ensino da natação eu também fiz para a disciplina de vocês?
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6 de dezembro de 2021 às 21:20 #16053
joaorosas
ParticipanteA divisão dos conteúdos da natação existe para organizar e facilitar a forma com que o indivíduo passará por diferentes etapas de níveis de aprendizagem e assimilará de forma coerente todo aprendizado. Dessa forma, é interessante que o aluno, mesmo se quiser alcançar um alto nível de rendimento, que comece pela primeira etapa de ensino (AML) e vá evoluindo aos poucos. É importante que a fase inicial de aprendizado seja ensinada da forma mais lúdica possível, fazendo com que o aluno se sinta à vontade no meio aquático. Para assim, aos poucos, começar a introduzir mais técnicas ao longo do aprendizado.
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8 de dezembro de 2021 às 16:03 #16069
Guilherme Tucher
MestreSim, João.
E cada “sub etapa” desse processo de aprendizagem terá sua programação específica.
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