- Este tópico contém 19 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos atrás por
Daniel Oliveira Santos dias.
-
AutorPosts
-
-
11 de março de 2021 às 13:28 #10652
Guilherme Tucher
MestreApresente um dos pontos positivos das Concepções Global ou Analítica e discuta a sua aplicabilidade ao nosso contexto atual de ensino da natação.
-
29 de março de 2021 às 15:46 #11186
Lucas da Cruz
ParticipanteNa Concepção Analítica dois pontos positivos me chamaram bastante atenção, sendo eles :
– A progressão da Dificuldade;
– Utilização de Educativos.Acredito que estes dois pontos estão diretamente relacionados e poderiam até mesmo serem vistos como um bloco único, considerando que ao utilizarmos exercícios educativos estamos formando uma base que vai permitir aprender ou refinar uma técnica e consequentemente permitir que exista a progressão da dificuldade nas atividades propostas.
Sendo esses pontos essenciais quando pensamos em como é o contexto atual do ensino da natação ( e também de outras modalidades ), onde podemos observar que existe essa preocupação por parte do professor (na maioria dos casos) em “fracionar” o ensino de determinada técnica através de exercícios educativos para somente depois colocar o aluno para executar a técnica completa, por exemplo :
Para ensinar o nado Crawl, aplicar separadamente educativos para o aluno aprender como realizar a pernada do nado crawl e se deslocar pela piscina utilizando o auxilio de um equipamento flutuante, depois ensinar como deve ser realizada a braçada e a respiração e somente após o aluno conseguir realizar de forma satisfatória todas essas etapas coloca-lo para de fato realizar o nado crawl com a plena execução da técnica.Tanto a concepção Global como a Analítica tiveram um papel extremamente importante para que chegássemos no que conhecemos hoje como a concepção Moderna pois foi através dos seus erros e acertos que foi moldado o modelo que conhecemos hoje, extraindo o melhor de cada uma delas e descartando o que não apresentava bons resultados.
-
31 de março de 2021 às 11:05 #11216
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Lucas.
Apesar de ainda “fracionarmos” o movimento do nado completo por meio de educativos alguma coisa mudou (ou deveria ter mudado) dentro da filosofia da Concepção Moderna.
Especificamente sobre esse caso, você conseguiria identificar o que foi?
-
31 de março de 2021 às 12:00 #11235
Lucas da Cruz
ParticipanteNo meu entendimento, com a Concepção Moderna o processo de ensino/aprendizagem passou a não ser reduzido apenas ao gesto motor ou exercícios repetitivos para o aprendizado e desenvolvimento da técnica, surgiu a implementação de um processo pedagógico estruturado, onde o professor entende que o processo de ensino/aprendizagem está em constante evolução e deve ser avaliado de forma individualizada, levando em consideração outras percepções ( biológica, experiência anterior do aluno, psicológica e etc) a cerca de cada indivíduo.
Além disso, a importância explicar ao aluno o porque de estar realizando cada exercício, fazendo que ele não só reproduza movimentos mas seja capaz de refletir e compreender a importância de cada etapa desse processo de aprendizagem.-
2 de abril de 2021 às 10:51 #11282
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Lucas! 👏🏼👏🏼👏🏼
-
-
-
3 de abril de 2021 às 3:59 #11312
Jmids
ParticipanteOlá professor, então um ponto que considero positivo e importante da concepção global é a atitude ativa do aluno, pois considero que o aluno estar ativo na sua aprendizagem ele aprender e buscar seus limites no meio aquático e que também ja remete a outro ponto positivo que é o trabalho direto no meio aquático onde o aluno ja se acostuma e se desenvolve diferente da concepção analítica.
-
5 de abril de 2021 às 9:35 #11340
Guilherme Tucher
MestreCom certeza, João.
-
-
-
30 de março de 2021 às 0:00 #11203
Rafaela Maciel
ParticipanteO ensino da natação sofreu fortes influencias ao decorrer do tempo e pra
Chegar onde chegamos foram feitas muitas
Mudanças como foi citado no fórum do Lucas
Que foi necessário acertos e erros, e os
Pontos citados por ele acho bem valido
O que foi levantado, pois realmente para
Possa ser executado uma técnica pelo professor é
Necessário que aja uma educação do exercício, uma teoria pra assim parti pra prática,vou acrescentar uma mudança que observei da concepção analítica pra o medelo atual q é a contextualização do movimento oferecida pelo aluno porque dessa forma que se explora o seu conhecimento,que por utilizar
Um aspecto ligado à resolução de problema acaba de aproximando com a ideia de jogo-
31 de março de 2021 às 11:06 #11217
Guilherme Tucher
MestreRafaela, gostei das suas considerações. Mas você não respondeu exatamente a minha pergunta.
Vamos lá!
Você pode indicar um ponto positivo ou negativo de uma das Concepções?
-
7 de abril de 2021 às 21:57 #11421
Rafaela Maciel
ParticipanteVou cita 2 pontos positivos que eu observei na concepção analítica primeira é a utilização educativa que é ir do mais fácil para o mais difícil para que assim gere uma aprendizagem, mesmo sabendo que o aluno no momento da aprendizagem não tenha um contato direto com o meio aquático e a segunda é a presença do professor pra orientar o aluno e facilitar na hora de aprender
-
8 de abril de 2021 às 14:44 #11471
Guilherme Tucher
MestreIsso aí!
-
-
-
-
31 de março de 2021 às 11:49 #11234
GRAZIELA FARIA
ParticipanteNa concepção analitica, o primordial é a forma de como é feito o aprendizado.
O ponto positivo,é que a aprendizagem desde o inicio, são ensinados da forma correta, com as tecnicas e juntamente de um professor, ensinando cada tipo de nado, como aplicar a respiração e a forma correta do nado.
E ao meu modo de ver, o unico ponto positivo que eu consegui ver na concepção global, é que as pessoal buscavam a natação, porem de qualquer forma.-
2 de abril de 2021 às 10:49 #11279
Guilherme Tucher
MestreOi, Graziela.
Você chegou a ver as imagens e o vídeo da concepção analítica?
O que exatamente era a técnica correta?
-
-
2 de abril de 2021 às 4:10 #11278
Edukerr
ParticipanteA concepção global apesar de ser considerada não pedagógica possui um ponto positivo que se aplica como etapa no ensino considerado mais moderno.
O trabalho no meio aquático é uma característica da concepção global que nos remete aos dias atuais pelo fato de que a concepção moderna entende que deve-se primeiro aprender a nadar para então aprender os nados afim de fazer o indivíduo se sentir seguro, ter um contato prévio com a água para depois aprender os nados,isso se torna importantíssimo visto que na concepção analítica tiveram problemas com a transição do aluno do ensino fora d’água para o ensino dentro d’água pois muitos nunca tiveram contato com a água ou tinham até mesmo medo de entrar.-
2 de abril de 2021 às 10:50 #11280
Guilherme Tucher
MestreIsso mesmo, Eduardo.
-
7 de abril de 2021 às 16:20 #11413
GRAZIELA FARIA
ParticipanteAs tecnicas corretas, sao as formas de executar os nados, as forma de aplicar cada nado, os movimentos, como inserir a respiração, no caso do craw
-
-
6 de abril de 2021 às 19:21 #11405
Fabio Klotz Silva
ParticipanteBoa noite. A concepção analítica tem como um ponto positivo a tentativa metodológica do ensino da natação. Desta maneira, a figura do professor/instrutor passa a ter relevância no processo de ensino, como facilitador deste processo. Há uma racionalização e sistematização, embora mecanizada nesta concepção. A característica metodológica é uma inspiração para os dias de hoje, no sentido de desenvolver e aplicar uma metodologia para o ensino-aprendizagem da natação, mas indo além da mecanização desta concepção. Ou seja, a aplicabilidade pode beber da fonte de se buscar uma metodologia, mas que não se limite a “visão reduzida” da mecanização e da técnica em si.
-
8 de abril de 2021 às 12:55 #11457
Guilherme Tucher
MestreMuito bom, Fábio!
-
-
8 de abril de 2021 às 12:56 #11458
Guilherme Tucher
MestreAgradeço a participação de todos.
Como consta na programação, as discussões pontuadas desse fórum estão encerradas.
O prazo foi dia 7 de abril.
-
17 de abril de 2021 às 22:38 #11670
Daniel Oliveira Santos dias
ParticipanteA concepção global é a forma mais moderna e ao meu ver a mais correta, pois insere o aluno jo meio aquático, fazendo as atividades desde início dentro da agua, sendo mais correto, pois ja insere o aluno no meio no qual ele irá aprender as técnicas ppara os nados. Ja na concepção analítica o aluno aprendia as técnicas sem estar na água, dificultando a a vivência com o meio aquático. Acredito que a vivência com a atividade, seja ela qual for é primordial parano aperfeiçoamento.
-
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico. Login here